SMCC lança programação para Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

30 ago, 2019 | Notícias


O Departamento de Psiquiatria e o Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC divulgam a programação oficial aberta ao público em geral e para os profissionais da Saúde, médicos associados e acadêmicos de uma das maiores Campanhas da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio terá programação de 15 a 19 de setembro em vários locais.

Na agenda estão profissionais de destaque no debate como a presença confirmada do Prêmio Internacional de Psicanálise Sigourney Award, Dr. Roosevelt Cassorla. O Prêmio é equivalente ao Nobel em outras áreas. O médico indicado por colegas internacionais para receber a condecoração é psiquiatra e psicanalista, sendo professor colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP. Dr. Roosevelt estará no debate: Espiritualidade em Saúde com o tema  “Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais” no dia 19/09 no Anfiteatro da SMCC.

Além dele, uma série de médicos psicólogos, psiquiatras e profissionais de saúde estarão em encontros e mesas redondas com temas como Bournout e risco de suicídio em profissionais de enfermagem, estratégias públicas à prática clínica em prevenção ao suicídio, escuta qualificada e acolhimento ao jovem em sofrimento psíquico e aspectos da renúncia de vida: Cultura, religião e suicídio.

Em formato inédito acontece uma “Roda da Vida” com participação do Coordenador do Comitê da SMCC, Dr. Fábio Martins entrevistando seis convidados sobre mídias sociais e abordagem preventiva diante dos aspectos do tema e as redes sociais, os processos autodestrutivos e o luto. Estarão presentes também neste momento familiares enlutados por suicídio que são “influencers”e  atuam em seu blog acolhendo e orientando outros familiares postando muito sobre aspectos preventivos.

Ainda dentro da programação da Campanha de Prevenção ao Suicídio da SMCC o 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas com a presença de psicólogas e familiares de pessoas que cometeram suicídio em um evento aberto e gratuito.

Alguns eventos tem inscrição obrigatórias e individuais para cada evento via smcc.com.br. Algumas atividades tem vagas limitadas e outras com pagamento para não sócios. Confira AQUI

A SMCC em parceria com a SANASA está com a campanha em prédios públicos. Desde o dia 02 de setembro estão iluminados em amarelo: a Torre do Castelo e os reservatórios do Alto Taquaral, Jardim São Gabriel e Nova Campinas.



15/09
Abertura na Lagoa Taquaral (Portão 1)
Evento gratuito aberto ao público

9h30 Distribuição de camisetas da Campanha.

9h40 Roda de conversa: Espiritualidade e Musicoterapia com Diogo Camargo e Ana Taglianetti

10h30 Caminhada na Lagoa (saída portão 1)

11h30 Praça Arautos da Paz. Concentração e apresentação de encerramento


16/09
Local: SMCC 

18h30 Welcome Coffee

19h00 Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio SMCC
Apresentação do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC – Dr Eduardo Teixeira Coordenador Depto Psiquiatria.

19h30 Burnout e risco de suicídio em profissionais de enfermagem – Dra Karina Barbi (professora de psiquiatria da PUCC)


17/09
Local: SMCC
Mídias sociais e abordagem preventiva

19h00 – Roda da Vida: Dr Fábio Martins psiquiatra e coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio entrevista profissionais e blogueiros que abordam o tema.

– Suicídio e redes Sociais Dr Jorge Simião (Psiquiatra e psicoterapeuta)

– Processos autodestrutivos e luto Jéssica da Silva Silveira (Psicóloga especializanda em Suicidologia)  Dra Renata Azevedo (Psiquiatra especializada dependência química e Profa UNICAMP) Terezinha e Joseval Maximo (pais enlutados blogueiros e influencers do blog “Nomoblidis”)


18/09
Local: CAMPUS II PUCC (Anfiteatro Monsenhor Salim) 

19h30 Abertura Dr Eduardo Teixeira

– Prevenção ao suicídio: das estratégias públicas à prática clínica com Dr. Carlos Cais (professor de psiquiatria – UNICAMP)

– Escuta qualificada e acolhimento ao jovens em sofrimento psíquico. Tatiana Slonczewski (Professora da Faculdade Psicologia – PUCC)


19/09
Local: SMCC (Sala D) 

18h00 1º Encontro Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas (Com psicólogas Jéssica Silveira, Iva Siqueira e Ana Luiza Nobile Cassiani) Encontro aberto e gratuito

19h30 Coffee

Local: Anfiteatro SMCC

20h00 DEBATE – Espiritualidade em Saúde

Fantasias inconscientes e aspectos socioculturais – Dr Roosevelt Cassorla (Psiquiatra e Psicanalista Prof. UNICAMP)

Aspectos da renúncia da Vida: Cultura, religião e suicídio
Dr Paulo Dalgalarrondo (especialista em psiquiatria transcultural Prof UNICAMP)

Debate contará com a presença de religiosos representando as diversas correntes filosóficas da espiritualidade


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This