SMCC realiza encontro virtual sobre trauma

21 maio, 2021 | Notícias

Em comemoração ao Maio Amarelo, este será o tema da edição do Congresso Permanente de maio

Em comemoração ao Maio Amarelo, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) fará um evento on-line, na próxima terça-feira, 25, para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao trauma. O encontro, que faz parte da programação dos Congressos Permanentes da instituição, poderá ser acessado pelo ZOOM (https://zoom.us/j/93523859051) ou assistido pelo Youtube da SMCC (https://www.youtube.com/channel/UCI81fQOjNYWbh2bZGMR8RbQ), a partir das 20h.

O Congresso terá a participação do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, que vai falar sobre o Maio Amarelo; do médico do SAMU, Dr. Gustavo Trindade, que vai abordar o trauma em meio à pandemia; do Dr. Thiago Calderan, cirurgião do Trauma da Unicamp e coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC, que terá como tema a prevenção do trauma em Campinas; e do Dr. Gustavo Fraga, cirurgião do trauma da Unicamp, que ficará responsável pela moderação e debate.

De acordo com Dr. Calderan, o trauma continua sendo uma importante doença que gera grande número de mortes e grande impacto na população adulto jovem, que, muitas vezes, precisa se afastar de suas atividades de trabalho por invalidez temporária ou até permanente. “Temos que conscientizar sobre trauma e sua prevenção para diminuir esses números”, afirma. “Durante a pandemia, pelo que percebemos em atendimentos no hospital, não houve uma efetiva diminuição de trauma proporcionalmente, já que aumentaram eventos com motociclistas, pelo crescimento do delivery, e eventos traumáticos nos domicílios. O único mês com diminuição foi o primeiro da pandemia, em abril de 2020”, compara.

O trauma é uma das principais causas de morte do País, principalmente entre a população mais jovem. A prevenção é muito importante porque praticamente todos os casos de trauma poderiam ser evitados, com medidas simples. Um bom exemplo são os traumas causados no trânsito. A maioria das ocorrências está relacionada à imprudência do motorista ou pedestre, a más condições do veículo ou da pista. Todos problemas que poderiam ser evitados.


Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...