SMCC reforça alerta do CIATox sobre presença de fentanil em casos de intoxicação

3 abr, 2023 | Notícias

Equipes médicas devem estar atentas para a presença de manifestações clínicas de intoxicação

A SMCC está reforçando o alerta divulgado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox) sobre a presença da substância fentanil em casos de intoxicação por drogas de abuso atendidos em unidades de emergência referenciada da Região Metropolitana de Campinas (RMC) durante o ano de 2023.

Análises toxicológicas confirmaram a presença de fentanil em casos de uso abusivo de diferentes substâncias psicoativas (SPA) como “K2”, “LSD” e “cocaína” e em um caso da aplicação de possível golpe “Boa noite Cinderela”.

É importante que equipes do SAMU e dos Serviços de Emergência estejam atentas para a presença de manifestações clínicas sugestivas de intoxicação por opioides, como miose, depressão respiratória e neurológica relacionada ao uso abusivo de fentanil presente em diferentes tipos de SPA.

Acesse a íntegra do documento do CIATox AQUI.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...