Campinas perde mais um grande nome da área de saúde

19 abr, 2022 | Notícias

Dra. Júlia Prado Franceschi faleceu aos 90 anos e deixou um importante legado

A SMCC lamenta profundamente a morte da Dra. Júlia Prado Franceschi, farmacologista, pesquisadora e uma referência na área da saúde de Campinas. Dra. Julia faleceu na última quinta-feira, dia 14, aos 90 anos, e deixou um importante legado. Primeira mulher a lecionar medicina na Unicamp, era viúva do Dr. Antonio de Pádua Franceschi, falecido em 2020. Ele foi tesoureiro da SMCC de 1975 a 1979. Em 2017, recebeu o Prêmio Paes Leme, a maior honraria oferecida pela instituição a personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade.

Dra. Julia ao lado do Dr. Franceschi

Dra Júlia se destacou em sua carreira profissional pelo amor que tinha à profissão. Fez parte da vida de muitos médicos formados pela Unicamp. “O que me encanta é ter tido a oportunidade maravilhosa de ter sido professora de todos os médicos e enfermeiros formados na Unicamp. Até hoje, quando encontro meus meninos e as minhas meninas, como os chamo na intimidade, é uma festa […] Eu amo vocês! Eu amo este ambiente em que trabalhei 40 anos!”, disse em uma ocasião.

Fundadora da Sociedade Brasileira de Toxinologia, Dra Júlia veio da USP para a Unicamp em 1963, onde ocupou diversas funções na Faculdade de Ciências Médicas, entre elas, a de professora, pesquisadora e coordenadora de biblioteca e do Departamento de Farmacologia.

Como pesquisadora, realizou descobertas importantes sobre o veneno de cascavel, além de ter participado de muitos projetos desenvolvidos na Unicamp. Seus trabalhos foram apresentados e reconhecidos também fora do Brasil, em universidades renomadas na França e Inglaterra, dentre outros locais.

Certamente, Dra. Júlia foi uma pioneira e deixará para sempre sua marca como profissional e pessoa na vida de toda a comunidade médica da região de Campinas.

 

 

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...