SMCC divulga nota sobre pesquisa do CFM referente a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 para crianças

17 jan, 2024 | Notícias

Entidade considera que a consulta gera insegurança e hesitação

A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) divulgou uma nota em que expressa sua preocupação em relação à pesquisa realizada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. No documento, assinado pelo diretor científico da SMCC, Dr. Antonio Condino Neto, e pela diretora do Departamento Científico de Pediatria da entidade, Dra. Silvia Helena Viesti Nogueira, a instituição afirma que a pesquisa “gera insegurança e um convite à hesitação vacinal”.

“A vacinação da faixa etária mencionada encontra sólida base científica e epidemiológica, assegurando a sua eficácia e segurança”, afirma a nota. “As vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações são um direito das crianças e adolescentes confirmado pelo ECA (Estatuto da Criança e adolescente), que deverá ser respeitado”, enfatiza.

Segundo o CFM, que lançou a pesquisa em 9 de janeiro, o objetivo é conhecer a percepção dos 560 mil médicos brasileiros sobre a obrigatoriedade da vacinação contra covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. Diante da polêmica gerada em torno do assunto, o CFM soltou posteriormente, no dia 12, uma nota de esclarecimento à população brasileira, destacando que a pesquisa não contesta a eficácia ou a decisão do Ministério da Saúde de disponibilizar a vacina para a população infantil e que o objetivo é apenas “compreender a visão dos médicos, como profissionais capacitados a manifestar opiniões embasadas em conhecimento técnico-científico, sobre a obrigação imposta aos pais para que as crianças nessa faixa etária sejam vacinadas contra COVID-19, independentemente de prescrição médica”.

Confira na íntegra a Nota da SMCC sobre pesquisa do CFM:

A SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) ratifica que as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações são um direito das crianças e adolescentes confirmado pelo ECA (Estatuto da Criança e adolescente), que deverá ser respeitado.

Portanto, considera que a consulta do CFM (Conselho Federal de Medicina), endereçada aos médicos a respeito da opinião individual de cada um sobre a vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos, gera insegurança e um convite à hesitação vacinal.

Reitera, ainda, que a vacinação da faixa etária mencionada encontra sólida base científica e epidemiológica, assegurando a sua eficácia e segurança.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This