SMCC inaugura museu “Dr. Antonio Francisco Bastos” no Clube de Campo

20 set, 2019 | Notícias


Foi inaugurado nesta sexta-feira (13/09) o novo Museu “Dr. Antonio Francisco Bastos” no Clube de Campo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

O espaço foi dedicado em homenagem ao médico que idealizou um museu sobre a história da medicina na cidade há anos atrás, quando foi Diretor de Cultura da SMCC.

A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, comentou porque houve a escolha pelo nome do médico. “Eu como conheci Bastos pessoalmente e convivi com ele quando diretor de Cultura. Sabia o quanto ele se envolvia com isso. Era uma coisa importante para ele. Ele teve ideia na época de começar o nosso museu então achamos que foi bem merecido”.

Nascido em Teresina (PI), Dr. Antonio Francisco Bastos veio para Campinas para estudar e aqui ingressou na Faculdade de Medicina da UNICAMP. Formado em 1971, fez especialização em Patologia e Dermatologia.

Dr. Bastos foi professor na Pucc na década de 70 e, entre os anos de 1994 até 2003, ocupou a cadeira de professor de Medicina Legal. Chegou a ser Chefe do IML de Campinas por cerca de quatro anos.

Casado, teve 3 filhos e faleceu aos 60 anos, em 2003. Entre os filhos presentes na cerimônia de inauguração estava o Dr. Antonio Bastos, que é médico dermatologista.

“Uma linda homenagem! Estamos todos nós aqui, minha mãe e irmã em uma noite muito agradável”, comentou.

A noite com coquetel e vernissage também contou com a inauguração do Anfiteatro “Dr. Edwald Merlin Keppke”. A cerimônia teve o descerramento das placas dos novos ambientes e a abertura da Exposição “ONDE ARTE E CIÊNCIA SE ENCONTRAM: EGAS FRANCISCO EM PALIMPSESTO MÁGICO, como início das atividades culturais, no novo Centro de Eventos da SMCC.

Confira como foi a exposição AQUI

Ferramenta de imagem

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This