SMCC MARCA PRESENÇA NO FÓRUM RAC SOBRE SAÚDE

21 set, 2018 | Notícias


A SMCC esteve representada no Fórum RAC “Caminhos da Retomada”, que em seu nono capítulo teve como tema a Saúde, com o título: “SUS versus planos ou atendimento público versus atendimento privado: o grande dilema da saúde pública”.

Estiveram presentes pela SMCC, o 1º Secretário – Dr. Sérgio Masini Alarcon, o Diretor de Comunicação e Marketing – Dr. Marcelo Amade Camargo e a Gestora de Projetos – Srta. Stela Maia. A presença do Dr. Rui Ferreira Pires, ex-presidente e membro do conselho deliberativo da SMCC também foi notada. 

O fórum, promovido pelo Grupo RAC de Comunicação, reuniu representantes do poder público, de planos de saúde, associações, universidades, conselhos e veículos de comunicação para um debate sobre a saúde no Brasil, que comemora 30 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018.

Sylvino de Godoy Neto, diretor presidente do Grupo RAC, destacou a importância do encontro que envolve diversos segmentos da área de saúde para a discussão do tema. “Reunir representantes de associações de medicina, entidades de saúde pública e representantes da iniciativa privada é importante para que tenhamos ideias e sugestões às autoridades como forma de melhorar a saúde no Brasil e o Grupo RAC está disposto a ser o porta voz desse movimento”.

Durante o fórum foi discutida a situação da saúde no Brasil e, principalmente no interior paulista, no que diz respeito à assistência médica pelo SUS e também pelo atendimento via operadoras de saúde ou cooperativas médicas, cada vez mais sobrecarregados. 

O Secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, comentou o trabalho em conjunto das três esferas de governo – federal, estadual e municipal, na garantia de um atendimento de saúde de qualidade. “O interessante deste encontro é discutir as várias facetas da saúde. Mostrar dificuldades, conquistas e desafios, principalmente no que se refere a judicialização da saúde, questões regulatórias e financiamento da saúde, público e privado, que hoje custa apenas R$3 por dia por cidadão. Este espaço é importante, principalmente por estarmos em um ano eleitoral e com um desafio grande para o próximo governo”.

Durante o evento, o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) e diretor científico adjunto da SMCC, Jorge Carlos Machado Curi, ressaltou a importância da criação da Carreira Médica de Estado. “No Brasil não temos insuficiência de médicos, porém, temos uma carência de profissionais em diversas regiões do país. A questão da ocupação de médicos no Brasil será possível através da criação da Carreira de Estado. Isso já existe na magistratura. É uma maneira inteligente e fundamental para que a saúde funcione no Brasil, principalmente no programa “Saúde da Família”.

Na opinião do Diretor de Comunicação e Marketing da SMCC, “iniciativas como a do Fórum RAC contribuem sobremaneira para elevar a discussão sobre os reais problemas e gargalos do nosso país, em especial da nossa região. O Grupo RAC está de parabéns pela iniciativa de sucesso”. Dr. Marcelo ainda lembrou que a SMCC já promoveu um Fórum sobre Educação Médica em 2016 e pretende colaborar sempre nas discussões para melhora do exercício da Medicina e da Saúde. 

Homenagem

Na oportunidade do encerramento do Fórum, o médico e conselheiro da SMCC, Dr. José Jorge Facure, foi homenageado pelos presentes, em razão de seu falecimento nesta quinta-feira. Dr. José Facure era associado vitalício e membro do Conselho Fiscal da SMCC.

​​​​​​​


Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...