I SIMPÓSIO DE PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DA SMCC

16 ago, 2018 | Notícias


O evento contou com um número expressivo de palestrantes. Foram 13 profissionais já reconhecidos pelo trabalho na área de psiquiatria infantil e que você pode conferir na lista abaixo desta reportagem. 

A Relação com a Prática Clínica foi o que norteou o evento para o debate dos temas. Divididos em dois dias (10 e 11/08), os assuntos buscaram aproveitar o atual cenário ligado ao atendimento médico. Para o Coordenador do Departamento de Psiquiatria da SMCC, Dr Eduardo Henrique Teixeira, a psiquiatria infantil é considerada uma subespecialidade até nova dentro da psiquiatria, mas bastante necessária para o momento. “Percebemos que hoje se faz mais diagnósticos até por causa das mudanças nas relações sociais, dos novos problemas que atingem a criança e adolescentes. A psiquiatria permite que você faça uma intervenção até mais cedo; evitando doenças”.  

Psiquiatra da PUCCampinas/Unicamp, Dr Osmar Henrique Della Torre, comentou sobre a intenção da área médica em promover informação para que outros profissionais ligados ao dia a dia de crianças e jovens possam ajudar no diagnóstico e encaminhamento de casos.

“Temos hoje um cenário com poucos profissionais dedicados a infância. O conhecimento está aumentando e o preconceito está diminuindo sobre psiquiatria infantil. Está melhorando! Mas ainda temos muita discordância de alguns setores. Tem superdiagnósticos em algumas áreas e  muita gente que não conhece e não trata de forma adequada os transtornos”

Segundo o médico, metade dos pacientes adultos atendidos em consultório já tinha indicativos das doenças durante a infância. São doenças que prejudicam o desenvolviment o, por isso a importância do diagnóstico precoce. 

Confira lista dos profissionais envolvidos no I I Simpósio de Psiquiatria da Infância e Adolescência da SMCC

Psiquiatra da FCM Unicamp, Dra Eloisa Helena Rubello Valler Celeri

Psiquiatra da FCM Unicamp, Dr Paulo Dalgalarrondo

Psiquiatra da FMC Unicamp, Dr Antônio Carvalho de Ávila Jacintho

Psiquiatra da FMC Unicamp, Dra Renata Cruz Soares de Azevedo

Presidente nacional da ABENEPI e FCM da UFRJ Dr Ricardo Nogueira Krause 

Fonoaudióloga Unicentro, Dra Amanda Brait Zerbeto

 Psiquiatra FMC Unicamp, Dr Amilton dos Santos Jr 

Psiquiatra Ipq-HCFMUSP, Dr Miguel Angelo Boarati. 

Psicóloga e Psicomotricista do Instituto SER, Dra Fátima Iara Abad Sanchez

Fonoaudióloga do Instituto SER, Dra Hedilamar Bortolotto 
Psicóloga do grupo ABACADABRA, Dra Maísa Novaes Portella Checchia 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This