SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

12 jun, 2024 | Notícias

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: “Assédio no ambiente de saúde: como identificá-lo e quais suas repercussões para a empresa e para o trabalhador”. O encontro acontecerá no formato híbrido, sendo sediado no anfiteatro da SMCC com transmissão simultânea pelo Zoom. A participação de associados da entidade é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória pelo LINK. Não associados também podem ser inscrever, pelo mesmo link, com o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

A abertura do evento será conduzida pelo Dr. José Roberto Amade, presidente da SMCC, e pelo Dr. Jorge Carlos Machado Curi, diretor de Defesa Pessoal da instituição. Em seguida, os palestrantes Dra. Karina Silva Barbi, médica psiquiátrica, e Márcia Pardal Côrtes, advogada do DEJUR (Departamento Jurídico), discutirão as complexidades do assédio no ambiente de saúde. A moderação ficará a cargo das doutoras Carmen Sylvia Ribeiro e Elaine Mendes.

Segundo a Dra. Elaine Mendes, organizadora do evento, a iniciativa surgiu em resposta à demanda criada pela Lei 14.457/22, que entrou em vigor em março de 2023. “A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) passou a incorporar a função de prevenção ao assédio, passando a se chamar CIPAA (Comissão Interna de Prevenção ao Acidente e ao Assédio). Empresas e instituições de saúde precisam se inteirar desse assunto para se adequarem e se protegerem, inclusive de gastos indenizatórios evitáveis”, explica.

O evento tem como objetivo abordar detalhadamente o tema do assédio, um problema complexo e delicado. “O ambiente de saúde facilita o assédio por diversas razões, e para combater e prevenir o problema, o passo inicial é conhecer e dominar o assunto: o que é e o que não é assédio, por que ele acontece, como identificá-lo e, sobretudo, como evitá-lo. E, uma vez acontecendo, como proceder. As lideranças e os gestores têm papel fundamental nesse processo. Em ambientes onde o assédio está presente, a produtividade cai e metas e resultados não são alcançados como previsto”, destaca Dra. Elaine.

Ela também enfatiza a importância de discutir o cenário atual do assédio. “O assédio sempre existiu e não será extinto facilmente, tão pouco da noite para o dia. Conceitualmente, assédio é muito mais amplo do que inicialmente imaginamos. Envolve cultura, educação, história, hábitos e relações interpessoais. O trabalho é apenas uma extensão da vida de um indivíduo. O assédio vai além do ambiente de trabalho, sendo mais incidente do que imaginamos. Mas o despertar iniciou e é um passo sem volta. Por isso, falar sobre o assunto é mandatório”, afirma.

Os participantes podem esperar um encontro esclarecedor, repleto de novos conhecimentos que promoverão tanto o crescimento profissional quanto pessoal. “Esclarecimentos e novos conhecimentos sempre trazem crescimento. Não há ‘receita de bolo’ para o combate ao assédio, mas dominar o assunto trará mais liberdade e autonomia para todos”, conclui a organizadora.

As inscrições para o evento devem ser feitas por ESTE LINK. Não perca a oportunidade de se aprofundar em um tema tão relevante para o ambiente de trabalho e para a saúde mental e profissional de todos os envolvidos.

 

Notícias Recentes

SMCC alerta sobre prevenção de febre amarela em áreas de risco

SMCC alerta sobre prevenção de febre amarela em áreas de risco

Iniciativa tem como objetivo conscientizar associados e visitantes do Clube dos Médicos A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) divulgou um comunicado para orientar os frequentadores do Clube dos Médicos sobre a importância da prevenção contra a febre...