SMCC divulga nota sobre pesquisa do CFM referente a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 para crianças

17 jan, 2024 | Notícias

Entidade considera que a consulta gera insegurança e hesitação

A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) divulgou uma nota em que expressa sua preocupação em relação à pesquisa realizada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. No documento, assinado pelo diretor científico da SMCC, Dr. Antonio Condino Neto, e pela diretora do Departamento Científico de Pediatria da entidade, Dra. Silvia Helena Viesti Nogueira, a instituição afirma que a pesquisa “gera insegurança e um convite à hesitação vacinal”.

“A vacinação da faixa etária mencionada encontra sólida base científica e epidemiológica, assegurando a sua eficácia e segurança”, afirma a nota. “As vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações são um direito das crianças e adolescentes confirmado pelo ECA (Estatuto da Criança e adolescente), que deverá ser respeitado”, enfatiza.

Segundo o CFM, que lançou a pesquisa em 9 de janeiro, o objetivo é conhecer a percepção dos 560 mil médicos brasileiros sobre a obrigatoriedade da vacinação contra covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. Diante da polêmica gerada em torno do assunto, o CFM soltou posteriormente, no dia 12, uma nota de esclarecimento à população brasileira, destacando que a pesquisa não contesta a eficácia ou a decisão do Ministério da Saúde de disponibilizar a vacina para a população infantil e que o objetivo é apenas “compreender a visão dos médicos, como profissionais capacitados a manifestar opiniões embasadas em conhecimento técnico-científico, sobre a obrigação imposta aos pais para que as crianças nessa faixa etária sejam vacinadas contra COVID-19, independentemente de prescrição médica”.

Confira na íntegra a Nota da SMCC sobre pesquisa do CFM:

A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) ratifica que as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações são um direito das crianças e adolescentes confirmado pelo ECA (Estatuto da Criança e adolescente), que deverá ser respeitado.

Portanto, considera que a consulta do CFM (Conselho Federal de Medicina), endereçada aos médicos a respeito da opinião individual de cada um sobre a vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos, gera insegurança e um convite à hesitação vacinal.

Reitera, ainda, que a vacinação da faixa etária mencionada encontra sólida base científica e epidemiológica, assegurando a sua eficácia e segurança.

Notícias Recentes

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Carnaval da SMCC reúne adultos e crianças no Clube de Campo

Com músicas típicas e brincadeiras na piscina, sábado de carnaval foi cheio de diversão O "Carnaval Princesas e Heróis da SMCC", realizado no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, foi uma tarde repleta de alegria e diversão. Associados e convidados de associados...

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Carnaval Princesas e Heróis SMCC será no dia 10 de fevereiro

Evento é gratuito e aberto a associados e convidados acompanhados por associados A SMCC está preparando uma tarde cheia de folia para a criançada! No dia 10 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, o Clube de Campo da SMCC se transformará em um cenário alegre e divertido...

Share This