Será uma jornada de dois meses orientando, incentivando e desafiando esses profissionais a cuidarem mais de si mesmos; inscrições são gratuitas e vão até dia 18 de agosto
A SMCC lançou o programa 4YHetalth de autocuidado médico. O objetivo é chamar a atenção do médico para que ele também cuide de si, oferecendo informações e ferramentas para que ele consiga colocar novos hábitos em prática. O programa, aberto para médicos associados (que poderá inscrever mais uma pessoa para acompanhá-lo na jornada), é composto por oito encontros, sendo dois presenciais e seis on-line, com suporte de um time de especialistas em diversas áreas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.4yhealth.com.br até o dia 18 de agosto. As vagas são gratuitas para associados.
O programa foi elaborado com base na temática antiga e preocupante: o médico cuida dos outros, mas, muitas vezes, esquece de si mesmo. Essa preocupação se tornou ainda mais evidente após a pandemia, já que muitos profissionais ainda estão sentindo os efeitos dessa fase tão turbulenta para a população e, em especial, para os profissionais de saúde.
Com base nessa premissa, o 4YHealt foi cuidadosamente elaborado e considera evidências científicas atualizadas e práticas eficazes que abrangem quatro pilares fundamentais do autocuidado: alimentação saudável, exercícios físicos e repouso regulares, relacionamentos saudáveis e espiritualidade.
O primeiro encontro, presencial, será no dia 27 de agosto, às 9h, na sede social a SMCC. Depois, acontecerão seis encontros on-line semanais, sempre às quintas-feiras, às 20h. O programa será finalizado em 22 de outubro, também em um encontro presencial
No primeiro encontro, o participante participará de uma jornada para avaliar seu estado atual, que compreende etapas como coleta de exames básicos, verificação de medidas antropométricas e sinais vitais, além de um questionário que avalia a qualidade de vida. Após os exames, será servido um café da manhã especialmente preparado para a ocasião. O momento foi planejado para acolher os participantes e possibilitar a interação. É uma grande oportunidade para que todos se conheçam. Nos encontros semanais on-line, que terão duração média de uma hora e meia, os quatro pilares do programa serão desenvolvidos pelos instrutores, com a apresentação de um pequeno vídeo conceitual de 5 minutos seguido de aprendizagem dialogada em o grupo. A cada semana, os participantes terão um desafio para desenvolver de acordo com os temas abordados.
No último encontro, em 22 de outubro, será realizada uma jornada semelhante à do primeiro encontro, com o objetivo de comparar dados e quantificar os resultados. O objetivo é que este seja um trabalho contínuo, com a formação de diversos grupos para a consolidação de uma linha de cuidado dedicada ao autocuidado do profissional médico
“Este é um programa muito importante desenvolvido pela nossa Sociedade e é dedicado aos associados. Foi desenhado num formato que possibilite o engajamento de um número maior de médicos. Esperamos uma grande adesão. Temos um time de trabalho qualificado e experiente para extrair o melhor potencial e talento de cada participante desta jornada”, comenta o idealizador do programa, Dr. Marco Aurélio Bussacarini.