Campinas perde mais um grande nome da área de saúde

19 abr, 2022 | Notícias

Dra. Júlia Prado Franceschi faleceu aos 90 anos e deixou um importante legado

A SMCC lamenta profundamente a morte da Dra. Júlia Prado Franceschi, farmacologista, pesquisadora e uma referência na área da saúde de Campinas. Dra. Julia faleceu na última quinta-feira, dia 14, aos 90 anos, e deixou um importante legado. Primeira mulher a lecionar medicina na Unicamp, era viúva do Dr. Antonio de Pádua Franceschi, falecido em 2020. Ele foi tesoureiro da SMCC de 1975 a 1979. Em 2017, recebeu o Prêmio Paes Leme, a maior honraria oferecida pela instituição a personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade.

Dra. Julia ao lado do Dr. Franceschi

Dra Júlia se destacou em sua carreira profissional pelo amor que tinha à profissão. Fez parte da vida de muitos médicos formados pela Unicamp. “O que me encanta é ter tido a oportunidade maravilhosa de ter sido professora de todos os médicos e enfermeiros formados na Unicamp. Até hoje, quando encontro meus meninos e as minhas meninas, como os chamo na intimidade, é uma festa […] Eu amo vocês! Eu amo este ambiente em que trabalhei 40 anos!”, disse em uma ocasião.

Fundadora da Sociedade Brasileira de Toxinologia, Dra Júlia veio da USP para a Unicamp em 1963, onde ocupou diversas funções na Faculdade de Ciências Médicas, entre elas, a de professora, pesquisadora e coordenadora de biblioteca e do Departamento de Farmacologia.

Como pesquisadora, realizou descobertas importantes sobre o veneno de cascavel, além de ter participado de muitos projetos desenvolvidos na Unicamp. Seus trabalhos foram apresentados e reconhecidos também fora do Brasil, em universidades renomadas na França e Inglaterra, dentre outros locais.

Certamente, Dra. Júlia foi uma pioneira e deixará para sempre sua marca como profissional e pessoa na vida de toda a comunidade médica da região de Campinas.

 

 

Notícias Recentes