SMCC realizará a I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate neste sábado (07/12)

3 dez, 2019 | Notícias


O Grupo de Estudos em Ideologia de Gênero da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no dia 07/12/19, das 9h às 17h, no Centro de Eventos do Clube de Campo o evento o evento “I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate”.  

A programação extensa traz personalidades no tema como a psicanalista Suzana Palácios. A argentina com cerca de 40 anos de experiência já publicou livros e artigos teóricos no Brasil, na Argentina, na Espanha, na França e nos Estados Unidos.

A Psicanalista vem organizando jornadas de psicanálise desde 1983. A partir de 1985, as jornadas anuais foram realizadas pelas Escolas de Psicanálise de Niterói e pela Escola de Psicanálise de São Paulo, das quais assumiu a direção desde a fundação, respectivamente em 1985 e 1986.

Em 1991, participou da dissolução dessas Escolas e da fundação da Escola da Causa Analítica, com sedes no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Niterói e em Volta Redonda. Em 1996, ela e outros psicanalistas criaram o Instituto Tempos Modernos, por meio do qual passaram a estabelecer parcerias com prefeituras, universidades, fóruns e outras entidades públicas, o que abriu a oportunidade de transmitirem um “saber-fazer psicanalítico praticando a interdiscursividade e acolhendo aqueles que queriam lhes falar”. Dessa forma, junto com alguns colegas, passaram a desenvolver um “trabalho voluntário”.

Com residência fixa no Rio de Janeiro desde meados dos anos 1990 ainda faz atendimentos, seminários e supervisões, geralmente condensados em três dias.

No evento da SMCC, Suzana estará às 10h na Mesa I: A teoria de Butler e a sexualidade debatendo sobre o ponto de vista do “O Traumatismo Sexual’.

Este evento ainda trará temas de grande interesse na atualidade como o desenvolvimento da identidade de  gênero; a transexualidade; a diferença entre transexualidade e transgenêro; a reação dos pais ao redor do mundo com relação às questões ideológicas envolvidas no fenômeno gênero; e, os questionamentos políticos e ideológicos sobre o tema.


Confira programação completa AQUI

Acompanhe a entrevista exclusiva com a psicanalista Suzana Palácios AQUI 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This