Fórum Continuado de Direito Médico – Violência Obstétrica (Capítulo II)

3 dez, 2019 | Notícias


O 2º capítulo do Fórum Continuado de Direito Médico será no dia 05/12, a partir das 19h, desta vez na Casa da Advocacia – OAB Campinas com entrada gratuita.

O tema “Violência Obstétrica” será abordado para atender reflexões nas áreas ligadas à atuação de médicos, advogados e juristas.

Na plenária estarão como Debatedores: Dra. Camila Kitazawa Cortes; Dr. Carlos Politano e Dr. Wlademir Mendes.

A Organização do Fórum é da Comissão de Direito da Saúde da OAB Campinas e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). A Comissão Organizadora é composta por: Dr Jorge Carlos Machado Curi (SMCC); Dr Idalvo Matos Filho (OAB); Dr Flavio Leite Aranha Junior (SMCC) e Dr Marco Aurelio Bussacarini (SMCC).

Representando a OAB, Dr. Idalvo Matos Filho, comenta que o estudo do tema, em seus aspectos éticos e jurídicos, poderá ajudar toda a sociedade para entender o que é violência obstétrica e como evitar.

“ Infelizmente, o tema é tratado ou com banalização, ou numa amplitude, gerando discussões até ideológicas, escapando da ciência, se tratando da melhor técnica médica. Por sua vez, os juristas, sem ter a capacidade técnica para discernir o que é e o que não é “violência obstétrica”, acabam judicializando o tema, sobrecarregando o sistema judiciário”, disse.

Dr. Idalvo reforçou que a reunião aberta é uma contribuição da SMCC e da OAB Campinas para o debate entre médicos, profissionais da saúde, advogados e juristas.

“É para, que de uma forma ética, possamos diminuir as demandas entre pacientes e médicos sobre este tema. Teremos a participação de dois médicos ginecologistas/obstetras e uma advogada especialista em bioética para debater o tema, com a possibilidade de participação de todos os presentes”, completou o advogado.

Para o advogado integrante do Departamento Jurídico e de Defesa Profissional da SMCC, Dr Lucas Selingardi, o encontro fomentará um assunto atual e de grande relevância. “É necessário que os médicos atuem com ética e de modo condizente ao descrito na literatura médica, bem como repassem aos seus pacientes as peculiaridades deste tema com o objetivo de evitar, questionamentos, desconfortos e até mesmo demandas judiciais”, afirma Dr. Lucas.

SERVIÇO 
Fórum Continuado de Direito Médico – Violência Obstétrica (Capítulo II)
Data: 05/dezembro/2019
Horário: 19h00
Evento gratuito
Local: Casa da Advocacia – OAB Campinas, Rua Lupércio de Arruda Camargo, 111 – Jd. Santana – Campinas/SP
Público: Médicos, Advogados e Juristas
Informações: (19) 3231-2811

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This