SMCC é sede de força-tarefa da saúde para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus

17 mar, 2020 | Notícias

Nesta terça-feira (17/03), estiveram reunidos na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC – Rua Delfino Cintra, 63 – Centro) diversas autoridades de Saúde como Vigilância em Saúde e Departamento Regional de Saúde, incluindo o Secretário de Saúde de Campinas, Dr. Carmino de Sousa, representantes de Hospitais, Universidades, Operadoras de Saúde e entidades médicas, como o CREMESP e SMCC, para alinhamento e execução prática do Plano de Enfrentamento ao Coronavírus em Campinas, com assessoria de médicos especialistas no assunto.

A iniciativa da criação deste núcleo de coordenação partiu da SMCC e visa auxiliar médicos e profissionais de saúde (que prestam a assistência), representante dos hospitais e operadoras de saúde públicos e privados (que administram leitos e recursos) e o poder público a centralizar as informações, orientações e até mesmo estratégias de gerenciamento de leitos para o atendimento da população.

O local será usado durante as próximas semanas pelos membros do núcleo de coordenação e de uma força-tarefa de profissionais da Saúde para atualizações e capacitações sobre a pandemia e monitorar o andamento do Plano de Enfrentamento.

De acordo com Dr. Marcelo Amade Camargo, Diretor de Comunicação e Comercial da SMCC, “a iniciativa resgata o papel histórico da entidade no combate a doenças que ameaçam nossa população, transformando-a mais uma vez no ponto de encontro entre os principais agentes: quem administra os recursos e equipamentos de saúde (hospitais públicos e privados), quem administra os atendimentos (os gestores públicos e dos planos de saúde privado) e quem presta assistência (os médicos e profissionais de saúde). Todos estes, sob o mesmo teto, com o único objetivo de atender e proteger nossa população”.

O papel histórico da SMCC junto ao enfrentamento de epidemias

A SMCC, através de seus médicos fundadores, foi atuante no combate às epidemias desde o início do século 19. A entidade foi fundada em 1925, em meio ao combate as epidemias de febre amarela (final século 19) e gripe espanhola (início da década de 20), que assolaram Campinas. Na ocasião, foi na SMCC que as discussões científicas e os esforços foram concentrados, culminando no fim das epidemias na cidade.

Ao longo de sua história, a SMCC sempre foi o palco para as grandes discussões e movimentos na saúde, até mesmo em nível nacional. Foi dentro da SMCC que nasceram a Unimed Campinas, a UNICAMP e muitos outros projetos.

Carinhosamente chamada de “A Casa dos Médicos de Campinas”, a entidade hoje reúne mais de 3.000 médicos associados em nossa região e sempre fomentou as atividades científicas e de atualização entre as mais variadas especialidades médicas.

Representantes presentes:

  • SMCC
  • Secretaria de Saúde Campinas
  • Faculdade de Medicina SLMandic
  • FCM Unicamp
  • FCM Pucc
  • Rede Mário Gatti
  • UNIMED Campinas
  • Associação dos Day Hospital Campinas e Região
  • Associação Paulista de Medicina – 5º Distrital
  • CREMESP – Delegacia de Campinas
    ​​​​​​​

Confira (clique) AQUI o documento produzido pelo Núcleo Médico de Enfrentamento ao Coronavírus

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...