Tema foi escolhido devido à preocupação com o atual cenário; profissional de saúde são muito importantes para melhor manejo e prognóstico de pacientes
No dia 30 de janeiro, às 19h, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará o Fórum SMCC 100 anos – Enfrentamento às Arboviroses. Este evento, parte das comemorações do centenário da SMCC, surge em um momento crítico, considerando que Campinas enfrentou a pior epidemia de dengue em 2024. A participação de médicos e profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto da privada, é fundamental para discutir o contexto epidemiológico e o manejo clínico adequado, que pode impactar significativamente na redução da letalidade das arboviroses.
A Dra. Wanice Silva Quinteiro Port, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), e o epidemiologista Dr. André Ricardo Ribas de Freitas, da São Leopoldo Mandic, serão os responsáveis pelas apresentações e debates, que terão como moderador o Dr. Giuliano Dimarzio, da diretoria executiva da SMCC.
A Dra. Wanice destaca a importância do novo fluxograma de classificação de risco e manejo do paciente suspeito de dengue, zika, chikungunya e oropouche, que passou por uma atualização técnica recente. “O que tem de diferente é que a gente traz a abordagem de outras arboviroses dentro desse fluxograma de manejo”, explica. Ela ressalta que, no início, os quadros clínicos dessas doenças são bastante semelhantes, o que exige uma abordagem mais sindrômica para evitar erros no atendimento.
O cenário atual é preocupante. “A gente vivenciou, no ano de 2024, uma epidemia sem precedentes de dengue no município de Campinas”, afirma Wanice. Ela menciona que a preocupação se estende para 2025, devido a fatores como mudanças climáticas e a circulação de três sorotipos da dengue, que aumentam a suscetibilidade da população. “Isso nos traz bastante preocupação”, enfatiza.
A atuação dos profissionais de saúde é crucial para evitar mortes causadas pelas arboviroses. “A grande maioria de óbitos de arboviroses é evitável”, pondera a diretora. Além do manejo correto, esses profissionais têm um papel importante na conscientização da população sobre a necessidade de combater o mosquito e se vacinar.
O Dr. André Ribas também reforça a relevância do evento, destacando a circulação simultânea de vários arbovírus no Brasil. “É sempre importante atender de uma maneira que a gente identifique os sinais de gravidade de qualquer uma dessas doenças”, afirma. O fórum abordará a situação epidemiológica e a necessidade de uma abordagem integrada para o atendimento de síndromes febris agudas.
O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia pelo Sympla.
Serviço:
– Fórum SMCC 100 anos – Enfrentamento às Arboviroses
– Data: 30 de janeiro
– Horário: 19h
– Local: Sede Social da SMCC – Rua Deflino Cintra, 63, no Centro de Campinas
– Público-alvo: Médicos e demais profissionais de saúde da rede pública e privada
– Inscrição gratuita: Sympla
I Copa SMCC de Tênis – Casa da Mata – AZO inc: as inscrições estão abertas para torneio preparado para toda a família
Torneio, que faz parte das comemorações do centenário da SMCC, terá lounge para convidados e atletas com estrutura diferenciada Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o Clube de Campo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) sediará a I Copa de Tênis SMCC –...