Muita emoção na entrega dos Prêmios Científicos da SMCC Edição 2020

23 jul, 2020 | Notícias

A entrega dos certificados, placas e premiações somando R$ 8 mil a cada um dos vencedores dos Prêmios Mérito Acadêmico e Mérito Científico – Edição 2020 da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) foi gravada em vídeo e garantiu momentos de grande emoção e elogios a iniciativa da entidade no reconhecimento e incentivo à pesquisa científica e aos pesquisadores.

Nos seus depoimentos, cada um pode explicar um pouco dos conteúdos dos seus respectivos trabalhos.

Assista o depoimento dos Vencedores do Prêmio Mérito Acadêmico SMCC 2020 (CLIQUE AQUI)
Assista o depoimento dos Vencedores do Prêmio Mérito Científico SMCC 2020 (CLIQUE AQUI)

Abaixo destacamos trechos das falas dos vencedores da Edição 2020.

Prêmio Mérito Científico SMCC

Entre os três grandes vencedores do Prêmio Mérito Científico SMCC está Dr. Gil Guerra Junior que concorreu pelo Departamento de Pediatria com o trabalho “Why pediatricians need to know the disorders of sex development: experience of 709 cases in a specialized service”. (Leia o trabalho na íntegra CLIQUE AQUI)

O material reúne informações colhidas pelo grupo de estudos criado há 30 anos na UNICAMP a respeito da importância dos pediatras conhecerem sobre ambiguidade genital para fazer diagnóstico precoce e correto para a definição do sexo do bebê. O trabalho irá contribuir para amenizar a dificuldade junto a especialidade e equipes de atendimento.

“O que a SMCC tem feito nestes últimos anos com a instituição dos Prêmios Mérito Científico e Acadêmico é um estímulo para todos os médicos de Campinas e região, principalmente para os pesquisadores das principais Universidades para mostrarem seus trabalhos e ter o reconhecimento do trabalho”.

Outro dos três grandes vencedores foi o Dr. Jose Dirceu Ribeiro, com o trabalho “Chloride and sodium ion concentrations in saliva and sweat as a method to diagnose cystic fibrosis” que fez a correlação de Íons de cloreto de sódio na saliva e suor para fins de diagnóstico de fibrose cística. O resultado apontou que a saliva oferece precisão no diagnóstico e é de execução bem mais fácil que a coleta do suor. (Leia o trabalho na íntegra CLIQUE AQUI)

“Aproveito a oportunidade para agradecer a Diretoria (…). Nós sabemos o quanto isso dá de trabalho. Nós sabemos também que a nossa Diretoria tem trabalhado com competência, dedicação e entusiamo. O Prêmio valoriza e incentiva a produção científica de nós médicos. Para mim participar deste Prêmio é fazer parte dos objetivos e metas da história da nossa querida Sociedade que é um legado desde 1925. Nós completamos neste ano 95 anos com uma história muito rica”, completou.

Por fim, completando o quadro dos três grandes vencedores, está a Dra. Mariana Zorrón Mei Hsia Pu, com o Trabalho  “Continuous Glucose monitoring to evaluate glycaemic abnormalities in cystic fibrosis”. A médica e equipe apresentaram resultados de uma tese de mestrado em quem uma avaliação transversal com o uso de um sensor para detectar alterações glicêmicas na população pediátrica com Fibrose Cística. (Leia o trabalho na íntegra CLIQUE AQUI)

“Foi a primeira vez que concorri e foi uma surpresa na verdade. Tinham vários trabalhos muito bons e tive outros colegas que trabalham comigo na UNICAMP, então foi uma honra ter recebido este Prêmio”.

Prêmio Mérito Acadêmico SMCC

O 1º lugar do Prêmio Mérito Academico SMCC 2020 foi do estudante Ricardo Moyses de Arruda da Universidade de São Paulo – USP com o trabalho “Consulting “Dr. Google “: how the digital search for internet health information influences doctor-patient relationship”. (Leia o trabalho na íntegra CLIQUIE AQUI)

“Estou extremamente feliz. Quero agradecer a SMCC e aos meus professores. Este trabalho teve uma importância fundamental na minha formação acadêmica e médica porque me permitiu desenvolver uma das coisas mais nobres e mais bonitas da medicina que é de buscar oferecer um cuidado maior aos pacientes, expandir a fronteira do conhecimento (…) e juntando com o tema do trabalho que é a consulta ao Dr Google ele permitiu que eu entendesse uma coisa que era concluir o que diferencia o médico de um robô (…) e como interfere na relação médico-paciente”, explicou o jovem.

O 2º lugar no Prêmio Mérito Acadêmico foi de Matheus Negri Boschiero da Universidade São Francisco – USF Bragança Paulista, com o trabalho “The single nucleotide variant n.60G > C in the microRNA – 146a associated with susceptibility to drug-resistant epilepsy” a respeito das causas da epilepsia que podem ter origem inflamatória, segundo relatos médicos.

Foram estudadas as variações do microgene herdados por pais e filhos chegando a três genótipos em que foi encontrada variação de dois deles maior que do terceiro. A conclusão pode sugerir maiores chances de apontar o diagnóstico.

“Sempre quis ser cientista; juntar este ramo do atendimento e a parte de pesquisa. Acho que é um momento importante para minha graduação quanto para minha carreira médica”, resumiu Matheus grato por ter vencido o Prêmio.

Pela PUC Campinas, o 3º lugar foi do acadêmico Renato Lazarin Ricci com o trabalho “Socioeconomic impact on motorcycle accident victims in the emergency room of a hospital”. O material levantou informações sócio-econômicas dos acidentes envolvendo motocicletas atendidos na emergência do Hospital da PUC Campinas.

“Sempre quis participar de pesquisas e agradeço todo o apoio da Dra. Cíntia e da equipe de Pediatria da PUC, dos colegas. E, pretendo continuar com outras pesquisas tanto para a medicina quanto para saber os impactos causados na sociedade”, comentou o estudante.

Está foi a sexta edição consecutiva do Prêmio Mérito Cientifico e a quinta do Prêmio Mérito Acadêmico da SMCC.

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...