Sociedade de Medicina dá brindes e conscientiza motociclistas sobre prevenção no trânsito no próximo dia 17

13 maio, 2022 | Imprensa e Clipping, Notícias

Ação, que começa às 13h na sede da SMCC, também vai ensinar técnicas de primeiros-socorros

Em comemoração ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção de ocorrências de trânsito, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, na próxima terça-feira, 17, mais uma edição do MotoChek-up. O evento, que começa às 13h, vai abordar motociclistas que passarem em frente à sede da SMCC para uma campanha educativa. A sede fica na Rua Delfino Cintra, 63, no Centro de Campinas.

Após a abordagem, o motociclista será convidado a entrar no prédio, onde receberá informações sobre prevenção de ocorrências no trânsito e brindes. Os 100 primeiros ganharão material informativo, adesivo refletivo para capacete, antena corta pipa e lâmpada de lanterna traseira, caso estiver com a lanterna queimada. Na sequência, será encaminhado para uma atividade, com os alunos da Liga de Cirurgia do Trauma da Unicamp, que vão ensinar manobras de primeiros-socorros e explicar aos motociclistas como agir se presenciarem uma ocorrência de trânsito.

Além da Liga de Cirurgia do Trauma, participam da ação a EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), a Concessionária Colinas e a Guarda Municipal. A última edição do evento, em 2019, atendeu 180 motociclistas. Em 2020 e 2021, não foram realizadas novas edições devido à pandemia.

“O assunto prevenção de ocorrências no trânsito é inesgotável. As campanhas de conscientização precisam ser constantes para que as pessoas, aos poucos, de fato se conscientizem do papel que possuem para prevenir este tipo de ocorrências. Estima-se que 90% dos traumas no trânsito podem ser prevenidos com escolhas corretas. E essas escolhas são tomadas por cada um de nós”, explica o coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da Unicamp, Dr. Thiago Calderan. “Daí a importância de campanhas como esta. As pessoas precisam sempre ser lembradas disso”, reforça.

A ação completa deve demorar em torno de 10 minutos. “Nós sabemos que a maioria dos motociclistas está trabalhando e com pressa. Por isso, planejamos uma ação rápida e efetiva. A SMCC desenvolve muitos trabalhos de prevenção e, sem dúvida, o Maio Amarelo é um dos programas mais importantes dentro deste cenário”, comenta o diretor comercial e marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.

Maio Amarelo

Lançado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, as ações, que podem ser de inciativa público ou privada, ficaram restritas ao meio virtual. Portanto, este ano marca a retomada das ações presenciais, com o tema: Juntos Salvamos Vida.

 

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...