Página Inicial 9 Notícias 9 SMCC ganha liminar no TJ para suspensão da lei para instalação de gabinetes optométricos em Campinas

SMCC ganha liminar no TJ para suspensão da lei para instalação de gabinetes optométricos em Campinas

A sentença do Desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-SP), Renato Sartorelli, foi dada após ingresso de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

A entidade representativa dos médicos em Campinas entrou com a medida na Justiça após esgotar suas tratativas a respeito do tema tanto pelo Legislativo quanto pelo Executivo; após estes terem aprovado a lei complementar nº219, de 26 de junho de 2019, que inclui o artigo 15-A na Lei nº 11.749, de 13 de novembro de 2003, que define regras para a concessão do Alvará de Uso a gabinetes optométricos (uma espécie de consultório para optometristas).

Para a SMCC, a lei complementar é inconstitucional e a ação na justiça foi pautada em defesa dos pacientes, que poderiam ter sua saúde em risco ao serem consultados por pessoas inabilitadas para o diagnóstico e tratamento das doenças oculares.

A advogada do Departamento Jurídico da SMCC, Dra. Márcia Conceição Pardal Cortes, explicou por que a situação caracterizou a urgência da ação judicial.

“A decisão é muito importante para a suspensão da eficácia da lei aprovada em Campinas enquanto o Tribunal analisa de forma definitiva a questão. Assim não coloca em risco a população em atividades que venham a ser exercidas sem habilitação técnica. Consideramos um exercício ilegal da medicina, uma vez que o optometrista não tem conhecimento para diagnósticos de doenças ou esclarecimentos sobre tratamentos”, explicou.

Com a decisão o caso agora será analisado pela Procuradoria Geral do Estado e da Justiça. Não há prazos para uma resposta final.

No início do mês de Junho a SMCC já havia se pronunciado contrária a aprovação da lei em contato com os vereadores da Câmara de Campinas. Mas mesmo diante dos argumentos a legislação seguiu para sanção do prefeito.

Na ocasião, o Departamento de Oftalmologia da SMCC caracterizou a decisão como uma afronta aos oftalmologistas. (Leia a reportagem)

Após a aprovação na Câmara, a SMCC ainda alertou os assessores diretos do Prefeito Prefeito Jonas Donizete e cobrou um posicionamento efetivo do CRM. (Confira a reportagem completa)

Apesar disso, a referida lei foi sancionada no final do mês passado e foi então que a SMCC entendeu a urgência de apelar judicialmente para a questão.

Hoje (03/07), durante todo o dia a imprensa repercutiu a vitória do posicionamento da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas na Justiça:

 

Ouça a Reportagem da Rádio CBN Campinas

Leia a Reportagem do G1 Campinas

 

Abaixo segue a Liminar Concedida à SMCC

LIMINAR CONCEDIDA

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...