SMCC inaugura Superliga de Clínica com 1ª aula dia 19/11

12 nov, 2019 | Notícias


O Departamento Acadêmico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) acaba de anunciar a criação da Superliga de Clínica, com aulas exclusivas para as Ligas Acadêmicas de especialidades clínicas.

A Superliga de Clínica da SMCC tem como objetivo contemplar as várias especialidades clínicas, tendo a medicina inteira como integradora, através da discussão de casos abordando a correlação anátomo-clínica, propedêutica, radiológica e terapêutica.

A Superliga de Clínica SMCC já começa com a adesão de várias ligas da SL Mandic, Pucc e Unicamp.

A primeira reunião acontecerá no dia 19/11, às 19h, na sede da SMCC. O tema será “Correlação Anatomopatológica” com casos clínicos reais.

A coordenação será do Dr. Marcos Aurélio Teixeira e da Profa. Dra. Maria Aparecida Barone Teixeira, conhecida como “Dra. Cidinha”. Ambos são médicos associados da SMCC e docentes da São Leopoldo Mandic, além de já terei feito parte do corpo docente da UNICAMP e PUC Campinas, respectivamente.

Segundo Dr. Marcos Aurélio, existe uma demanda dos acadêmicos para um relacionamento melhor entre os estudantes de medicina, vinculados às ligas de especialidades clínicas das três instituições de ensino médico de Campinas. “Tivemos a iniciativa de juntar as ligas acadêmicas, com apoio do Dr. Marcelo Amade Camargo, para a formação da Superliga de Clínica, coordenada pela Prof. Dra. Maria Aparecida Barone Teixeira, que vem no intuito de fomentar as discussões ou atualizações clínicas e complementar a formação acadêmica e unir pensamentos das ligas acadêmicas clínicas, para que todos estudantes de medicina entendam os diferentes caminhos para o bem do paciente clínico”, comentou o médico.

Já a Profa. Cidinha afirmou: “Tanto os alunos das Faculdades de Medicina da São Leopoldo Mandic, PUC Campinas e Unicamp, não mediram esforços juntamente com o professor Marcos Aurélio Teixeira para que as ligas dessas três instituições se reunissem e criassem a Superliga de Clínica da SMCC, com o estímulo constante do Dr. Marcelo Amade Camargo. Estou muito feliz e com a certeza de que a Superliga de Clínica Médica terá o sucesso merecido por acreditar que o ensino e assistência médica de boa qualidade são inseparáveis”, disse a professora.

Projeto Superliga

O projeto “Superligas” da SMCC é a reunião de várias ligas acadêmicas das faculdades da região, com o objetivo de oferecer conteúdo mais amplo e diferente do que se encontra normalmente na graduação das faculdades, além de integração entre os alunos.

A SMCC já conta há quase 3 anos com a Superliga de Cirurgia,   que reúne atualmente 11 ligas cirúrgicas de 4 faculdades.

Segundo o Dr. Marcelo Amade Camargo, idealizador do projeto Superligas na SMCC “a ideia das Superligas nasceu na SMCC, pois é a entidade médica que reúne todas as demais e traz no seu DNA a divulgação de conhecimento científico. Esperamos que outras Superligas 
das grandes áreas da medicina e também das especialidades, sejam criadas pela união das ligas acadêmicas na SMCC.

SERVIÇO
Superliga de Clínica SMCC
Dia: 19/11/6
Horário: às 19h
Local: na SMCC
Inscrições: exclusivo para as Ligas Acadêmicas


Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This