Página Inicial 9 Notícias 9 Fórum Continuado de Direito Médico – Violência Obstétrica (Capítulo II)

Fórum Continuado de Direito Médico – Violência Obstétrica (Capítulo II)


O 2º capítulo do Fórum Continuado de Direito Médico será no dia 05/12, a partir das 19h, desta vez na Casa da Advocacia – OAB Campinas com entrada gratuita.

O tema “Violência Obstétrica” será abordado para atender reflexões nas áreas ligadas à atuação de médicos, advogados e juristas.

Na plenária estarão como Debatedores: Dra. Camila Kitazawa Cortes; Dr. Carlos Politano e Dr. Wlademir Mendes.

A Organização do Fórum é da Comissão de Direito da Saúde da OAB Campinas e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). A Comissão Organizadora é composta por: Dr Jorge Carlos Machado Curi (SMCC); Dr Idalvo Matos Filho (OAB); Dr Flavio Leite Aranha Junior (SMCC) e Dr Marco Aurelio Bussacarini (SMCC).

Representando a OAB, Dr. Idalvo Matos Filho, comenta que o estudo do tema, em seus aspectos éticos e jurídicos, poderá ajudar toda a sociedade para entender o que é violência obstétrica e como evitar.

“ Infelizmente, o tema é tratado ou com banalização, ou numa amplitude, gerando discussões até ideológicas, escapando da ciência, se tratando da melhor técnica médica. Por sua vez, os juristas, sem ter a capacidade técnica para discernir o que é e o que não é “violência obstétrica”, acabam judicializando o tema, sobrecarregando o sistema judiciário”, disse.

Dr. Idalvo reforçou que a reunião aberta é uma contribuição da SMCC e da OAB Campinas para o debate entre médicos, profissionais da saúde, advogados e juristas.

“É para, que de uma forma ética, possamos diminuir as demandas entre pacientes e médicos sobre este tema. Teremos a participação de dois médicos ginecologistas/obstetras e uma advogada especialista em bioética para debater o tema, com a possibilidade de participação de todos os presentes”, completou o advogado.

Para o advogado integrante do Departamento Jurídico e de Defesa Profissional da SMCC, Dr Lucas Selingardi, o encontro fomentará um assunto atual e de grande relevância. “É necessário que os médicos atuem com ética e de modo condizente ao descrito na literatura médica, bem como repassem aos seus pacientes as peculiaridades deste tema com o objetivo de evitar, questionamentos, desconfortos e até mesmo demandas judiciais”, afirma Dr. Lucas.

SERVIÇO 
Fórum Continuado de Direito Médico – Violência Obstétrica (Capítulo II)
Data: 05/dezembro/2019
Horário: 19h00
Evento gratuito
Local: Casa da Advocacia – OAB Campinas, Rua Lupércio de Arruda Camargo, 111 – Jd. Santana – Campinas/SP
Público: Médicos, Advogados e Juristas
Informações: (19) 3231-2811

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...