Página Inicial 9 Eventos 9 SMCC promove lives de prevenção ao suicídio

SMCC promove lives de prevenção ao suicídio

Abertos a toda a população, os encontros virtuais vão abordar o tema relacionado a crianças e adolescentes, idosos e profissionais da saúde

O Departamento de Psiquiatria e Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) promovem, entre 14 e 16 de setembro, três encontros virtuais, gratuitos e abertos à população, para discutir temas relacionados ao suicídio. A programação faz parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os encontros começam sempre às 20h, com transmissão pelo ZOOM e pelo canal da SMCC no Youtube (acesse aqui).

“Neste ano, por causa da pandemia, a programação é formada por lives voltadas a populações vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos, e, particularmente, o enfoque e cuidado sobre o estresse dos médicos e profissionais da saúde vulneráveis ao Burnout, devido à sobrecarga de trabalho na pandemia”, explica a psiquiatra Carmen Sylvia Ribeiro, do Departamento de Psiquiatria da SMCC e do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio.

No dia 14, o tema será “Conexão Brasil-Chile na compreensão do risco emocional em crianças e adolescentes”, com a participação da psicóloga e terapeuta familiar e transpessoal Cibele Passos, que atua no Chile, do psiquiatra infantil e coordenador do Departamento de Psiquiatria da SMCC, Dr. Osmar Della Torre, e do Dr. José Spin Neto, coordenador do Departamento de Pediatria da SMCC e professor da PUC Campinas.

No dia 15, o foco será nos profissionais de saúde. A Dra. Karina Barbi, professora do Departamento de Psiquiatria da PUC, dará uma palestra sobre os “Efeitos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde: o sofrimento inevitável”. Na palestra de encerramento, que acontece em 16 de setembro, é a vez de falar sobre os idosos. O tema do último dia será “Ao avançar da idade, a pulsão de vida está comprometida? Como cuidar da vitalidade no aspecto emocional?” e contará com a participação da psiquiatra e psicogeriatra Dra. Flávia Brandão e da psiquiatra e médica da família Dra. Isabele Martins.

O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Pediatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, alertando a população sobre a importância de prevenir este tipo de ocorrência. “A campanha quer sensibilizar para que os aspectos psicológicos sejam abordados sem tabus “, explica a Dra. Carmen.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 700 mil suicídios acontecem em todo o planeta. Em 2019, mais de uma em cada 100 mortes (1,3%) foi resultado de suicídio. No Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios, e os números só têm aumentado nos últimos anos.

GRUPO DE ACOLHIMENTO GRATUITO

A SMCC conta com um Grupo de Acolhimento para familiares de vítimas de homicídio. Por conta da pandemia, o grupo está se reunindo apenas no formato on-line, sempre na 2ª segunda-feira do mês, das 19h30 às 21h30. O próximo encontro será no dia 13. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 96035-7707. O grupo é coordenado pelas psicólogas Jéssica Silveira, Iva Siqueira e Ana Luiza Cassiani.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES

14/09
Tema: Conexão Brasil-Chile na compreensão do risco emocional em crianças e adolescentes.
Palestrantes: Cibele Passos, psicóloga e terapeuta familiar e transpessoal atuante no Chile, Dr. Osmar Della Torre, psiquiatra infantil e coordenador do Departamento de Psiquiatria SMCC, e Dr. José Spin Neto, coordenador do Departamento de Pediatria da SMCC e professor da PUC Campinas.
Anfitriã: Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e diretora de Eventos SMCC.

Acesso pelo ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/87317496707

15/09
Tema: Efeitos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde: o sofrimento inevitável
Palestrante: Dra Karina Barbi, professora do Departamento de Psiquiatria PUCC.
Anfitrião: Dr. Jorge Curi, diretor de Defesa Profissional SMCC.

Acesso pelo ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/85803227687

16/09
Tema: Ao avançar da idade a pulsão de vida está comprometida? Como cuidar da vitalidade no aspecto emocional?
Palestrantes: Dra. Flávia Brandão, psiquiatra psicogeriatra, e Dra. Isabele Martins, psiquiatra e  médica de família
Anfitrião: Dr. Fábio Martins Fonseca, psiquiatra coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC

Acesso pelo ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/87317496707

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...