Hospital Maternidade de Campinas faz campanha para aumentar estoque do Banco de Leite

5 out, 2021 | Notícias

Você sabe como doar leite para o Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas? Dentro da campanha Agosto Dourado, que simboliza o incentivo à amamentação, e faz parte das ações “Herói é quem ajuda o próximo”, a SMCC está fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.  O estoque de leite atual do Banco de Leite está em pouco mais de 160 litros. No entanto, o serviço precisa de, pelo menos, 200 litros mensais para manter, com certa tranquilidade, todos os atendimentos aos bebês internados da UTI e na UCI do hospital, durante o inverno.

Nascem, por mês, em média, no Hospital Maternidade de Campinas, cerca de 750 bebês, dos quais 60% são atendidos pelos SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, são de cerca de 49 doadoras cadastradas.

“O aleitamento materno é a forma mais natural e segura de alimentar a criança no início da vida. No leite materno, são encontrados diversos componentes imunológicos, tornando esta prática essencial para alcançar o crescimento e o desenvolvimento infantil adequados, além de promover benefícios para a saúde física e psíquica da mãe e do bebê. A criança amamentada pela mãe apresenta menor incidência de infecções, menor tempo de hospitalização e menor ocorrência de reinternações”, explica a médica pediatra dra. Tereza Aparecida Fernandes Mathiazzi.

Como doar

Para ser doadora, é necessário que a mulher seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O primeiro passo é fazer contato prévio pelo telefone (19) 3306-6039 para o cadastramento, agendar a realização da coleta de sangue, receber as orientações e os materiais para a coleta e armazenamento do leite.

A realização do exame de sangue é feita no ambulatório da Av. Francisco Glicério, nº 1913 e necessária para a verificação de sorologias de Sífilis, Hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids).

A coleta do leite será feita pelas próprias mães, em suas residências. Elas tanto podem entregar os frascos no Banco de Leite do Hospital Maternidade de Campinas ou aguardar a retirada quinzenal feita pela instituição em suas casas.

Herói é quem ajuda o próximo

Desde o início da pandemia, a SMCC está desenvolvendo uma série de ações para conscientizar e ajudar a população em geral. Entre elas, está o Dia D de Doação, que acontece em 7 de setembro, das 8h30 às 15h. Neste dia, toda a população poderá doar sangue, agasalhos, alimentos e EPI´s para a área de saúde. Embora a ação tenha um Dia D, já é possível encaminhar suas doações para os times das faculdades de medicina de Campinas e região, que fazem parte da campanha através de uma gincana do bem. Confira como você pode doar neste LINK.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This