SMCC recebe exposição inédita de Egas Francisco

26 ago, 2019 | Notícias

A SMCC traz para seus associados de forma inédita, especialmente para a nossa pinacoteca, a exposição do artista plástico Egas Francisco que estará aberta à público em Campinas, no Centro de Eventos do Clube de Campo da SMCC, entre os dias 14 e 22 de setembro.

Com o nome “ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO” a exposição tem idealização, autoria e realização do médico Dr. Isac G. Karniol e da Piscóloga Patrícia S. L. Karniol.

As obras são esboços feitos pelo artista durante a relação analítica com o psicanalista Isac Germano Karniol, podendo então ser considerados verdadeiros documentos psicanalíticos.

É a primeira vez que o renomado Egas se expõe desta forma. Artista consagrado, ultimamente tem se isolado no seu ateliê onde cria obras de arte. Com raras aparições em público o artista sempre diz que para ele, mesmo concluídas, as obras nunca atingiam o absoluto, que nunca é alcançado. Agora, ele se revela diferente.

Isac Karniol, psiquiatra, cientista e psicanalista há muitos anos mantém sessões com Egas. Segundo eles, depois ou antes dos diálogos, os dois vão ao seu ateliê interno. Os momentos são documentados não somente pela memória, geralmente falha e deformante, mas pelas sucessivas produções pictóricas comentou o próprio Egas.

As obras

O material traz linguagens espontâneas que lhe vêm à consciência, executadas em não mais que poucos minutos. Em algumas delas, apesar da rápida execução, toda sua sensibilidade vem à tona artisticamente. Ele diz que são diferentes momentos; às vezes, sai à procura do abstrato e, eventualmente, o no ar, mas aparecem visíveis nas telas. que é a vida. Quando esta possibilidade de representação é difícil para Egas, é do negro todas as cores que ela acaba surgindo. Morte em vida vencidas. Egas volta a criar no seu ateliê.

A psicanálise e a arte

A Psicanálise sempre foi comparada como uma relação artística entre paciente e analista. Também se interessou por obras de artistas como Duchamp e Blake. Pollock se submeteu a uma análise Junguiana e presenteava o seu terapeuta com telas que produzia em seu ateliê.

Na Análise com Egas, pela primeira vez e de uma forma inédita as produções surgem na própria sessão de análise, na relação analítica com um artista consagrado, podendo então ser considerados verdadeiros Documentos Psicanalíticos. Isac e Patrícia, levando em conta também os esboços, procuram, numa linguagem verbal, traduzir, num sonho acordado, o que teria ocorrido nas sessões.
Não é uma verdade absoluta, um rigoroso historicismo, mas apenas uma tentativa.
Eles pretendem que os espectadores desta exposição, bem como os leitores do livro que está sendo lançado simultaneamente, também participem desta aventura. Boa viagem!

O nome da exposição

No Egito antigo a pintura e escrita eram feitas em papiros. As linguagens neles contidas, muitas vezes eram raspadas e novas produções eram aí feitas constituindo os chamados palimpsestos. Imaginamos para traduzir o que ocorria na produção dos esboços de Egas a existência de um “palimpsesto mágico”, onde imagens raspadas eram rapidamente substituídas por outras; concomitantemente as primeiras retornavam, sem que as últimas desaparecessem. Substituindo-se e retornando, acrescentando a influência de outras variáveis tão dinâmicas quanto como emoções, sentimentos, memórias, escolha de pincéis, movimento dos mesmos, tintas e cores, além do espectro da consciência.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO 
“ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: Egas Francisco em PALIMPSESTO MÁGICO”
Data: 14 a 22 de setembro
Local: Centro de Eventos – Clube de Campo SMCC Endereço: Caminho 1, lote 19 – Condomínio Bosque de Notre Dame.
Informações: (19) 32312811
[email protected]



Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This