Trabalho vencedor do PMC ganha reconhecimento internacional

11 dez, 2023 | Notícias

Artigo, de autoria do Dr. Sérgio Piedade, foi publicado pelo Journal of ISAKOS

Um dos vencedores do Prêmio Mérito Científico 2023 da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), o trabalho intitulado “Rehabilitation And Advances In Surgical Reconstruction For Anterior Cruciate Ligament Insufficiency: What Has Changed Since The 1960s,” elaborado pelo ortopedista e médico do esporte, Dr. Sérgio Piedade, também foi reconhecido com título de “TOP Articles 2023” pelo Journal of ISAKOS (International Society of Arthroscopy, Knee Surgery, Orthopaedic Sports Medicine), a publicação mundial que é uma das referências em Medicina do Esporte.

O reconhecimento internacional deste artigo é um marco significativo para o Departamento de Medicina Esportiva, frequentemente incentivado e divulgado pela SMCC. O trabalho destaca-se por oferecer uma análise abrangente da evolução da reabilitação pós-operatória da reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior do joelho ao longo das décadas.

A importância do trabalho está na sua capacidade de compartilhar uma leitura aprofundada dos eventos que moldaram o cenário atual da reabilitação para essa lesão incapacitante, frequentemente associada a traumas esportivos. “É importante dizer que esta lesão tem estreita relação com traumas no esporte, especialmente traumas torcionais do joelho, e pode ocorrer em diferentes modalidades esportivas como Futebol, Basquete, Vôlei, Judô, Rugby entre outros”, explica Dr. Piedade, que é coordenador do Departamento Científico de Medicina Esportiva da SMCC.

Além disso, o trabalho contribui significativamente para a área científica e para o cotidiano dos médicos que atuam na especialidade. Dr. Piedade destaca que “os avanços no tratamento cirúrgico foram e continuarão sendo construídos a partir do conhecimento adquirido e desenvolvido ao longo do tempo”. A revisitação da história do tratamento cirúrgico desta lesão proporciona uma compreensão aprimorada do papel fundamental do exame físico, testes clínicos, estudos biomecânicos e avanços tecnológicos na reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho.

Quanto à seleção para o “TOP Articles 2023” do Journal of ISAKOS, Dr. Piedade destaca a importância desse reconhecimento. “Esta seleção criteriosa foi conduzida pelos Editores Chefes do jornal da ISAKOS, Dr. Olufemi R. Ayeni e Dr. Vikas Khanduja, que escolheram cinco artigos publicados recentemente como TOP ARTICLES OF 2023. É uma grande satisfação para todos nós, autores, ter o reconhecimento internacional do Journal da ISAKOS”, afirma.

O trabalho, que teve início em 2022, envolveu colaboração ativa de colegas do Brasil, Austrália e Itália. Publicado em junho de 2023 no Journal of ISAKOS, o artigo destaca o estado da arte da reabilitação do ligamento cruzado anterior do joelho no mundo. Em suas palavras, Dr. Piedade descreve a experiência como uma “tarefa árdua, mas ao mesmo tempo prazerosa, pois revisitamos a história da reavaliação do LCA e compartilhamos de forma global o estado da arte da reabilitação”.

O reconhecimento internacional do trabalho do Dr. Sérgio Piedade destaca não apenas a excelência da pesquisa, mas também a importância do intercâmbio global de conhecimentos na contínua melhoria dos cuidados médicos em Medicina do Esporte.

 

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...