CAMPANHA SETEMBRO AMARELO, REALIZADA PELA SMCC, É SUCESSO DE PÚBLICO E ENTRA PARA O CALENDÁRIO MUNICIPAL

28 set, 2018 | Notícias


Durante o mês de setembro, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), desenvolveu através dos Departamentos de Psiquiatria, Eventos, Comunicação e Marketing, um calendário de eventos para discutir a prevenção ao suicídio. 

Ao todo, aproximadamente 500 pessoas participaram de ações como palestras, mesa-redonda, encontro com jornalistas e uma caminhada, que tiveram como principal objetivo conscientizar sobre a importância de se falar sobre um tema tão delicado como o suicídio, mas, que se tratado com a devida atenção, pode salvar muitas vidas.

Eventos tiveram grande divulgação da Mídia 

As ações de conscientização sobre o tema colocaram a Campanha no calendário de eventos da cidade de Campinas e a SMCC na pauta da mídia da região com um total de 13 inserções nos principais veículos de comunicação da região. Para 2019, diversas ações estão sendo planejadas.

 “Já estamos programando para o ano que vem repetir a campanha. Faz parte do nosso objetivo manter campanhas tão importantes como esta; de prevenção ao suicídio. Tanto que ampliaremos assim como temos feito com os mutirões de saúde”. Afirma Dra. Fátima Bastos, presidente da SMCC.

Iluminação de espaços públicos e instituições

Como parte da Campanha de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo, realizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, três pontos da cidade foram iluminados com a cor da campanha. As fachadas do Prédio da Sanasa, da sede social da SMCC e do Clube de Campo da entidade foram coloridas de amarelo.

Para a diretora do Departamento de Eventos da SMCC, Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, “A cor amarela dentro de estudos de neuromarketing transmite a sensação de serenidade, confiabilidade e otimismo. Amarelo representa a ação positiva, a iniciativa. Estas são as sensações positivas que podem, através da iluminação de prédios e espaços  externos,  favorecer a atenção ´aos olhos de todos´ sobre o assunto de uma maneira positiva”. 


Encontro com jornalistas

Mais de 40 jornalistas, dos mais importantes veículos de comunicação de Campinas, estiveram presentes na sede da SMCC, em uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio.

Na oportunidade houve uma conversa sobre como noticiar questões relacionadas ao suicídio e também foi uma oportunidade de consolidar a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas como um ambiente de fontes seguras para pautas jornalísticas sobre saúde.

“Este encontro também serviu para estreitar o relacionamento da imprensa com a SMCC num grande projeto de cooperação visando informação de qualidade em Saúde.” relata o diretor de comunicação da SMCC, Dr. Marcelo A. Camargo.


Mesa-redonda para educadores e profissionais de saúde

Profissionais experientes da psiquiatria e da educação, além de membros do CVV (Centro de Valorização da Vida) estiveram presentes na sede da SMCC, em uma mesa-redonda que debateu o suicídio e o impacto na saúde e educação, que teve como principal objetivo disseminar práticas de prevenção e intervenção do comportamento suicida nas escolas.


Estudantes de Medicina da PUC-Campinas debateram o suicídio

O Anfiteatro Monsenhor Salim, no Campus II da PUC-Campinas, ficou lotado para o debate sobre suicídio no ambiente acadêmico. Os assuntos abordados no encontro foram a importância da prevenção do suicídio entre universitários, uma vez que os casos têm aumentado, e sobre dados relevantes que apontam o Brasil na contramão dos índices mundiais de mortes ou tentativas de suicídio.


Caminhada no Taquaral

Para encerrar as atividades de conscientização sobre o suicídio, dezenas de pessoas participaram de uma caminhada e de um FlashMob no Taquaral, que contou com a participação de médicos, parentes de pessoas que cometeram suicídio e simpatizantes conscientes da importância da discussão do tema, todos unidos em uma única direção, a da prevenção.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This