SMCC inaugura estúdio profissional de gravação

5 out, 2021 | Notícias

A SMCC inaugurou seu estúdio profissional de gravação audiovisual. Com estrutura completa, o espaço conta com estrutura para produções de conteúdo científico, transmissão ao vivo e EAD (Ensino a Distância).

Nesta entrevista, o diretor administrativo e do Departamento de Mídias da SMCC, Dr. Marco Aurélio Bussacarini, explica de forma detalhada como é o funcionamento e o acesso a mais este benefício disponibilizado pela sociedade.

Dr. Marco Aurélio

Por que a SMCC está entrando no negócio de “Produção de Conteúdo Científico”?

A SMCC continuamente busca disponibilizar a seus associados as melhores condições para multiplicar o conhecimento profissional, a ética e as boas práticas. Há cerca de 3 anos foi criado o Departamento de Mídias, sob a minha direção, mas a ideia de termos a captação, armazenamento e distribuição de conteúdo científico de forma profissionalizada começou bem antes. Há cerca de seis anos, a SMCC iniciou os investimentos com a compra de um servidor de dados. A seguir, mudou todo o cabeamento e equipamentos internos que hoje permitem transmissão em alta velocidade.

Há cerca de três anos, a SMCC também iniciou ensaios com plataformas de EAD (Ensino a Distância). Depois, conseguimos internet por fibra óptica, garantindo estabilidade nas transmissões, com qualidade e velocidade.

Foram passos pequenos, mas dados na direção certa, e no momento exato das atuais necessidades, permitiu que a SMCC assumisse a liderança científica na cidade, promovendo dezenas de fóruns virtuais sobre a covid-19. 

O ideal dos colegas que constituíram a SMCC em 1925, de organizar a classe médica para dar adequada resposta a situações pandêmicas (naquela época, era a febre amarela), foi mais uma vez concretizado. Com toda esta tecnologia embarcada na entidade, pudemos fazer a diferença para todos os médicos de nossa região, com informações sempre atualizadas, em primeira mão, com profissionais altamente especializados trazendo consenso sobre temas difíceis e polêmicos.

Qual o objetivo de ter um estúdio próprio de gravações?

Os Departamentos Científicos da SMCC são reconhecidos pela excelência na continuidade da formação profissional da classe médica em nossa região. São fóruns, cursos, congressos, reuniões, prêmios científicos, entre outros, com cerca de 40 eventos mensais.

Gravar esses eventos, disponibilizando-os para serem assistidos no momento que o médico pode e precisa, é potencializar o que a SMCC faz de melhor.

Foi montada uma estrutura profissional (estúdio) para gravação de lives e videoaulas a baixo custo. Nossas salas e auditório foram adequados para gravação ao vivo. Todas as nossas reuniões virtuais são gravadas e colocadas à disposição na internet.

Ter todo esse conteúdo gravado, com qualidade profissional, aportado em uma plataforma de EAD, é inteligente, pois potencializará as ações já existentes.

Quais foram os principais cuidados na montagem desse estúdio profissional de gravação?

O elemento mais importante para que uma transmissão pela internet tenha adesão e seja vista até o final é o som. Para que nossas gravações tenham um áudio profissional, investimos pesado em isolamento acústico (que impede a entrada de sons externos) e no tratamento acústico da sala (que tira a reverberação dos sons produzidos internamente). O resultado é um áudio claro, limpo, gostoso de ouvir.

O segundo elemento é a imagem. Um ambiente adequadamente iluminado e câmeras profissionais geram imagens de qualidade muito superior. É fato que nos acostumamos a assistir a gravações feitas por celular ou equipamentos mais simples, mas a cada dia, fica mais evidente a diferença entre os vídeos caseiros daqueles melhor produzidos. Esta diretoria acredita que os melhores conteúdos vêm acompanhados de imagens de qualidade superior. Por isto temos câmeras profissionais com excelentes recursos.

O terceiro elemento são equipamentos de edição ao vivo das imagens e das projeções. A SMCC adquiriu uma ‘ilha de edição’ que integra som e imagem de vários canais, enviando o conteúdo, simultaneamente e em tempo real, para gravação em computador e para transmissão automática na internet. Isto reduz o tempo de edição das imagens finais e, consequentemente, os custos.

Há estrutura para transmissão ao vivo?

Sim, pode-se criar desde uma pequena live até um grande evento para centenas de pessoas. Temos cinco salas virtuais para até 300 participantes. Temos uma sala webinar para até 500 participantes. As imagens podem ser colocadas de imediato no canal da SMCC no Youtube, com número ilimitado de participantes.

Quem pode usar?

Os integrantes dos Departamentos Científicos, bem como os associados, quando em produção de conteúdo científico para uso institucional, têm acesso a toda essa estrutura a custo zero. Conteúdo particular, como criar lives pessoais, cursos e outros eventos, está disponibilizado para os associados por um custo bem abaixo do cobrado por estúdios profissionais. Por fim, empresas, laboratórios, produtoras de videoaulas também podem desfrutar desta tecnologia a um custo vantajoso. E tudo isto dentro de um ambiente que é a ‘Casa do Médico em Campinas’.

Quem tiver interesse em usar, como deve proceder?

Os Departamentos Científicos ou qualquer associado pode solicitar aprovação e agendamento de um evento científico diretamente no site da SMCC (www.site.smcc.com.br), botão “Área do Associado”). Na área restrita, clicar no botão “Criar Evento”, que aparece logo após fazer o login com o usuário e a senha, e preencher o formulário eletrônico.

Os demais devem entrar em contato com o Departamento Comercial, pelo telefone (19) 3231-2811.

Qual o diferencial do nosso estúdio?

A SMCC oferece como vantagem exclusiva a seus associados e usuários sua parceria com uma sofisticada plataforma de EAD que é totalmente voltada para a classe médica. São diversas sociedades de especialidades disponibilizando seus conteúdos para cerca de trinta e cinco mil médicos participantes. O cadastro é totalmente sem custo, e dá direito a assistir ao conteúdo gratuito gerado por todas as associações participantes. A SMCC é uma delas. Este canal é uma excelente vitrine para tudo o que está acontecendo na SMCC.

Esta plataforma de EAD também possui conteúdo pago. As associações e profissionais que quiserem monetizar seus conteúdos contam com todo o suporte, desde a cobrança até o controle de acesso e progresso dos alunos.

Como vão funcionar os cursos EAD?

A pessoa ou empresa que gerou o conteúdo pode optar em fazer uma única grande videoaula ou formato de várias aulas menores, que podem ser disponibilizadas para assistir de forma livre ou liberadas sequencialmente após a visualização da anterior; há possibilidade de provas, material de apoio em textos ou vídeos, espaço para sessões ao vivo com os alunos de um curso ou módulo; enfim, são muitos formatos e ferramentas à disposição. Todas estas opções são oferecidas de forma gratuita ou por pagamento. A plataforma EAD possui equipe especializada para orientar o organizador no formato do conteúdo, na forma de monetizar, de divulgar seu material, e apoio a várias outras necessidades.

Os médicos usuários da plataforma EAD podem acessar a qualquer hora, em qualquer lugar, o que é uma enorme vantagem sobre os modelos convencionais de eventos.

Já há alguma programação prevista?

Primeiros vídeos já estão disponíveis no canal do Youtube

A SMCC selecionou empresas especializadas e contratou uma equipe que opera nosso estúdio. Ela está à disposição para todos os fins expostos acima. Já estamos gravando uma série de conteúdos que fazem parte de um pacote de noventa duas filmagens, com diversos títulos, que serão disponibilizadas gradualmente durante os próximos meses.

Além disso, estamos incentivando todos os Departamentos Científicos a produzirem videoaulas com temas atuais e provocantes. Esperamos muito breve ter um acervo com assuntos de interesse para todas as especialidades, com a qualidade que o associado da SMCC merece.


Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This