SMCC realizará a I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate neste sábado (07/12)

3 dez, 2019 | Notícias


O Grupo de Estudos em Ideologia de Gênero da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no dia 07/12/19, das 9h às 17h, no Centro de Eventos do Clube de Campo o evento o evento “I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate”.  

A programação extensa traz personalidades no tema como a psicanalista Suzana Palácios. A argentina com cerca de 40 anos de experiência já publicou livros e artigos teóricos no Brasil, na Argentina, na Espanha, na França e nos Estados Unidos.

A Psicanalista vem organizando jornadas de psicanálise desde 1983. A partir de 1985, as jornadas anuais foram realizadas pelas Escolas de Psicanálise de Niterói e pela Escola de Psicanálise de São Paulo, das quais assumiu a direção desde a fundação, respectivamente em 1985 e 1986.

Em 1991, participou da dissolução dessas Escolas e da fundação da Escola da Causa Analítica, com sedes no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Niterói e em Volta Redonda. Em 1996, ela e outros psicanalistas criaram o Instituto Tempos Modernos, por meio do qual passaram a estabelecer parcerias com prefeituras, universidades, fóruns e outras entidades públicas, o que abriu a oportunidade de transmitirem um “saber-fazer psicanalítico praticando a interdiscursividade e acolhendo aqueles que queriam lhes falar”. Dessa forma, junto com alguns colegas, passaram a desenvolver um “trabalho voluntário”.

Com residência fixa no Rio de Janeiro desde meados dos anos 1990 ainda faz atendimentos, seminários e supervisões, geralmente condensados em três dias.

No evento da SMCC, Suzana estará às 10h na Mesa I: A teoria de Butler e a sexualidade debatendo sobre o ponto de vista do “O Traumatismo Sexual’.

Este evento ainda trará temas de grande interesse na atualidade como o desenvolvimento da identidade de  gênero; a transexualidade; a diferença entre transexualidade e transgenêro; a reação dos pais ao redor do mundo com relação às questões ideológicas envolvidas no fenômeno gênero; e, os questionamentos políticos e ideológicos sobre o tema.


Confira programação completa AQUI

Acompanhe a entrevista exclusiva com a psicanalista Suzana Palácios AQUI 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...