SMCC realiza encontro virtual sobre trauma

21 maio, 2021 | Notícias

Em comemoração ao Maio Amarelo, este será o tema da edição do Congresso Permanente de maio

Em comemoração ao Maio Amarelo, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) fará um evento on-line, na próxima terça-feira, 25, para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao trauma. O encontro, que faz parte da programação dos Congressos Permanentes da instituição, poderá ser acessado pelo ZOOM (https://zoom.us/j/93523859051) ou assistido pelo Youtube da SMCC (https://www.youtube.com/channel/UCI81fQOjNYWbh2bZGMR8RbQ), a partir das 20h.

O Congresso terá a participação do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, que vai falar sobre o Maio Amarelo; do médico do SAMU, Dr. Gustavo Trindade, que vai abordar o trauma em meio à pandemia; do Dr. Thiago Calderan, cirurgião do Trauma da Unicamp e coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC, que terá como tema a prevenção do trauma em Campinas; e do Dr. Gustavo Fraga, cirurgião do trauma da Unicamp, que ficará responsável pela moderação e debate.

De acordo com Dr. Calderan, o trauma continua sendo uma importante doença que gera grande número de mortes e grande impacto na população adulto jovem, que, muitas vezes, precisa se afastar de suas atividades de trabalho por invalidez temporária ou até permanente. “Temos que conscientizar sobre trauma e sua prevenção para diminuir esses números”, afirma. “Durante a pandemia, pelo que percebemos em atendimentos no hospital, não houve uma efetiva diminuição de trauma proporcionalmente, já que aumentaram eventos com motociclistas, pelo crescimento do delivery, e eventos traumáticos nos domicílios. O único mês com diminuição foi o primeiro da pandemia, em abril de 2020”, compara.

O trauma é uma das principais causas de morte do País, principalmente entre a população mais jovem. A prevenção é muito importante porque praticamente todos os casos de trauma poderiam ser evitados, com medidas simples. Um bom exemplo são os traumas causados no trânsito. A maioria das ocorrências está relacionada à imprudência do motorista ou pedestre, a más condições do veículo ou da pista. Todos problemas que poderiam ser evitados.


Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Com músicas típicas e brincadeiras na piscina, sábado de carnaval foi cheio de diversão O "Carnaval Princesas e Heróis da SMCC", realizado no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, foi uma tarde repleta de alegria e diversão. Associados e convidados de associados...

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Evento é gratuito e aberto a associados e convidados acompanhados por associados A SMCC está preparando uma tarde cheia de folia para a criançada! No dia 10 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, o Clube de Campo da SMCC se transformará em um cenário alegre e divertido...

Share This