Página Inicial 9 Notícias 9 SMCC realizará a I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate neste sábado (07/12)

SMCC realizará a I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate neste sábado (07/12)


O Grupo de Estudos em Ideologia de Gênero da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no dia 07/12/19, das 9h às 17h, no Centro de Eventos do Clube de Campo o evento o evento “I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate”.  

A programação extensa traz personalidades no tema como a psicanalista Suzana Palácios. A argentina com cerca de 40 anos de experiência já publicou livros e artigos teóricos no Brasil, na Argentina, na Espanha, na França e nos Estados Unidos.

A Psicanalista vem organizando jornadas de psicanálise desde 1983. A partir de 1985, as jornadas anuais foram realizadas pelas Escolas de Psicanálise de Niterói e pela Escola de Psicanálise de São Paulo, das quais assumiu a direção desde a fundação, respectivamente em 1985 e 1986.

Em 1991, participou da dissolução dessas Escolas e da fundação da Escola da Causa Analítica, com sedes no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Niterói e em Volta Redonda. Em 1996, ela e outros psicanalistas criaram o Instituto Tempos Modernos, por meio do qual passaram a estabelecer parcerias com prefeituras, universidades, fóruns e outras entidades públicas, o que abriu a oportunidade de transmitirem um “saber-fazer psicanalítico praticando a interdiscursividade e acolhendo aqueles que queriam lhes falar”. Dessa forma, junto com alguns colegas, passaram a desenvolver um “trabalho voluntário”.

Com residência fixa no Rio de Janeiro desde meados dos anos 1990 ainda faz atendimentos, seminários e supervisões, geralmente condensados em três dias.

No evento da SMCC, Suzana estará às 10h na Mesa I: A teoria de Butler e a sexualidade debatendo sobre o ponto de vista do “O Traumatismo Sexual’.

Este evento ainda trará temas de grande interesse na atualidade como o desenvolvimento da identidade de  gênero; a transexualidade; a diferença entre transexualidade e transgenêro; a reação dos pais ao redor do mundo com relação às questões ideológicas envolvidas no fenômeno gênero; e, os questionamentos políticos e ideológicos sobre o tema.


Confira programação completa AQUI

Acompanhe a entrevista exclusiva com a psicanalista Suzana Palácios AQUI 

Anúncios

advertisement

Notícias Recentes

SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

SMCC lança alerta sobre monkeypox para a classe médica

Objetivo do documento é orientar os médicos, principalmente das especialidades mais relacionadas, sobre a importância do diagnóstico precoce, diante do aumento de casos no Estado de SP A SMCC lançou hoje um alerta sobre a monkeypox, popularmente conhecida como varíola...

Telhado da Casa de Campo é reformado

Telhado da Casa de Campo é reformado

Melhoria é mais uma ação da atual diretoria e tem como objetivo oferecer um espaço de qualidade para os associados O telhado da Casa de Campo passou por uma reforma e todas as telhas foram trocadas por um modelo mais moderno, no estilo sanduíche. O objetivo da obra é...

Share This