SMCC lança cursos e campanha pela valorização do trabalho médico

17 dez, 2020 | Notícias


A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) após pesquisa realizada com médicos de 30 especialidades constatou um cenário há muitos anos sentido pelos profissionais e agora confirmado.

Metade dos médicos não sabe dizer ao menos qual a tabela é aplicada para calcular sua remuneração. A outra metade respondeu que, apesar de saberem nomear a tabela, 85% não entendem as regras usadas para os cálculos. E mesmo dentro do universo dos que conhecem informações sobre a primeira fonte pagadora (principal), 71% não sabem dos detalhes quando se trata da segunda fonte.

A pesquisa feita entre os meses de agosto e setembro, foi promovida pela SMCC com o tema: “Você sabe QUANTO ganha? E COMO ganha?” para colher dados sobre o conhecimento dos médicos em relação aos seus contratos, as tabelas e prazos praticados pelas fontes pagadoras em nossa região.

Foram citadas 52 fontes pagadoras diferentes citadas, entre operadoras de saúde, seguradoras e serviços público e particular.

Todos reconhecem que a tarefa de faturamento é cheia de detalhes e regras complicadas. A maioria dos médicos delega essa tarefa importantíssima para terceiros (secretária, colaboradora, cônjuge) e que muitas vezes sequer são adequadamente treinados no assunto. Estima-se que o prejuízo do médico com glosas, negativas, justificativas e atrasos de pagamento pode corresponder até a 20-30% de sua produção.

Lembram-se da expressão: “o combinado não sai caro”? Mas, se você nem sabe o que está combinado, como pode julgar se está sendo devidamente valorizado? Se nós, médicos, mal lemos nossos contratos, ou nunca mais os revisitamos, como poderemos melhorar nossa participação? 

A solução

O primeiro passo é investir na EDUCAÇÃO do médico, talvez essa seja a raiz do problema! Para isso, a SMCC, em parceria com a Fin-X Educa, lança uma série de conteúdos para que médicos formados e graduandos em medicina possam entender melhor a problemática e buscar soluções. 

O conteúdo é online, feito de médicos para médicos no formato storytelling (história contada com ajuda de animação gráfica), um formato lúdico, acessível, inovador e eficiente. As “trilhas”, como são chamados os cursos, já estão disponíveis com grande desconto para associados. 

A primeira aborda a história da criação e evolução das tabelas de honorários médicos e suas respectivas regras, e narra como a falta de conhecimento do médico em assuntos de suma relevância nos fez chegar aonde chegamos. Uma outra “trilha” chamada de Marco Zero é direcionada ao médico recém-formado ou ao estudante no final da graduação com conteúdo que precisa saber ao entrar no mercado. 

Futuramente, a série de cursos ainda tratará de temas como: novas formas de remuneração, carreira médica, tributos e como investir seus recursos, entre outros.

Apoio Jurídico

Para auxiliar a identificar pontos relevantes nos contratos com a fonte pagadora, o Departamento Jurídico da SMCC está inaugurando um serviço de assessoria e orientação exclusivo aos associados. Basta que o associado encaminhe cópia do contrato que assinou com a operadora e agende um horário para receber as orientações dos advogados sobre a tabela empregada, cláusulas restritivas ou mesmo a falta de cláusulas importantes no documento, como por exemplo, a que define os reajustes. Será possível ao médico entender até onde a fonte pagadora pode fazer exigências ou alterar prazos que não estejam no contrato firmado.

É importante ressaltar que a SMCC não possui poder de negociação direta com quaisquer fontes pagadoras envolvendo contratos individuais, mas, como entidade representativa, pode respaldar e apoiar os médicos, coletivamente, em seu pleito.

Fin-X Educa

A Fin-X Educa é formado por médicos, economistas, engenheiros e profissionais de tecnologia voltados totalmente para auxiliar o médico a compreender e organizar o complicado ecossistema da remuneração e valoração do nosso trabalho através de tecnologia e promoção do conhecimento. A Fin-X Educa também participa em diversas sociedades de especialidades e entidades médicas, seguindo o seu propósito: Educação.

Acesse os cursos da parceria entre SMCC e Fin-X Educa pelo link: www.finxeduca.com.br

Associado SMCC tem desconto especial. Para obter seu cupom promocional envie um WhatsApp para a SMCC (19) 32312811

Acesse documento com mais detalhes sobre o projeto CLIQUE AQUI 

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...