SMCC TRANSMITE PALESTRA DE CUIDADOS PALIATIVOS DIRETO DE LONDRES

17 jul, 2018 | Notícias


Com transmissão ao vivo de Londres (Inglaterra) a palestra da psicóloga Cristiane Ferraz Prade foi acompanhada por profissionais de saúde na sede social da Sociedade de Medicina neste sábado, 14/07.

O novo encontro sobre Cuidados Paliativos explicou a origem das ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doenças.

A Sociedade de Medicina sensível a necessidade de explorar o conceito e expandir o conhecimento para toda a comunidade pontuou como prioridade as ações e eventos ligados ao tema. Tanto que tem realizado através do Departamento de Clínica Médica uma série de encontros. O objetivo é estar presente na evolução do cuidado, mas principalmente na humanização da relação médico-paciente.

Temas do encontro

A psicóloga Cristiane Ferraz Prade, fundadora da “Casa do Cuidar”, falou sobre o Hospice Saint Joseph, criado no início do século passado e atuante até hoje, onde Cicely Saunders iniciou seus trabalhos em Cuidados Paliativos.

A profissional salientou a importância do hospice como parte do cuidado do paciente e seus familiares na fase final da vida. Discorreu sobre como é feito o trabalho na instituição e o envolvimento da sociedade local na manutenção da mesma. Muitos conceitos que segundo os participantes poderão ser incorporados no dia a dia, sempre visando o conforto e dignidade no final da vida dos pacientes e familiares.

O evento também contou com a participação do médico de Cuidados Paliativos, Dr. Leonardo Consolim. Especialista na área de atuação reconhecida pela Associação Médica Brasileira, o profissional é participante da International Palliative Care  Leadership Development Initiative – Ohio Health – EUA (programa de formação de lideranças para o desenvolvimento de Cuidados Paliativos em diversos países).

O médico é conhecido por imprimir sempre em suas falas a frase que para ele resume o trabalho de cuidados paliativos em saúde hoje: “Gosto de ensinar gente a cuidar de gente.” O Dr Consolim falou sobre sua experiência no trabalho em Cuidados Paliativos nas diversas instituições em que trabalhou e sobre Realidade e desafios do Hóspice no Brasil. E falou que o amor é a base da vida em plenitude e que a compaixão é o caminho para o cuidado daqueles que são portadores de doenças graves ameaçadoras da continuidade da vida. 



Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This