Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde
A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: “Assédio no ambiente de saúde: como identificá-lo e quais suas repercussões para a empresa e para o trabalhador”. O encontro acontecerá no formato híbrido, sendo sediado no anfiteatro da SMCC com transmissão simultânea pelo Zoom. A participação de associados da entidade é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória pelo LINK. Não associados também podem ser inscrever, pelo mesmo link, com o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.
A abertura do evento será conduzida pelo Dr. José Roberto Amade, presidente da SMCC, e pelo Dr. Jorge Carlos Machado Curi, diretor de Defesa Pessoal da instituição. Em seguida, os palestrantes Dra. Karina Silva Barbi, médica psiquiátrica, e Márcia Pardal Côrtes, advogada do DEJUR (Departamento Jurídico), discutirão as complexidades do assédio no ambiente de saúde. A moderação ficará a cargo das doutoras Carmen Sylvia Ribeiro e Elaine Mendes.
Segundo a Dra. Elaine Mendes, organizadora do evento, a iniciativa surgiu em resposta à demanda criada pela Lei 14.457/22, que entrou em vigor em março de 2023. “A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) passou a incorporar a função de prevenção ao assédio, passando a se chamar CIPAA (Comissão Interna de Prevenção ao Acidente e ao Assédio). Empresas e instituições de saúde precisam se inteirar desse assunto para se adequarem e se protegerem, inclusive de gastos indenizatórios evitáveis”, explica.
O evento tem como objetivo abordar detalhadamente o tema do assédio, um problema complexo e delicado. “O ambiente de saúde facilita o assédio por diversas razões, e para combater e prevenir o problema, o passo inicial é conhecer e dominar o assunto: o que é e o que não é assédio, por que ele acontece, como identificá-lo e, sobretudo, como evitá-lo. E, uma vez acontecendo, como proceder. As lideranças e os gestores têm papel fundamental nesse processo. Em ambientes onde o assédio está presente, a produtividade cai e metas e resultados não são alcançados como previsto”, destaca Dra. Elaine.
Ela também enfatiza a importância de discutir o cenário atual do assédio. “O assédio sempre existiu e não será extinto facilmente, tão pouco da noite para o dia. Conceitualmente, assédio é muito mais amplo do que inicialmente imaginamos. Envolve cultura, educação, história, hábitos e relações interpessoais. O trabalho é apenas uma extensão da vida de um indivíduo. O assédio vai além do ambiente de trabalho, sendo mais incidente do que imaginamos. Mas o despertar iniciou e é um passo sem volta. Por isso, falar sobre o assunto é mandatório”, afirma.
Os participantes podem esperar um encontro esclarecedor, repleto de novos conhecimentos que promoverão tanto o crescimento profissional quanto pessoal. “Esclarecimentos e novos conhecimentos sempre trazem crescimento. Não há ‘receita de bolo’ para o combate ao assédio, mas dominar o assunto trará mais liberdade e autonomia para todos”, conclui a organizadora.
As inscrições para o evento devem ser feitas por ESTE LINK. Não perca a oportunidade de se aprofundar em um tema tão relevante para o ambiente de trabalho e para a saúde mental e profissional de todos os envolvidos.