SMCC renova apoio ao Programa P.A.R.T.Y. em 2023

10 abr, 2023 | Notícias

Programa conscientiza adolescentes sobre os riscos de consumir bebida alcoólica antes de dirigir

A SMCC renovou a parceria com o P.A.R.T.Y. (Programa de Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude) em 2023 e continua contribuindo para a realização desta importante ação. O P.A.R.T.Y. chegou em março à sua 3ª edição em 2023, e a 13ª com o apoio da SMCC.

Desde a sua retomada em Campinas, em maio de 2022, após uma pausa de dois anos causada pela pandemia Covid-19, o programa vem sendo apoiado pela SMCC, tendo, inclusive, sediado a primeira edição pós-pandemia, que historicamente foi sempre realizada no auditório do Hospital das Clínicas da Unicamp.

“A SMCC entrou (no P.A.R.T.Y.) no começo de 2022 como mais um parceiro do programa. Uma renomada e importante instituição atuando junto na prevenção de trauma. Foi essencial e imprescindível esta parceria para a retomada do programa no “pós-pandemia”, sendo que foi o lugar escolhido para realizar o retorno, porque não podíamos utilizar o hospital naquele momento”, explica o coordenador do P.A.R.T.Y. Campinas, Dr. Thiago Calderan. “A SMCC auxilia na viabilização do programa, agregando seus parceiros para auxiliar em aspectos que necessitamos para que cada edição ocorra, como alimentação, transporte e até videoconferência para conversarmos com os pacientes internados”, completa o médico.

A parceria com a SMCC também permitiu que o programa chegasse aos colégios particulares. Até então, ele era restrito a escolas públicas. “Todas as escolas particulares interessadas podem se inscrever junto à SMCC, e tentaremos encaixar dentro do calendário com as escolas públicas”, comenta Dr. Calderan.

Sobre o P.A.R.T.Y.

O programa P.A.R.T.Y. (Programa de Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude) busca atuar na prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O modelo seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.

Originalmente, o programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth) foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986, quando o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em acidentes de trânsito era alto. Foi implantado no Brasil pela USP Ribeirão Preto em 2008 e, na UNICAMP, em Campinas, em 2010, tendo sido adotado nacionalmente a partir de 2013, por intermédio da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

Em Campinas, outros parceiros também colaboram para a realização das edições, que acontecem duas vezes ao mês. Entre eles, estão a Liga de Cirurgia do Trauma da UNICAMP, EMDEC (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), Polícia Militar Rodoviária, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.

Após assistir a palestras e vídeos que sensibilizam os jovens sobre a importância de fazer escolhas corretas, os participantes visitam uma enfermaria do HC UNICAMP, onde têm a oportunidade de conversar com pacientes vítimas de trauma. Essa é uma forma de terem acesso a experiências reais e entenderem o quanto é importante agir com responsabilidade.

“Uma das bases da SMCC é trabalhar, divulgar e conscientizar sobre a importância da prevenção. Este programa tem resultados comprovados, por isso, fazemos questão de manter essa parceria. Se a cada edição, 10% dos participantes saírem conscientes do quanto uma decisão errada, como consumir bebida alcoólica antes de dirigir, pode impactar a sua vida e de sua família, certamente já teremos contribuído para a redução de ocorrências de trânsito”, comenta o diretor comercial e marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.

 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This