Você pratica alguma atividade física? Sociedade de Medicina alerta sobre os problemas causados pelo sedentarismo

16 ago, 2022 | Notícias

A ausência de atividade física é um problema de saúde pública e acomete aproximadamente um terço da população mundial

Você provavelmente já ouviu falar que o sedentarismo, que nada mais é do que a falta de atividade física regular na vida de uma pessoa, é um problema sério. Mas você sabe, de fato, o quanto ele pode prejudicar a sua vida? Para alertar a população sobre o tema, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) elaborou um vídeo, com coordenador do Departamento de Medicina Esportiva, Dr. Sérgio Rocha Piedade (CRM 70.589), que pode ser conferido neste LINK.

“Com o sedentarismo, nós comumente adotamos hábitos alimentares inadequados. O que é isso? Passamos a ter uma dieta mais rica em gorduras, sal e, principalmente, açúcares. Isso, invariavelmente, vai nos levar a ganhar peso, ou seja, sobrepeso e obesidade, problemas que já atingem cerca de 50% da população brasileira”, explica o médico do esporte, ortopedista e traumatologista. “Um outro fator importante é que o sedentarismo vai nos levar a uma maior incidência de doenças crônicas e mortes prematuras, principalmente, as doenças cardiovasculares, ou seja, o infarto, AVC, o diabetes, as dores articulares e também os distúrbios do sono”, exemplifica.

De acordo com o Dr. Piedade, a prática de atividades físicas ou de esporte, de forma regular, modifica os efeitos do envelhecimento e das doenças crônica. “É importante lembrarmos que com o passar dos anos, nossos cabelos vão ficar brancos, nossa pele vai ficar mais seca e nós vamos, gradativamente, ganhar peso. Ao mesmo tempo, vamos apresentar uma perda de massa muscular. Isso é o que o médico chama de sarcopenia, que implica em uma menor capacidade para desenvolvermos nossas atividades diárias.  Estaremos mais sujeitos a desiquilíbrios, a quedas, e, eventualmente, a fraturas e, claro, a dores articulares. Tudo isso impacta na nossa qualidade de vida”, alerta.

Portanto, atividade física é fundamental, não apenas para o idoso, mas também para o jovem. “Adquirir o hábito de fazer atividade física regular e a prática do esporte vai nos proporcionar um futuro melhor. Viver mais, tem preço! Portanto, invista em você, adote hábitos saudáveis, gerencie fatores modificáveis, como a alimentação, a hidratação, tenha horas de sono adequadas. Faça exercícios físicos”, orienta.

Mas, antes de iniciar a prática esportiva, principalmente se você está sedentário, é fundamental realizar uma avaliação pré-participacional, que é aquela que avalia em quais condições você está para a prática de atividade física. “Pratique esporte e exercícios físicos com segurança”, reforça o médico.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This