SMCC promove lives de prevenção ao suicídio

10 set, 2021 | Eventos, Notícias

Abertos a toda a população, os encontros virtuais vão abordar o tema relacionado a crianças e adolescentes, idosos e profissionais da saúde

O Departamento de Psiquiatria e Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) promovem, entre 14 e 16 de setembro, três encontros virtuais, gratuitos e abertos à população, para discutir temas relacionados ao suicídio. A programação faz parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os encontros começam sempre às 20h, com transmissão pelo ZOOM e pelo canal da SMCC no Youtube (acesse aqui).

“Neste ano, por causa da pandemia, a programação é formada por lives voltadas a populações vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos, e, particularmente, o enfoque e cuidado sobre o estresse dos médicos e profissionais da saúde vulneráveis ao Burnout, devido à sobrecarga de trabalho na pandemia”, explica a psiquiatra Carmen Sylvia Ribeiro, do Departamento de Psiquiatria da SMCC e do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio.

No dia 14, o tema será “Conexão Brasil-Chile na compreensão do risco emocional em crianças e adolescentes”, com a participação da psicóloga e terapeuta familiar e transpessoal Cibele Passos, que atua no Chile, do psiquiatra infantil e coordenador do Departamento de Psiquiatria da SMCC, Dr. Osmar Della Torre, e do Dr. José Spin Neto, coordenador do Departamento de Pediatria da SMCC e professor da PUC Campinas.

No dia 15, o foco será nos profissionais de saúde. A Dra. Karina Barbi, professora do Departamento de Psiquiatria da PUC, dará uma palestra sobre os “Efeitos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde: o sofrimento inevitável”. Na palestra de encerramento, que acontece em 16 de setembro, é a vez de falar sobre os idosos. O tema do último dia será “Ao avançar da idade, a pulsão de vida está comprometida? Como cuidar da vitalidade no aspecto emocional?” e contará com a participação da psiquiatra e psicogeriatra Dra. Flávia Brandão e da psiquiatra e médica da família Dra. Isabele Martins.

O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Pediatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, alertando a população sobre a importância de prevenir este tipo de ocorrência. “A campanha quer sensibilizar para que os aspectos psicológicos sejam abordados sem tabus “, explica a Dra. Carmen.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 700 mil suicídios acontecem em todo o planeta. Em 2019, mais de uma em cada 100 mortes (1,3%) foi resultado de suicídio. No Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios, e os números só têm aumentado nos últimos anos.

GRUPO DE ACOLHIMENTO GRATUITO

A SMCC conta com um Grupo de Acolhimento para familiares de vítimas de homicídio. Por conta da pandemia, o grupo está se reunindo apenas no formato on-line, sempre na 2ª segunda-feira do mês, das 19h30 às 21h30. O próximo encontro será no dia 13. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 96035-7707. O grupo é coordenado pelas psicólogas Jéssica Silveira, Iva Siqueira e Ana Luiza Cassiani.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES

14/09
Tema: Conexão Brasil-Chile na compreensão do risco emocional em crianças e adolescentes.
Palestrantes: Cibele Passos, psicóloga e terapeuta familiar e transpessoal atuante no Chile, Dr. Osmar Della Torre, psiquiatra infantil e coordenador do Departamento de Psiquiatria SMCC, e Dr. José Spin Neto, coordenador do Departamento de Pediatria da SMCC e professor da PUC Campinas.
Anfitriã: Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e diretora de Eventos SMCC.

Acesso pelo ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/87317496707

15/09
Tema: Efeitos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde: o sofrimento inevitável
Palestrante: Dra Karina Barbi, professora do Departamento de Psiquiatria PUCC.
Anfitrião: Dr. Jorge Curi, diretor de Defesa Profissional SMCC.

Acesso pelo ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/85803227687

16/09
Tema: Ao avançar da idade a pulsão de vida está comprometida? Como cuidar da vitalidade no aspecto emocional?
Palestrantes: Dra. Flávia Brandão, psiquiatra psicogeriatra, e Dra. Isabele Martins, psiquiatra e  médica de família
Anfitrião: Dr. Fábio Martins Fonseca, psiquiatra coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC

Acesso pelo ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/87317496707

Notícias Recentes

Share This