Trabalho vencedor do PMC ganha reconhecimento internacional

11 dez, 2023 | Notícias

Artigo, de autoria do Dr. Sérgio Piedade, foi publicado pelo Journal of ISAKOS

Um dos vencedores do Prêmio Mérito Científico 2023 da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), o trabalho intitulado “Rehabilitation And Advances In Surgical Reconstruction For Anterior Cruciate Ligament Insufficiency: What Has Changed Since The 1960s,” elaborado pelo ortopedista e médico do esporte, Dr. Sérgio Piedade, também foi reconhecido com título de “TOP Articles 2023” pelo Journal of ISAKOS (International Society of Arthroscopy, Knee Surgery, Orthopaedic Sports Medicine), a publicação mundial que é uma das referências em Medicina do Esporte.

O reconhecimento internacional deste artigo é um marco significativo para o Departamento de Medicina Esportiva, frequentemente incentivado e divulgado pela SMCC. O trabalho destaca-se por oferecer uma análise abrangente da evolução da reabilitação pós-operatória da reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior do joelho ao longo das décadas.

A importância do trabalho está na sua capacidade de compartilhar uma leitura aprofundada dos eventos que moldaram o cenário atual da reabilitação para essa lesão incapacitante, frequentemente associada a traumas esportivos. “É importante dizer que esta lesão tem estreita relação com traumas no esporte, especialmente traumas torcionais do joelho, e pode ocorrer em diferentes modalidades esportivas como Futebol, Basquete, Vôlei, Judô, Rugby entre outros”, explica Dr. Piedade, que é coordenador do Departamento Científico de Medicina Esportiva da SMCC.

Além disso, o trabalho contribui significativamente para a área científica e para o cotidiano dos médicos que atuam na especialidade. Dr. Piedade destaca que “os avanços no tratamento cirúrgico foram e continuarão sendo construídos a partir do conhecimento adquirido e desenvolvido ao longo do tempo”. A revisitação da história do tratamento cirúrgico desta lesão proporciona uma compreensão aprimorada do papel fundamental do exame físico, testes clínicos, estudos biomecânicos e avanços tecnológicos na reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho.

Quanto à seleção para o “TOP Articles 2023” do Journal of ISAKOS, Dr. Piedade destaca a importância desse reconhecimento. “Esta seleção criteriosa foi conduzida pelos Editores Chefes do jornal da ISAKOS, Dr. Olufemi R. Ayeni e Dr. Vikas Khanduja, que escolheram cinco artigos publicados recentemente como TOP ARTICLES OF 2023. É uma grande satisfação para todos nós, autores, ter o reconhecimento internacional do Journal da ISAKOS”, afirma.

O trabalho, que teve início em 2022, envolveu colaboração ativa de colegas do Brasil, Austrália e Itália. Publicado em junho de 2023 no Journal of ISAKOS, o artigo destaca o estado da arte da reabilitação do ligamento cruzado anterior do joelho no mundo. Em suas palavras, Dr. Piedade descreve a experiência como uma “tarefa árdua, mas ao mesmo tempo prazerosa, pois revisitamos a história da reavaliação do LCA e compartilhamos de forma global o estado da arte da reabilitação”.

O reconhecimento internacional do trabalho do Dr. Sérgio Piedade destaca não apenas a excelência da pesquisa, mas também a importância do intercâmbio global de conhecimentos na contínua melhoria dos cuidados médicos em Medicina do Esporte.

 

Notícias Recentes

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Com músicas típicas e brincadeiras na piscina, sábado de carnaval foi cheio de diversão O "Carnaval Princesas e Heróis da SMCC", realizado no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, foi uma tarde repleta de alegria e diversão. Associados e convidados de associados...

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Evento é gratuito e aberto a associados e convidados acompanhados por associados A SMCC está preparando uma tarde cheia de folia para a criançada! No dia 10 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, o Clube de Campo da SMCC se transformará em um cenário alegre e divertido...

Share This