SMCC ENTREGA PAES LEME E PRÊMIOS MÉRITO CIENTÍFICO E ACADÊMICO NESTE SÁBADO

14 jun, 2018 | Notícias


A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas realiza neste sábado, 16 de junho, a cerimônia de entrega dos Prêmios Mérito Científico e Mérito Acadêmico, além do Prêmio Paes Leme 2018 durante um Coquetel no Clube de Campo dos Médicos no Condomínio Notre Dame, a partir das 17h. 

Este é o maior prêmio médico científico e acadêmico oferecido por uma associação médica no interior de SP. Neste ano houve um recorde no número de inscrições de trabalhos. Foram 48 trabalhos de médicos pesquisadores de 20 Especialidades diferentes e mais de 13 trabalhos de acadêmicos concorrendo. Os vencedores serão conhecidos somente na hora da premiação. 

Serão homenageados na mesma noite pelo Paes Leme 2018, os médicos Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura, psicanalista pioneiro do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP) e Dr. Rubens Marcondes Pereira, que fundou o Serviço de Radiologia também da FCM, em 1968. 

A entidade escolhida para a homenagem foi o Instituto SER. Fundada há quase 30 anos o grupo desenvolve de forma integral crianças, adolescentes e adultos com diagnóstico de TEA – o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Homenageados Paes Leme 2018

Dr. Rubens Marcondes Pereira

Nascido no Distrito de Sousas em Campinas, em 1929, é filho de farmacêutino. Formado pela USP, fez residência e trabalhou por vários anos no Búfalo General Hospital-Canadá. Retornou ao Brasil em 1961 para iniciar uma carreira brilhante. Participou ativamente da fundação do setor de radiologia da Clínica Lane, do Centro Médico, da Unicamp, montou o Centro Radiológico de Campinas, aprimorou os serviços da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital Santo Antônio e por mais de 20 anos do Hospital Vera Cruz. Foi o pioneiro também, trazendo o segundo aparelho de ressonância magnética ao Brasil.

Exigente como médico, é uma pessoa despreendida, afável e alegre dizem familiares e amigos. Passaram por ele cerca de 300 residentes na Unicamp.Empreendedor, com um grupo de amigos médicos fundou o primeiro condomínio fechado de Campinas, hoje Chácara Gramado e Alto da Nova Campinas, no bairro Gramado. Viúvo de Maria Estela está cercado pelos filhos e netos. Gosta de filmes e livros da Segunda Guerra, foi escultor de peças em bronze e ama ouvir Bossa Nova e Jazz.

Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura

Nasceu em Campinas, em 23 de junho de 1925. Tem 4 filhos, 7 netos e 3 bisnetos. Formou-se pela Escola Paulista de Medicina, em 1950. Foi professor das Faculdades de Psicologia e de Medicina da PUC-Campinas e Unicamp, nas quais dedicou-se ao ensino da Psicanálise.

Pioneiro, foi um dos fundadores do Departamento de Psicologia Médica da Unicamp. Aliás, chamado pessoalmente para aceitar o cargo pelo Senhor Zeferino Vaz. A conversa teria acontecido na Maternidade de Campinas, onde funcionava a reitoria da então recém fundada Universidade. Esta não é a única passagem peculiar dele. Chegou uma vez a ser excluído da Escola Superior de Enfermagem “Madre Teodora”, ligada a então Universidade Católica por que falava de Freud em suas aulas. Pinto de Moura ficou conhecido por ser o único psiquiatra seguidor de Freud em Campinas naqueles tempos, deixando de lado a então psiquiátrica clássica.

Queria ser advogado, mas estudou medicina. Enveredou pelo jornalismo e tem muitas crônicas escritas. Uma vez designado para cobrir a Câmara, tornou-se amigo pessoal do então vereador Jânio Quadros, opositor ferrenho do governador Adhemar de Barros

Dr Roberto da Silveira Pinto de Moura


Dr Rubens Marcondes Pereira


Instituto SER

Notícias Recentes

Share This