SMCC TRANSMITE PALESTRA DE CUIDADOS PALIATIVOS DIRETO DE LONDRES

17 jul, 2018 | Notícias


Com transmissão ao vivo de Londres (Inglaterra) a palestra da psicóloga Cristiane Ferraz Prade foi acompanhada por profissionais de saúde na sede social da Sociedade de Medicina neste sábado, 14/07.

O novo encontro sobre Cuidados Paliativos explicou a origem das ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doenças.

A Sociedade de Medicina sensível a necessidade de explorar o conceito e expandir o conhecimento para toda a comunidade pontuou como prioridade as ações e eventos ligados ao tema. Tanto que tem realizado através do Departamento de Clínica Médica uma série de encontros. O objetivo é estar presente na evolução do cuidado, mas principalmente na humanização da relação médico-paciente.

Temas do encontro

A psicóloga Cristiane Ferraz Prade, fundadora da “Casa do Cuidar”, falou sobre o Hospice Saint Joseph, criado no início do século passado e atuante até hoje, onde Cicely Saunders iniciou seus trabalhos em Cuidados Paliativos.

A profissional salientou a importância do hospice como parte do cuidado do paciente e seus familiares na fase final da vida. Discorreu sobre como é feito o trabalho na instituição e o envolvimento da sociedade local na manutenção da mesma. Muitos conceitos que segundo os participantes poderão ser incorporados no dia a dia, sempre visando o conforto e dignidade no final da vida dos pacientes e familiares.

O evento também contou com a participação do médico de Cuidados Paliativos, Dr. Leonardo Consolim. Especialista na área de atuação reconhecida pela Associação Médica Brasileira, o profissional é participante da International Palliative Care  Leadership Development Initiative – Ohio Health – EUA (programa de formação de lideranças para o desenvolvimento de Cuidados Paliativos em diversos países).

O médico é conhecido por imprimir sempre em suas falas a frase que para ele resume o trabalho de cuidados paliativos em saúde hoje: “Gosto de ensinar gente a cuidar de gente.” O Dr Consolim falou sobre sua experiência no trabalho em Cuidados Paliativos nas diversas instituições em que trabalhou e sobre Realidade e desafios do Hóspice no Brasil. E falou que o amor é a base da vida em plenitude e que a compaixão é o caminho para o cuidado daqueles que são portadores de doenças graves ameaçadoras da continuidade da vida. 



Notícias Recentes

SMCC alerta sobre prevenção de febre amarela em áreas de risco

SMCC alerta sobre prevenção de febre amarela em áreas de risco

Iniciativa tem como objetivo conscientizar associados e visitantes do Clube dos Médicos A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) divulgou um comunicado para orientar os frequentadores do Clube dos Médicos sobre a importância da prevenção contra a febre...