Nota de falecimento: Dr Rui Ferreira Pires

20 set, 2019 | Notícias


É com extremo pesar e consternação que a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) comunica aos seus associados o falecimento do seu ex-presidente, Dr. Rui Ferreira Pires.

A história do médico Dr. Rui Ferreira Pires chega a se confundir com a da SMCC.

O médico participou das gestões da diretoria dos anos de 1968 a 1985, sendo presidente por dois mandatos: na 38º Diretoria entre 1973 a 1975 e se reelegeu Presidente na 39º Diretoria, entre 1975 a 1977.

Foi também secretário Geral nas gestões de número 36 (1968 a 1970); da 37º (1971 a 1973); da 42º (1981 a 1983) e da 43º Diretorias (1983 a 1985).

Escreveu o livro “Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – 70 anos de história”. Participou da elaboração do livro “SMCC – 90 anos na história da saúde de Campinas: memórias e legados”.

Um homem ativo e muito importante para o colegiado da SMCC!

Nascido em Campinas, Pires se formou na Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto em 1960. Na época, São Paulo tinha apenas quatro faculdades de medicina, duas na capital, uma em Sorocaba e outra em Ribeirão Preto. Ingressou no serviço público no Centro de Saúde na Avenida Orozimbo Maia e atuou na Clínica Santo Antônio, na Avenida Barão de Itapura.

Sua participação na SMCC começou a convite do próprio antecessor, o Dr. Benedito da Costa Lima, onde foi secretário em nas duas gestões de Costa Lima. “Sempre estivermos muito alinhados, era um trabalho em parceria”, lembra.

As gestões de Rui Ferreira Pires como presidente foram marcadas por grandes realizações. Iniciou por liquidar as dívidas da Sociedade, demanda essencial no momento em que a instituição começava uma nova etapa com sua sede própria.

Mobiliar a sede era naturalmente uma outra meta importante e era necessário dar as condições adequadas para o funcionamento da “Casa do Médico”, como grande espaço de desenvolvimento científico e conçagramento dos médicos de Campinas.

Fortalecer a Unimed era outra meta e consequência natural do processo que levou à criação da Cooperativa. A consolidação da Unimed, disse Rui Ferreira Pires, era uma “arma” importante contra medicina de grupo e como derivação da mobilização dos médicos de Campinas.

A Cidade alcançou projeção crescente na esfera estadual e federal, o que pode ser verificado pela eleição de Rui Ferreira Pires como primeiro vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM).

Pires chegaria a assumir a presidência da APM em função do falecimento do Presidente Henrique Arouche de Toledo. Com isso ele se afastou temporariamente da presidência da SMCC.

A programação dos 50 anos da SMCC ocorreu em suas gestões, e foi nessa época que o dia do Médico, de fato, passou a ser celebrado com pompa e circunstância, com eventos do Tênis Clube de Campinas ou na Sociedade Hípica de Campinas.

Criação e fortalecimento da Unimed, construção e estruturação da sede própria para a SMCC e fortalecimento em geral da classe médica em Campinas. Os dois mandatos de Rui Ferreira Pires somados as gestões de Benedicto da Costa Lima, representaram um dos momentos mais ricos da história de 90 anos da SMCC.

Quase no final do mandato do Dr. Rui Pires, em um ato simbólico, a diretoria executiva, liderada presidente Dr. Merlin Keppke, propôs um conselho deliberativo em reunião presidida pelo Dr. João de Souza Coelho, e aprovou a concessão do título de sócio honorário da Sociedade ao Professor Doutor Zeferino Vaz, então reitor da Unicamp, título entregue em 21 de outubro de 1977.

Fato relevante no primeiro mandato de Pires foi a presença, pela primeira e única vez na história, de um ministro de estado na Sede da SMCC. Foi o ministro do trabalho no governo Geisel, Arnaldo Prieto, e aconteceu no dia 18 de Setembro de 1974.

Prieto veio à Campinas como paraninfo da primeira turma de concludentes do Curso de Medicina do Trabalho, realizado em convênio entre a Unicamp e a Fundacentro. Foi a primeira vez de um curso na área no interior paulista, e a SMCC teve importante participação na sua realização

Doutora Fátima Bastos, atual Presidente da SMCC, homenageia o colega”Dr. Ruy como era o nosso presidente mais velho e experiente, sempre esteve ao nosso lado para nos ensinar e aconselhar, esteve sempre presente e participante dos nossos eventos, sentiremos muita a sua falta e deixará muita saudade. Em nome da Diretoria atual, prestamos nossos sinceros sentimentos”

Dr. Rui Ferreira Pires faleceu em 18 de setembro de 2019.
O velório será dia 18/09/2019 no cemitério Pq. Flamboyant – Campinas, das 20h às 23h.

Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This