SMCC participa de blitz educativa voltada a prevenção de acidentes com motociclistas

2 dez, 2021 | Notícias, Uncategorized

Ação conscientizou motociclistas sobre a importância da prevenção, ensinou RCP e distribuiu brindes

Acadêmica da Liga do Trauma ensina manobras de RCP a motociclista

Dezenas de motociclistas participaram da blitz educativa, na sexta-feira (26/11), na sede da SMCC. A ação faz parte da Campanha 3Rs (Respeite, Repense e Reduza), lançada pela Prefeitura de Campinas para aumentar a segurança viária, reduzir os acidentes e as mortes nas ruas e avenidas da cidade. A Blitz na SMCC contou com envolvimento da EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), da Prefeitura de Campinas, da Guarda Municipal, da Concessionária Colinas e da Liga de Cirurgia do Trauma da Unicamp. O Grupo UniEduK patrocinou a ação na SMCC.

Os motociclistas foram abordados por agentes da EMDEC, que explicavam o objetivo da ação. Em seguida, eram recepcionados pelos estudantes de medicina que davam orientações de primeiros-socorros se presenciassem uma ocorrência de trânsito. Na sequência, aprendiam a fazer as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Após as orientações, cada um deles recebeu brindes úteis para sua segurança, como adesivos refletivos e antenas corta-pipa, oferecidos pela Concessionária Colinas.

A SMCC, com o apoio da Unieduk, sorteou um capacete novinho entre os motociclistas participantes. pelo Instagram. O vencedor foi o motoboy Washington Nascimento, que retirou seu prêmio já na quarta-feira. Na profissão há oito anos, ele elogiou a iniciativa e contou que o capacete foi um ótimo presente, já que, atualmente, estava utilizando um modelo de capacete aberto, que é menos seguro.

Para ele, participar da ação foi muito importante. “É muito bom porque a gente aprende a lidar com essas situações (de acidentes). Muitas vezes, a gente presencia (um acidente) e não sabe o que fazer. Nossa categoria é uma que sofre muitos acidentes, então a gente poder chegar no local, presenciar um acidente e poder ajudar essa pessoa, até mesmo salvar a vida dela, é muito gratificante”, comenta.

Ele aproveitou e fez um convite para os colegas de profissão sobre a participação neste tipo de ação. “Participem porque é uma questão por nós, para todos nós que trabalhamos na área de motoboy, todos nós, motoqueiros. A gente pode estar salvando a vida dos nossos parceiros, prestando um atendimento, um primeiro-socorro, até chegar a emergência. Isso pode salvar a vida”, afirma.

De acordo com o coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC e orientador da Liga do Trauma da Unicamp, Dr. Thiago Calderan, o resultado da ação foi muito positivo. “O trabalho de prevenção é extremamente importante para esse público. Precisamos falar sempre o que deve ou não ser feito, orientar, para que realmente ocorra uma conscientização. Conseguimos conversar com dezenas de motociclistas. O trauma não escolhe clima, prevenção ocorreu mesmo com chuva”, comenta.

Dados da EMDEC apontam que os motociclistas estiveram envolvidos em 48% dos acidentes fatais de Campinas neste ano. Foram 46 vidas perdidas, sendo 25 nas vias urbanas e 21 nas rodovias. “São número preocupantes. E não podemos nos esquecer que a grande maioria das ocorrências de trânsito pode ser prevenida. Por isso é tão importante informar”, finaliza Dr. Calderan.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This