SMCC e mais 18 serviços de saúde e faculdades de medicina divulgam carta com apelo para a população cumprir protocolos de prevenção à Covid-19

22 mar, 2021 | Notícias

A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), em conjunto com 18 serviços de saúde pública e privada e faculdades de medicina da RMC (Região Metropolitana de Campinas), divulgou uma Carta Aberta à População com um apelo para que a população cumpra as medidas de prevenção à Covid-19, entre elas, o isolamento social, sob o risco de faltar leitos e atendimento médico para os pacientes contaminados.

A elaboração do documento (acesse o PDF aqui) foi sugerida durante o 19º Fórum da SMCC, que aconteceu virtualmente na última quinta-feira para discutir o colapso da saúde na região. “Depois dos relatos dos hospitais, que estão no limite de atendimento, imaginamos que este pedido, vindo de quem está no dia a dia do atendimento, pode ser mais eficiente para fazer com que as pessoas entendam o quanto a situação é grave”, explica a presidente da SMCC, Dra Fátima Bastos.

A carta, que tem como objetivo alertar a população, destaca que os hospitais de nossa região estão trabalhando há várias semanas acima de sua capacidade de operação e que mesmo com a abertura de novos leitos, serviços públicos e privados estão com listas de espera para internação, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Infelizmente, a pandemia foi muito politizada em nosso país, mas esse documento é um apelo de profissionais de saúde, que estão na linha de frente, numa busca diária para garantir atendimento digno em meio ao caos. Não é a mídia pedindo, não é o poder público pedindo, somos nós, médicos, que estamos pedindo para a população cumprir a prevenção básica contra a Covid-19”, destaca a Dra Fátima.

O documento ressalta, ainda, que a oferta de leitos está chegando ao seu limite de ampliação. “As autoridades de saúde já disseram que os próximos dias devem ser ainda piores. Sem a vacinação em massa, a única maneira de prevenir a contaminação é através das medidas de prevenção, que já foram exaustivamente divulgadas, mas que nem sempre são cumpridas por todo mundo”, diz o diretor comercial e de marketing da SMCC, Dr Marcelo Amade Camargo. “As pessoas sempre dizem que os médicos e demais profissionais da saúde são os heróis dessa pandemia, e são mesmo, porque é muito difícil estar ali na linha de frente, mas esta é uma oportunidade para todos serem heróis, cada um fazendo a sua parte para reverter esse quadro tão dramático”, afirma.

O documento foi assinado pela SMCC, Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital e Maternidade Dr. Celso Pierro – Puc Campinas, Faculdade São Leopoldo Mandic, Grupo UniEduk (UNIMAX/UNIFAJ), Rede Mário Gatti, Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, Hospital Centro Médico de Campinas, Hospital Maternidade de Campinas, Hospital e Maternidade Madre Theodora, Hospital Irmãos Penteado/Santa Casa de Campinas, Associação dos Day Hospital de Campinas, Hospital e Maternidade Santa Tereza, Hospital Unimed Campinas, Real Sociedade de Beneficência Portuguesa Campinas, Hospital e Maternidade Galileo – Valinhos, Hospital Municipal Walter Ferrari – Jaguariúna e Hospital Augusto Oliveira Camargo – Indaiatuba.

Confira a carta na Íntegra:

CARTA ABERTA

AOS MORADORES DE CAMPINAS E REGIÃO METROPOLITANA

Estamos no momento mais grave da pandemia do Covid-19 desde seu início, há pouco mais de um ano.

Ao longo desse período, os médicos e pesquisadores conseguiram aprender muito sobre o comportamento do vírus. Vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde. Os serviços de saúde estabeleceram protocolos sanitários e vêm atendendo incansavelmente.

Enquanto a imunização prossegue (e sabemos que serão necessários meses para alcançar todos os brasileiros), os hospitais de nossa região estão trabalhando há várias semanas acima de sua capacidade de operação. Mesmo com a abertura de novos leitos, serviços públicos e privados estão com listas de espera para internação, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A oferta de leitos está chegando ao seu limite de ampliação. Os hospitais não possuem infraestrutura ou equipes (de médicos, enfermeiros, técnicos etc.) suficientes para dar conta. Além do aumento significativo de pessoas doentes, as novas cepas do vírus demandam um tempo de internação maior, o que torna ainda mais preocupante a situação da disponibilidade de leitos.

Todos os profissionais de saúde estão trabalhando com extrema dedicação e presteza. No entanto, estes “heróis” estão exaustos, lutando há mais de um ano sem tréguas. O atendimento a tantos doentes em estado crítico impõe um enorme desgaste de ordem física e emocional.

O momento é crítico e precisamos virar o jogo. VOCÊ também pode ser um herói e ajudar a reverter a situação. O vírus não é mágico. Ele passa de uma pessoa para outra, principalmente pelas gotículas de saliva ou secreção – ao falar, tossir, espirrar etc. Medidas simples, usadas continuamente, são efetivas. Acredite nisto!

Diante de um cenário tão alarmante, é nosso dever, como agentes de saúde, alertar e pedir que adotem as medidas que comprovadamente auxiliam na redução da transmissão:

·        Use máscaras adequadas corretamente

·        Lave as mãos ou utilize álcool 70% corretamente

·        Evite ambientes com muitas pessoas e não provoque aglomerações

·        Mantenha isolamento se alguém no seu domicílio tiver Covid-19

·        Busque atendimento aos primeiros sintomas

·        Siga corretamente os protocolos sanitários das instituições de saúde

Precisaremos de toda a ajuda possível neste momento crítico. A sociedade precisa se unir e colaborar em prol da saúde e bem-estar de todos. Colabore, seja um “herói” junto com a gente!


Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This