SMCC MARCA PRESENÇA NO FÓRUM RAC SOBRE SAÚDE

21 set, 2018 | Notícias


A SMCC esteve representada no Fórum RAC “Caminhos da Retomada”, que em seu nono capítulo teve como tema a Saúde, com o título: “SUS versus planos ou atendimento público versus atendimento privado: o grande dilema da saúde pública”.

Estiveram presentes pela SMCC, o 1º Secretário – Dr. Sérgio Masini Alarcon, o Diretor de Comunicação e Marketing – Dr. Marcelo Amade Camargo e a Gestora de Projetos – Srta. Stela Maia. A presença do Dr. Rui Ferreira Pires, ex-presidente e membro do conselho deliberativo da SMCC também foi notada. 

O fórum, promovido pelo Grupo RAC de Comunicação, reuniu representantes do poder público, de planos de saúde, associações, universidades, conselhos e veículos de comunicação para um debate sobre a saúde no Brasil, que comemora 30 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018.

Sylvino de Godoy Neto, diretor presidente do Grupo RAC, destacou a importância do encontro que envolve diversos segmentos da área de saúde para a discussão do tema. “Reunir representantes de associações de medicina, entidades de saúde pública e representantes da iniciativa privada é importante para que tenhamos ideias e sugestões às autoridades como forma de melhorar a saúde no Brasil e o Grupo RAC está disposto a ser o porta voz desse movimento”.

Durante o fórum foi discutida a situação da saúde no Brasil e, principalmente no interior paulista, no que diz respeito à assistência médica pelo SUS e também pelo atendimento via operadoras de saúde ou cooperativas médicas, cada vez mais sobrecarregados. 

O Secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, comentou o trabalho em conjunto das três esferas de governo – federal, estadual e municipal, na garantia de um atendimento de saúde de qualidade. “O interessante deste encontro é discutir as várias facetas da saúde. Mostrar dificuldades, conquistas e desafios, principalmente no que se refere a judicialização da saúde, questões regulatórias e financiamento da saúde, público e privado, que hoje custa apenas R$3 por dia por cidadão. Este espaço é importante, principalmente por estarmos em um ano eleitoral e com um desafio grande para o próximo governo”.

Durante o evento, o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) e diretor científico adjunto da SMCC, Jorge Carlos Machado Curi, ressaltou a importância da criação da Carreira Médica de Estado. “No Brasil não temos insuficiência de médicos, porém, temos uma carência de profissionais em diversas regiões do país. A questão da ocupação de médicos no Brasil será possível através da criação da Carreira de Estado. Isso já existe na magistratura. É uma maneira inteligente e fundamental para que a saúde funcione no Brasil, principalmente no programa “Saúde da Família”.

Na opinião do Diretor de Comunicação e Marketing da SMCC, “iniciativas como a do Fórum RAC contribuem sobremaneira para elevar a discussão sobre os reais problemas e gargalos do nosso país, em especial da nossa região. O Grupo RAC está de parabéns pela iniciativa de sucesso”. Dr. Marcelo ainda lembrou que a SMCC já promoveu um Fórum sobre Educação Médica em 2016 e pretende colaborar sempre nas discussões para melhora do exercício da Medicina e da Saúde. 

Homenagem

Na oportunidade do encerramento do Fórum, o médico e conselheiro da SMCC, Dr. José Jorge Facure, foi homenageado pelos presentes, em razão de seu falecimento nesta quinta-feira. Dr. José Facure era associado vitalício e membro do Conselho Fiscal da SMCC.

​​​​​​​


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This