Após sucesso da II Jornada, Grupo de Cuidados Paliativos já estuda novos e maiores eventos

4 abr, 2019 | Notícias

O sucesso de público se repetiu na II Jornada de Cuidados Paliativos, neste sábado (30/03). Assim como nas edições anteriores, que tiveram vagas ampliadas para atender a demanda de interessados, esta II Jornada também superou as expectativas.

O Grupo de Cuidados Paliativos da SMCC começou pela iniciativa de algumas poucas pessoas e no momento já pensa em realizar eventos maiores, talvez até um Congresso.

O Coordenador do Departamento de Clínica Médica da SMCC, um dos fundadores do Grupo, Dr. Antonio Cesar Antoniazzi, comentou sobre a necessidade de uma mudança cultural quanto ao pensamento e atitude diante da morte tanto dos pacientes como dos familiares.

“Devemos cuidar que a pessoa viva com sentido não apenas no aspecto material, mas no aspecto psicológico e também humano até o fim. Que a pessoa procure fazer as coisas de forma que entenda a razão dos acontecimentos. Apesar da terminalidade, é preciso enfrentar de uma maneira mais tranquila e confortável. Lembrar o que fez na vida e não somente o momento da morte que chegará para todo mundo”.

O Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC já havia realizado diversos encontros em 2018, sempre com sucesso de público. Algumas ações inéditas marcaram os eventos como webtransmissão direto de Londres na ocasião da palestra da psicóloga Cristiane Ferraz que falou sobre Hospice Saint Joseph, criado no início do século passado e atuante até hoje, onde Cicely Saunders começou seus trabalhos em Cuidados Paliativos.

O Departamento realizou, em 11/11/2018, Rodas de Conversa com o público leigo na Lagoa do Taquaral, em Campinas. O formato também foi uma novidade para quem trabalha com o tema.

Neste último dia 30/03, a II Jornada expandiu as participações com profissionais de várias áreas de atuação na saúde ou temas relacionados. Estiveram presentes para as palestras enfermeiras, psicólogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e até um Juiz de Direito.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This