Página Inicial 9 Notícias 9 SMCC faz I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate

SMCC faz I Jornada Brasileira: Sexualidade em Debate


A SMCC está oportunizando encontros para tratar das questões contemporâneas da sexualidade humana como o ocorrido no dia 07/12, no Clube de Campo.

O tema Ideologia de Gênero foi tratado por Dra Giulietta Cuchiaro que estuda cuidadosamente os livros de Judith Butler e trouxe trechos e relatos do livro para que todos pudessem acessar este conhecimento.

Dr José Martins Filho trouxe aspectos do desenvolvimento da crianças nos primeiros mil dias e ressaltou a importância de a criança ter seu espaço e seu próprio tempo para desenvolver sua percepção a respeito de seu corpo e de sua interação social. Fundamental na sua percepção o stress tóxico que pode acometer às crianças em desenvolvimento quando em tenra idade são expostos a ambientes adversos ou falta de referências afetivas e culturais da sua própria família.

Dr Raimundo Lippi por sua vez fez uma proposição de um modelo muito interessante na perspectiva da identificação sexual abordando aspectos biológicos genéticos ambientais e emocionais.

Dr Raphael Câmara trouxe o debate polêmico sobre as questões políticas de agendas que podem causar dúvidas ou dilemas éticos em nossa prática. Foi um momento muito importante em que ficou claro que não basta estudar muito, precisamos também acompanhar de perto o desenvolvimento de leis e projetos relacionados à área médica.

O evento contou com a presença de médicos e profissionais  da área de psicologia e atuantes na saúde. “Foi uma grande alegria receber colegas que vieram de diversas partes do país para buscar a compreensão de temas que são tão complexos e tão polêmicos nos dias de hoje.
Em próximo evento entendemos fundamental reunirmos os profissionais que atendem nos serviços de transtornos de identidade de gênero para ampliamos a discussão e os debates.
A SMCC deixa claro que todos os debates foram realizados com um profundo respeito ao sofrimento humano, e nossa intenção é ampliar os conhecimentos e entendimento sobre os temas tratados através do debate”, disse Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, uma das coordenadoras do evento.

O vice-presidente da SMCC, José Roberto Franchi Amade fez a abertura oficial do evento no dia 07/12. “Considero um privilégio para a Sociedade de Medicina abrir espaço para discussões tão valiosas para a nossa classe médica como as questões de sexualidade na contemporaneidade”, comentou. 

Vanessa Pio, administradora de Empresas, Comunicação e Marketing, pesquisadora em Agendas de Controle Cognitivo esteve no debate: “Opinião Pública: Como estão agindo pais e mães ao redor do mundo em relação à Identidade de Gênero?”.

“Minha palestra falou de como as pessoas constroem concepções parciais sobre as discussões de gênero. Essas condições apresentam muitas dificuldades e não podem ser apresentadas superficialmente, voltadas apenas para temas como a aceitação, afirmação e glamourização dos indivíduos. É ignorada uma grande parte do problema como o sofrimento, as angústias, induções de outras complexidades que tornaram o entendimento sobre a disforia de gênero comprometido”.

Com o tema “O Traumatismo Sexual”, Suzana Palácios, Psicanalista lacaniana (RJ), comentou que tratar do assunto sexualidade ou sexualização na psicanálise, levaria muito tempo de estudo e debates mas por considerar a questão fundamental considerou a importância de realizar o evento. “É que somos falantes e que isso nos diferencia de todos os outros seres vivos, somos humanos porque falamos e a fala está intimamente ligada à sexualidade. Vou mostrar que ao nos reconhecermos como falantes temos as problemáticas sexuais, tem a ver com as problemáticas de discurso, quando não se reconhece e não se pode falar sempre tem um órgão que é afetado”.

A Clínica psiquiátrica com crianças nos últimos 50 anos e a sexualidade – “Gênero: da Identificação à Ideologia (da teoria à prática)”, foi tema do Prof. Dr. José Raimundo  Lippi –  Psiquiatra  da  Infância  e  Adolescência, Professor da UFMG e USP, Presidente do Conselho Superior da Academia Mineira de Medicina (MG).

“Esse tema é um muito complexo porque se confunde muito o que é identidade com identificação. A somatória das identificações é que nos dá a nossa identidade. Existem confusões até no âmbito científico. O que eu vou apresentar na minha palestra é tentar colocar isso em ordem, colocando num triângulo, onde eu defino a área biológica como sexo macho ou fêmea, o gênero na área do mundo externo, sociológica, o gênero é uma construção progressiva das relações do sujeito com seu mundo externo. Quando chega na área da mente a identidade sexual está na confluência desses aspectos”.

Pedro Sinkevicius Neto, professor na Faculdade de Medicina de Santo Amaro, médico no Hospital do Servidor Público Municipal e Conselheiro no CREMESP, parabenizou a equipe pela I Jornada da Sexualidade: “A Comunidade Acadêmica e o público geral precisam saber mais sobre a Ideologia de Gênero. Os palestrantes são de profundo nível de conhecimento”.

Psiquiatra e psicanalista Cândida Costa.
“Obrigada a SMCC. A I Jornada Brasileira: Sexualidade em debate foi um dia de aprendizado importantíssimo para mim e acredito que para todas as especialidades médicas”.

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...