Última reunião do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC fecha ciclo de encontros

30 nov, 2018 | Notícias

As reuniões científicas do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC neste ano completam 10 encontros no próximo dia 17/12 com o assunto Tênis e o Golfe. A dinâmica inovou escolhendo um tema e três casos clínicos em debate para cada reunião. O Departamento iniciou suas atividades neste ano também já com a proposta inovadora.

Do calendário, os assuntos Corrida, Rugby, Judô e Jiu-Jitsu, Ginástica e Esportes Aquáticos foram os que tiveram maior interesse do público. Participaram não apenas médicos, mas vários profissionais ligados aos esportes ou atividades.

A primeira reunião científica do Departamento para a coordenadoria dos eventos foi, sem dúvida, a mais emblemática. A Corrida foi o tema central e a discussão foi permeada pelos tópicos: Morte Súbita, Hidratação, Correção do Gesto Esportivo. O médico coordenador do Departamento e idealizador dos encontros, Dr Sérgio Rocha Piedade, comenta que deste o primeiro evento, já ficou sinalizado que o formato escolhido funcionaria.

“O caráter inovador e abrangente destas reuniões permitiu contemplar situações clínicas de interesse aos diferentes profissionais da saúde numa mesma reunião, tornando-as mais atrativas. São reuniões democráticas pois são abertas ao público, particularmente aos amantes do esporte!. A nossa avaliação e de que esta inovação foi plenamente aceita pelos participantes, pois potencializou a interação entre as diferentes áreas da saúde”, comemorou.

Os outros temas foram: Rugby (16/04); Basquete (21/05); Ginástica (18/06); BMX/Ciclismo (16/07); Judo/Jiu-Jitsu (20/08); Esportes Aquáticos (17/09); O pré-Atleta e o ex-Atleta (15/10); Futebol (19/11) e finalmente o Tênis e o Golfe que acontece no próximo dia 17 de dezembro.

Planos para 2019

O Departamento pretende manter em 2019, o mesmo formato de evento com novas modalidades esportivas. Em paralelo, o grupo estuda a possibilidade de participar mais efetivamente de eventos esportivos na cidade de Campinas; atividades voltadas a comunidade (caminhada e corrida) e manter eventos científicos com a SBOT/SP conforme realizado em 2018 (Traumatologia do ESPORTE).

“Investir na multidisciplinaridade, estimular discussões e avaliar problemas da saúde tendo o esporte como “pano de fundo” faz parte do DNA do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC. Eu quero ressaltar o apoio incansável e incondicional da Diretoria Científica da SMCC, Equipe de Eventos e Comunicação, da Gestão da SMCC com o Departamento de Medicina Esportiva! A todos vocês nosso reconhecimento e agradecimento!”, finalizou o Dr. Sérgio Rocha Piedade.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This