Sociedade de Medicina dá brindes e conscientiza motociclistas sobre prevenção no trânsito no próximo dia 17

13 maio, 2022 | Imprensa e Clipping, Notícias

Ação, que começa às 13h na sede da SMCC, também vai ensinar técnicas de primeiros-socorros

Em comemoração ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção de ocorrências de trânsito, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, na próxima terça-feira, 17, mais uma edição do MotoChek-up. O evento, que começa às 13h, vai abordar motociclistas que passarem em frente à sede da SMCC para uma campanha educativa. A sede fica na Rua Delfino Cintra, 63, no Centro de Campinas.

Após a abordagem, o motociclista será convidado a entrar no prédio, onde receberá informações sobre prevenção de ocorrências no trânsito e brindes. Os 100 primeiros ganharão material informativo, adesivo refletivo para capacete, antena corta pipa e lâmpada de lanterna traseira, caso estiver com a lanterna queimada. Na sequência, será encaminhado para uma atividade, com os alunos da Liga de Cirurgia do Trauma da Unicamp, que vão ensinar manobras de primeiros-socorros e explicar aos motociclistas como agir se presenciarem uma ocorrência de trânsito.

Além da Liga de Cirurgia do Trauma, participam da ação a EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), a Concessionária Colinas e a Guarda Municipal. A última edição do evento, em 2019, atendeu 180 motociclistas. Em 2020 e 2021, não foram realizadas novas edições devido à pandemia.

“O assunto prevenção de ocorrências no trânsito é inesgotável. As campanhas de conscientização precisam ser constantes para que as pessoas, aos poucos, de fato se conscientizem do papel que possuem para prevenir este tipo de ocorrências. Estima-se que 90% dos traumas no trânsito podem ser prevenidos com escolhas corretas. E essas escolhas são tomadas por cada um de nós”, explica o coordenador do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da Unicamp, Dr. Thiago Calderan. “Daí a importância de campanhas como esta. As pessoas precisam sempre ser lembradas disso”, reforça.

A ação completa deve demorar em torno de 10 minutos. “Nós sabemos que a maioria dos motociclistas está trabalhando e com pressa. Por isso, planejamos uma ação rápida e efetiva. A SMCC desenvolve muitos trabalhos de prevenção e, sem dúvida, o Maio Amarelo é um dos programas mais importantes dentro deste cenário”, comenta o diretor comercial e marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.

Maio Amarelo

Lançado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, as ações, que podem ser de inciativa público ou privada, ficaram restritas ao meio virtual. Portanto, este ano marca a retomada das ações presenciais, com o tema: Juntos Salvamos Vida.

 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This