A SMCC


Um Legado para a comunidade Médica de Campinas desde 1925

Em 01 de dezembro de 1925, trinta médicos de Campinas se reuniram no salão nobre do Centro de Ciências, Letras e Artes da cidade, com a proposta de criar a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – SMCC.

A cidade já se destacava no cenário do interior paulista, e era chegado o momento de reunir a classe médica na região de forma organizada e consistente, tendo como proposta agregar os médicos da cidade e região, e o fomento dos estudos e das discussões científicas entre eles de forma consistente e contínua.

Os primeiros trabalhos foram coordenados por médicos cujos nomes são lembrados nos dias de hoje com reverência e respeito, entre os quais destacamos o Dr. Miguel de Barros Penteado, Dr. Francisco Betim Paes Leme e Dr. João Penido Burnier.

No dia 1º de dezembro de 1925, com a eleição de sua primeira diretoria, foi oficialmente fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas que, alguns meses depois, teria sua personalidade jurídica formalizada.

Nos primeiros anos, a Sociedade funcionou em uma sede provisória, situada em uma das salas da Delegacia Regional de Saúde, localizada na rua Francisco Glicério. Em 1933, firmou uma parceria com o Sindicato Médico de Campinas e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas, e passaram a ser conhecidas como “Sociedades Reunidas”, sediadas à rua Barão de Jaguara durante quatro anos. Logo depois, o grupo ocupou o Palacete Sant’ana, ainda na Barão de Jaguara, seguidos de outros locais nas ruas Dr. Quirino e General Osório. O último e definitivo endereço veio em 1971, com a inauguração da sede própria na rua Delfino Cintra, nº 63, no Centro da cidade, onde permanece até hoje.

Ao longo de todos esses anos, a SMCC cumpriu e superou todas as expectativas que justificaram a sua criação e existência.

A sociedade viveu dois momentos distintos – o primeiro, marcado pela proposta de atualização científica e estudos para o médico que perdurou até meados de 1970, e o segundo e atual, caracterizado pelos serviços oferecidos ao associado, aumentando em muito a atuação da entidade enquanto representante e defensora dos direitos dos médicos associados em contextos diversos, intensificando a atuação e reconhecimento da classe na comunidade dessa região.

Hoje a SMCC é a entidade que atende médicos e profissionais na região de Campinas através de trabalhos voltados a formação e capacitação científica, ao estudo e discussão de assuntos pertinentes à área de Medicina e ciências afins.
Além disso, a SMCC organiza e viabiliza eventos sociais para seus associados em seu momento de lazer, promovendo o networking e a união plena da classe médica de Campinas.

A SMCC exerce ainda um relevante papel de mediador entre médicos e a população da cidade. Suas campanhas e iniciativas contribuem significativamente para a disseminação de uma imagem positiva do médico junto à comunidade onde atua, valorizando seu papel e importância no contexto social, e contribuindo para a aproximação e bom relacionamento do profissional com a comunidade onde atua.

As informações deste histórico são baseadas no livro editado pelo Dr. Rui Pires, com autoria de José Pedro Soares Martins e coautoria de Paulo Cesar Nascimento.

Fundadores da SMCC

Alexandre Laroca, Azael Lobo, Celso da Silveira Rezende, Guilherme Bolliger, José Pagano Brundo, Manoel A. M. Machado, Olympio Silva Miranda, Arlindo de Lemos Júnior, Benedicto da Cunha, Clemente de Toffoli, Hermas de Carvalho Braga, José Proença Pinto de Moura Mário Gatti, Renato Henry, Armando da Rocha Brito, Campos Carlos Penteado Stevenson Francisco Araújo Mascarenhas, João Penido Burnier, Júlio Soares Arruda, Olympio Dias Porto.

1ª Diretoria (31/11/1926)

Presidente: Francisco Betim Paes Leme
Vice Pres.: João Penido Burnier.
1º Secretário: Azael Alvares Lobo
2º Secretário: Clóvis Monteiro Peixoto
Tesoureiro: Francisco de Arruda Roso
Bibliotecário : Vicente Baptist

a smcc

A SMCC é Casa do Médico de Campinas e Região. Fundada em 1925, a entidade está dedicada a oferecer aos associados serviços e benefícios que promovam a troca de conhecimento entre os profissionais, áreas correlacionadas e contato com a comunidade através de projetos sociais.

A Sociedade vive um momento de inovação com ações, campanhas e eventos inéditos. Estão em curso a revisão de processos e gestão; com promoção de melhorias nos serviços e benefícios.

nossa missão

Atuar de forma ativa em Campinas e Região, prestando serviços de apoio aos associados; promovendo o desenvolvimento científico, cultural e técnico. Criar condições para o convívio e a inserção social dos profissionais; respeitando os princípios éticos, meio ambiente, as leis e a comunidade em geral.

nossos valores

Cidadania, Compromisso Social e Profissional, Confiabilidade, Credibilidade, Ética, Gestão Participativa, Organização, Preservação do Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Respeito, Responsabilidade e União.

Notícias Recentes