SMCC lança cursos e campanha pela valorização do trabalho médico

17 dez, 2020 | Notícias


A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) após pesquisa realizada com médicos de 30 especialidades constatou um cenário há muitos anos sentido pelos profissionais e agora confirmado.

Metade dos médicos não sabe dizer ao menos qual a tabela é aplicada para calcular sua remuneração. A outra metade respondeu que, apesar de saberem nomear a tabela, 85% não entendem as regras usadas para os cálculos. E mesmo dentro do universo dos que conhecem informações sobre a primeira fonte pagadora (principal), 71% não sabem dos detalhes quando se trata da segunda fonte.

A pesquisa feita entre os meses de agosto e setembro, foi promovida pela SMCC com o tema: “Você sabe QUANTO ganha? E COMO ganha?” para colher dados sobre o conhecimento dos médicos em relação aos seus contratos, as tabelas e prazos praticados pelas fontes pagadoras em nossa região.

Foram citadas 52 fontes pagadoras diferentes citadas, entre operadoras de saúde, seguradoras e serviços público e particular.

Todos reconhecem que a tarefa de faturamento é cheia de detalhes e regras complicadas. A maioria dos médicos delega essa tarefa importantíssima para terceiros (secretária, colaboradora, cônjuge) e que muitas vezes sequer são adequadamente treinados no assunto. Estima-se que o prejuízo do médico com glosas, negativas, justificativas e atrasos de pagamento pode corresponder até a 20-30% de sua produção.

Lembram-se da expressão: “o combinado não sai caro”? Mas, se você nem sabe o que está combinado, como pode julgar se está sendo devidamente valorizado? Se nós, médicos, mal lemos nossos contratos, ou nunca mais os revisitamos, como poderemos melhorar nossa participação? 

A solução

O primeiro passo é investir na EDUCAÇÃO do médico, talvez essa seja a raiz do problema! Para isso, a SMCC, em parceria com a Fin-X Educa, lança uma série de conteúdos para que médicos formados e graduandos em medicina possam entender melhor a problemática e buscar soluções. 

O conteúdo é online, feito de médicos para médicos no formato storytelling (história contada com ajuda de animação gráfica), um formato lúdico, acessível, inovador e eficiente. As “trilhas”, como são chamados os cursos, já estão disponíveis com grande desconto para associados. 

A primeira aborda a história da criação e evolução das tabelas de honorários médicos e suas respectivas regras, e narra como a falta de conhecimento do médico em assuntos de suma relevância nos fez chegar aonde chegamos. Uma outra “trilha” chamada de Marco Zero é direcionada ao médico recém-formado ou ao estudante no final da graduação com conteúdo que precisa saber ao entrar no mercado. 

Futuramente, a série de cursos ainda tratará de temas como: novas formas de remuneração, carreira médica, tributos e como investir seus recursos, entre outros.

Apoio Jurídico

Para auxiliar a identificar pontos relevantes nos contratos com a fonte pagadora, o Departamento Jurídico da SMCC está inaugurando um serviço de assessoria e orientação exclusivo aos associados. Basta que o associado encaminhe cópia do contrato que assinou com a operadora e agende um horário para receber as orientações dos advogados sobre a tabela empregada, cláusulas restritivas ou mesmo a falta de cláusulas importantes no documento, como por exemplo, a que define os reajustes. Será possível ao médico entender até onde a fonte pagadora pode fazer exigências ou alterar prazos que não estejam no contrato firmado.

É importante ressaltar que a SMCC não possui poder de negociação direta com quaisquer fontes pagadoras envolvendo contratos individuais, mas, como entidade representativa, pode respaldar e apoiar os médicos, coletivamente, em seu pleito.

Fin-X Educa

A Fin-X Educa é formado por médicos, economistas, engenheiros e profissionais de tecnologia voltados totalmente para auxiliar o médico a compreender e organizar o complicado ecossistema da remuneração e valoração do nosso trabalho através de tecnologia e promoção do conhecimento. A Fin-X Educa também participa em diversas sociedades de especialidades e entidades médicas, seguindo o seu propósito: Educação.

Acesse os cursos da parceria entre SMCC e Fin-X Educa pelo link: www.finxeduca.com.br

Associado SMCC tem desconto especial. Para obter seu cupom promocional envie um WhatsApp para a SMCC (19) 32312811

Acesse documento com mais detalhes sobre o projeto CLIQUE AQUI 

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This