Página Inicial 9 Notícias 9 SMCC lança programação para Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

SMCC lança programação para Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio


O Departamento de Psiquiatria e o Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC divulgam a programação oficial aberta ao público em geral e para os profissionais da Saúde, médicos associados e acadêmicos de uma das maiores Campanhas da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio terá programação de 15 a 19 de setembro em vários locais.

Na agenda estão profissionais de destaque no debate como a presença confirmada do Prêmio Internacional de Psicanálise Sigourney Award, Dr. Roosevelt Cassorla. O Prêmio é equivalente ao Nobel em outras áreas. O médico indicado por colegas internacionais para receber a condecoração é psiquiatra e psicanalista, sendo professor colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP. Dr. Roosevelt estará no debate: Espiritualidade em Saúde com o tema  “Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais” no dia 19/09 no Anfiteatro da SMCC.

Além dele, uma série de médicos psicólogos, psiquiatras e profissionais de saúde estarão em encontros e mesas redondas com temas como Bournout e risco de suicídio em profissionais de enfermagem, estratégias públicas à prática clínica em prevenção ao suicídio, escuta qualificada e acolhimento ao jovem em sofrimento psíquico e aspectos da renúncia de vida: Cultura, religião e suicídio.

Em formato inédito acontece uma “Roda da Vida” com participação do Coordenador do Comitê da SMCC, Dr. Fábio Martins entrevistando seis convidados sobre mídias sociais e abordagem preventiva diante dos aspectos do tema e as redes sociais, os processos autodestrutivos e o luto. Estarão presentes também neste momento familiares enlutados por suicídio que são “influencers”e  atuam em seu blog acolhendo e orientando outros familiares postando muito sobre aspectos preventivos.

Ainda dentro da programação da Campanha de Prevenção ao Suicídio da SMCC o 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas com a presença de psicólogas e familiares de pessoas que cometeram suicídio em um evento aberto e gratuito.

Alguns eventos tem inscrição obrigatórias e individuais para cada evento via smcc.com.br. Algumas atividades tem vagas limitadas e outras com pagamento para não sócios. Confira AQUI

A SMCC em parceria com a SANASA está com a campanha em prédios públicos. Desde o dia 02 de setembro estão iluminados em amarelo: a Torre do Castelo e os reservatórios do Alto Taquaral, Jardim São Gabriel e Nova Campinas.



15/09
Abertura na Lagoa Taquaral (Portão 1)
Evento gratuito aberto ao público

9h30 Distribuição de camisetas da Campanha.

9h40 Roda de conversa: Espiritualidade e Musicoterapia com Diogo Camargo e Ana Taglianetti

10h30 Caminhada na Lagoa (saída portão 1)

11h30 Praça Arautos da Paz. Concentração e apresentação de encerramento


16/09
Local: SMCC 

18h30 Welcome Coffee

19h00 Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio SMCC
Apresentação do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC – Dr Eduardo Teixeira Coordenador Depto Psiquiatria.

19h30 Burnout e risco de suicídio em profissionais de enfermagem – Dra Karina Barbi (professora de psiquiatria da PUCC)


17/09
Local: SMCC
Mídias sociais e abordagem preventiva

19h00 – Roda da Vida: Dr Fábio Martins psiquiatra e coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio entrevista profissionais e blogueiros que abordam o tema.

– Suicídio e redes Sociais Dr Jorge Simião (Psiquiatra e psicoterapeuta)

– Processos autodestrutivos e luto Jéssica da Silva Silveira (Psicóloga especializanda em Suicidologia)  Dra Renata Azevedo (Psiquiatra especializada dependência química e Profa UNICAMP) Terezinha e Joseval Maximo (pais enlutados blogueiros e influencers do blog “Nomoblidis”)


18/09
Local: CAMPUS II PUCC (Anfiteatro Monsenhor Salim) 

19h30 Abertura Dr Eduardo Teixeira

– Prevenção ao suicídio: das estratégias públicas à prática clínica com Dr. Carlos Cais (professor de psiquiatria – UNICAMP)

– Escuta qualificada e acolhimento ao jovens em sofrimento psíquico. Tatiana Slonczewski (Professora da Faculdade Psicologia – PUCC)


19/09
Local: SMCC (Sala D) 

18h00 1º Encontro Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas (Com psicólogas Jéssica Silveira, Iva Siqueira e Ana Luiza Nobile Cassiani) Encontro aberto e gratuito

19h30 Coffee

Local: Anfiteatro SMCC

20h00 DEBATE – Espiritualidade em Saúde

Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais – Dr Roosevelt Cassorla (Psiquiatra e Psicanalista Prof. UNICAMP)

Aspectos da renúncia da Vida: Cultura, religião e suicídio
Dr Paulo Dalgalarrondo (especialista em psiquiatria transcultural Prof UNICAMP)

Debate contará com a presença de religiosos representando as diversas correntes filosóficas da espiritualidade


Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...