SMCC PARTICIPA DE 1º SIMULADO NOTURNO DE ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS

22 maio, 2018 | Notícias


Evento, em comemoração ao Maio Amarelo, vai reunir diversas instituições; a cena da ocorrência será no Viaduto Laurão. A SMCC foi sede para algumas das reuniões preparatórias e servirá no dia da ação como apoio logístico. Será da sede social que sairão as equipes de figurantes para o Simulado. A entidade também está dando suporte com materiais para divulgação.

Campinas terá, pela primeira vez, um simulado de ocorrência de trânsito noturno. A 4ª edição do Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas será no próximo dia 29, às 20h, abaixo do Viaduto Laurão. A ação, organizada pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), com o apoio e a participação de várias instituições, faz parte das comemorações do Maio Amarelo e tem como objetivo, além de treinar as equipes envolvidas, conscientizar a população sobre o alto número de mortes do trânsito.

O simulado terá como cena a queda de um carro do viaduto, em cima de pedestres, seguida por uma colisão de motocicleta e por uma queda de ciclista na ciclovia. No total, serão 15 vítimas, divididas por gravidade: 1 preta (morte), 3 vermelhas (graves), 5 amarelas (ferimentos moderados) e 6 verdes (ferimentos leves). A triagem dessas vítimas será feita pelas equipes de resgate, como acontece em uma situação real. O estado de saúde delas será passado ao socorrista por um “sombra”, pessoa que fica junto à vítima, com todas as suas informações, como, por exemplo, se está consciente ou não, se tem alguma dificuldade para se mexer, etc. Essas informações são fundamentais para que o profissional responsável por seu atendimento saiba como agir.

“Neste ano, escolhemos fazer o simulado à noite para mudar o cenário dos anos anteriores e proporcionar uma nova experiência a todos os envolvidos. Não temos conhecimento de outro simulado noturno no Brasil”, explica Thiago Calderan, representante da SBAIT e um dos organizadores do evento de Campinas.

“Essa ação conjunta e coordenada é muito importante, principalmente como preparação para o atendimento de casos reais. Além disso, chama a atenção de quem passa pelo local. O impacto de ver a situação como sendo verdadeira desperta a conscientização sobre a importância de se ter atitudes seguras no trânsito”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro.

Para a realização de um simulado deste porte, são envolvidas dezenas de pessoas e corporações. Além da SBAIT e da EMDEC, estarão o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), Polícia Militar, Guarda Municipal, Liga do Trauma da Unicamp, SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) e concessionária Rota das Bandeiras, Ligas de Trauma de Campinas e Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp.

“Vamos simular uma situação real, por isso, é importante o envolvimento de tantas equipes. A EMDEC, por exemplo, prepara toda a cena e é responsável por cuidar do trânsito para garantir o trabalho das equipes de resgate. A Polícia Militar e a Guarda Municipal precisam garantir a segurança das vítimas e dos profissionais que estão trabalhando. Antes do simulado, também é feito um amplo trabalho de preparação, inclusive, com comunicado para quem é da região”, afirma o diretor de Prevenção da SBAIT, Gustavo Pereira Fraga.

A montagem da cena vai começar às 19h e o acionamento das equipes envolvidas será às 20h. O trânsito no local será desviado. 


Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This