SMCC participa de blitz educativa voltada a prevenção de acidentes com motociclistas

2 dez, 2021 | Notícias, Uncategorized

Ação conscientizou motociclistas sobre a importância da prevenção, ensinou RCP e distribuiu brindes

Acadêmica da Liga do Trauma ensina manobras de RCP a motociclista

Dezenas de motociclistas participaram da blitz educativa, na sexta-feira (26/11), na sede da SMCC. A ação faz parte da Campanha 3Rs (Respeite, Repense e Reduza), lançada pela Prefeitura de Campinas para aumentar a segurança viária, reduzir os acidentes e as mortes nas ruas e avenidas da cidade. A Blitz na SMCC contou com envolvimento da EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), da Prefeitura de Campinas, da Guarda Municipal, da Concessionária Colinas e da Liga de Cirurgia do Trauma da Unicamp. O Grupo UniEduK patrocinou a ação na SMCC.

Os motociclistas foram abordados por agentes da EMDEC, que explicavam o objetivo da ação. Em seguida, eram recepcionados pelos estudantes de medicina que davam orientações de primeiros-socorros se presenciassem uma ocorrência de trânsito. Na sequência, aprendiam a fazer as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Após as orientações, cada um deles recebeu brindes úteis para sua segurança, como adesivos refletivos e antenas corta-pipa, oferecidos pela Concessionária Colinas.

A SMCC, com o apoio da Unieduk, sorteou um capacete novinho entre os motociclistas participantes. pelo Instagram. O vencedor foi o motoboy Washington Nascimento, que retirou seu prêmio já na quarta-feira. Na profissão há oito anos, ele elogiou a iniciativa e contou que o capacete foi um ótimo presente, já que, atualmente, estava utilizando um modelo de capacete aberto, que é menos seguro.

Para ele, participar da ação foi muito importante. “É muito bom porque a gente aprende a lidar com essas situações (de acidentes). Muitas vezes, a gente presencia (um acidente) e não sabe o que fazer. Nossa categoria é uma que sofre muitos acidentes, então a gente poder chegar no local, presenciar um acidente e poder ajudar essa pessoa, até mesmo salvar a vida dela, é muito gratificante”, comenta.

Ele aproveitou e fez um convite para os colegas de profissão sobre a participação neste tipo de ação. “Participem porque é uma questão por nós, para todos nós que trabalhamos na área de motoboy, todos nós, motoqueiros. A gente pode estar salvando a vida dos nossos parceiros, prestando um atendimento, um primeiro-socorro, até chegar a emergência. Isso pode salvar a vida”, afirma.

De acordo com o coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC e orientador da Liga do Trauma da Unicamp, Dr. Thiago Calderan, o resultado da ação foi muito positivo. “O trabalho de prevenção é extremamente importante para esse público. Precisamos falar sempre o que deve ou não ser feito, orientar, para que realmente ocorra uma conscientização. Conseguimos conversar com dezenas de motociclistas. O trauma não escolhe clima, prevenção ocorreu mesmo com chuva”, comenta.

Dados da EMDEC apontam que os motociclistas estiveram envolvidos em 48% dos acidentes fatais de Campinas neste ano. Foram 46 vidas perdidas, sendo 25 nas vias urbanas e 21 nas rodovias. “São número preocupantes. E não podemos nos esquecer que a grande maioria das ocorrências de trânsito pode ser prevenida. Por isso é tão importante informar”, finaliza Dr. Calderan.

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...