Você pratica alguma atividade física? Sociedade de Medicina alerta sobre os problemas causados pelo sedentarismo

16 ago, 2022 | Notícias

A ausência de atividade física é um problema de saúde pública e acomete aproximadamente um terço da população mundial

Você provavelmente já ouviu falar que o sedentarismo, que nada mais é do que a falta de atividade física regular na vida de uma pessoa, é um problema sério. Mas você sabe, de fato, o quanto ele pode prejudicar a sua vida? Para alertar a população sobre o tema, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) elaborou um vídeo, com coordenador do Departamento de Medicina Esportiva, Dr. Sérgio Rocha Piedade (CRM 70.589), que pode ser conferido neste LINK.

“Com o sedentarismo, nós comumente adotamos hábitos alimentares inadequados. O que é isso? Passamos a ter uma dieta mais rica em gorduras, sal e, principalmente, açúcares. Isso, invariavelmente, vai nos levar a ganhar peso, ou seja, sobrepeso e obesidade, problemas que já atingem cerca de 50% da população brasileira”, explica o médico do esporte, ortopedista e traumatologista. “Um outro fator importante é que o sedentarismo vai nos levar a uma maior incidência de doenças crônicas e mortes prematuras, principalmente, as doenças cardiovasculares, ou seja, o infarto, AVC, o diabetes, as dores articulares e também os distúrbios do sono”, exemplifica.

De acordo com o Dr. Piedade, a prática de atividades físicas ou de esporte, de forma regular, modifica os efeitos do envelhecimento e das doenças crônica. “É importante lembrarmos que com o passar dos anos, nossos cabelos vão ficar brancos, nossa pele vai ficar mais seca e nós vamos, gradativamente, ganhar peso. Ao mesmo tempo, vamos apresentar uma perda de massa muscular. Isso é o que o médico chama de sarcopenia, que implica em uma menor capacidade para desenvolvermos nossas atividades diárias.  Estaremos mais sujeitos a desiquilíbrios, a quedas, e, eventualmente, a fraturas e, claro, a dores articulares. Tudo isso impacta na nossa qualidade de vida”, alerta.

Portanto, atividade física é fundamental, não apenas para o idoso, mas também para o jovem. “Adquirir o hábito de fazer atividade física regular e a prática do esporte vai nos proporcionar um futuro melhor. Viver mais, tem preço! Portanto, invista em você, adote hábitos saudáveis, gerencie fatores modificáveis, como a alimentação, a hidratação, tenha horas de sono adequadas. Faça exercícios físicos”, orienta.

Mas, antes de iniciar a prática esportiva, principalmente se você está sedentário, é fundamental realizar uma avaliação pré-participacional, que é aquela que avalia em quais condições você está para a prática de atividade física. “Pratique esporte e exercícios físicos com segurança”, reforça o médico.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...