SMCC realiza domingo ação sobre hipertensão arterial e saúde na Lagoa do Taquaral

16 maio, 2023 | Notícias

Evento, gratuito e aberto à população, terá cinco estações com temas diferentes, além de vacinação

Em comemoração ao Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio), o Departamento Científico de Cardiologia da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, no próximo domingo, 21, uma grande ação social de prevenção à hipertensão arterial. O evento, que acontece no Portal 7 da Lagoa do Taquaral, das 7h às 13h, é gratuito e aberto à população. No total, serão cinco estações com atividades e orientações, além de vacinação contra gripe e covid-19.

A população será recebida por acadêmicos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, Unicamp e PUC Campinas, previamente treinados, supervisionados e orientados por professores. Na primeira estação, o visitante vai participar de práticas integrativas para controle do estresse. Na segunda, serão realizadas as medidas antropométricas (altura, peso, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal). Na terceira estação, será feito o exame de ponta de dedo, que vai medir glicemia, colesterol e triglicérides. Na 4ª estação, enquanto a pessoa descansa para a aferição da pressão arterial, será feita uma entrevista sobre hábito alimentar, exercício físico, consumo de álcool, hábito de fumar e qualidade do sono, com diversas orientações acerca desses temas. Já na quinta e última estação, todos passarão pela aferição da pressão arterial.

Após passar pelas estações e de acordo com os achados dos parâmetros encontrados, os participantes receberão orientações sobre como prevenir a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e outras doenças cardiovasculares, além de informações sobre como controlá-las. Quem quiser também poderá tomar a vacina contra a gripe e a covid-19.

O objetivo da ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Campinas, é examinar e conscientizar as pessoas sobre a hipertensão arterial, doença considerada o principal fator de risco cardiovascular, responsável por 50% dos óbitos causados por essas patologias. “Estima-se que 30% da população adulta tenha diagnóstico de hipertensão arterial, número que aumenta com a idade, chegando a 65% de hipertensos nos indivíduos maiores de 60 anos. E muitos deles não sabem porque é uma doença silenciosa. Por isso é tão importante conscientizar a população sobre o tema”, explica a coordenadora do Departamento Científico de Cardiologia, Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Campinas, Secretaria de Saúde de Campinas, Departamento de Vigilância Epidemiológica, SANASA, Faculdade São Leopoldo Mandic, Liga de Cardiologia da São Leopoldo Mandic e Liga de Cardiologia da Unicamp, com apoio do Laboratório Sabin e Unimed Campinas.

SERVIÇO:

Ação Social de Prevenção à Hipertensão Arterial da SMCC

Dia – 21 de maio (domingo)

Hora – 7h às 13h

Local – Portal 7 da Lagoa do Taquaral

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...