SMCC realiza domingo ação sobre hipertensão arterial e saúde na Lagoa do Taquaral

16 maio, 2023 | Notícias

Evento, gratuito e aberto à população, terá cinco estações com temas diferentes, além de vacinação

Em comemoração ao Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio), o Departamento Científico de Cardiologia da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, no próximo domingo, 21, uma grande ação social de prevenção à hipertensão arterial. O evento, que acontece no Portal 7 da Lagoa do Taquaral, das 7h às 13h, é gratuito e aberto à população. No total, serão cinco estações com atividades e orientações, além de vacinação contra gripe e covid-19.

A população será recebida por acadêmicos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, Unicamp e PUC Campinas, previamente treinados, supervisionados e orientados por professores. Na primeira estação, o visitante vai participar de práticas integrativas para controle do estresse. Na segunda, serão realizadas as medidas antropométricas (altura, peso, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal). Na terceira estação, será feito o exame de ponta de dedo, que vai medir glicemia, colesterol e triglicérides. Na 4ª estação, enquanto a pessoa descansa para a aferição da pressão arterial, será feita uma entrevista sobre hábito alimentar, exercício físico, consumo de álcool, hábito de fumar e qualidade do sono, com diversas orientações acerca desses temas. Já na quinta e última estação, todos passarão pela aferição da pressão arterial.

Após passar pelas estações e de acordo com os achados dos parâmetros encontrados, os participantes receberão orientações sobre como prevenir a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e outras doenças cardiovasculares, além de informações sobre como controlá-las. Quem quiser também poderá tomar a vacina contra a gripe e a covid-19.

O objetivo da ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Campinas, é examinar e conscientizar as pessoas sobre a hipertensão arterial, doença considerada o principal fator de risco cardiovascular, responsável por 50% dos óbitos causados por essas patologias. “Estima-se que 30% da população adulta tenha diagnóstico de hipertensão arterial, número que aumenta com a idade, chegando a 65% de hipertensos nos indivíduos maiores de 60 anos. E muitos deles não sabem porque é uma doença silenciosa. Por isso é tão importante conscientizar a população sobre o tema”, explica a coordenadora do Departamento Científico de Cardiologia, Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Campinas, Secretaria de Saúde de Campinas, Departamento de Vigilância Epidemiológica, SANASA, Faculdade São Leopoldo Mandic, Liga de Cardiologia da São Leopoldo Mandic e Liga de Cardiologia da Unicamp, com apoio do Laboratório Sabin e Unimed Campinas.

SERVIÇO:

Ação Social de Prevenção à Hipertensão Arterial da SMCC

Dia – 21 de maio (domingo)

Hora – 7h às 13h

Local – Portal 7 da Lagoa do Taquaral

Notícias Recentes

Share This