SMCC divulga materiais de orientação para diagnóstico precoce e tratamento da febre maculosa

20 jun, 2023 | Notícias

Doença causou quatro mortes em Campinas; comunidade médica precisa estar preparada para diagnosticar o problema

O surto de febre maculosa em Campinas deixou todos em alerta! Ciente da importância de que a comunidade médica precisa estar preparada para o diagnóstico precoce, a SMCC está divulgando materiais produzidos pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de esclarecer e orientar sobre as principais dúvidas e protocolos.

O surto da doença causou a morte de quatro pessoas, que frequentaram grandes eventos entre 27 de maio e 3 de junho, onde ficaram expostas ao carrapato-estrela. Com alta taxa de letalidade, a febre maculosa é transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma, principalmente o Amblyomma sculptum.

Para que haja a transmissão da doença, é necessário que o carrapato fique cerca de 4 horas se alimentando com o sangue do hospedeiro. Por isso, é importante orientar para que a pessoa faça uma inspeção do corpo todo durante e após frequentar áreas de risco. O carrapato deve ser removido de forma cuidadosa, com pinça, se ser esmagado.

Os principais hospedeiros do carrapato-estrela são as capivaras e os cavalos. São considerados hospedeiros secundários os gambás, saguis, bois, etc.

São suspeitas de contaminação por febre maculosa as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:

  • Febre de início súbito, cefaleia, mialgia e que tenha relatado história de picada de carrapatos e/ou contato com animais domésticos e/ou silvestres e/ou ter frequentado área sabidamente de transmissão de febre maculosa, nos últimos 15 dias;
  • Febre de início súbito, cefaleia e mialgia, seguidas de aparecimento de exantema máculo-papular, entre o 2º e o 5º dias de evolução, e/ou manifestações hemorrágicas.

Tratamento:

O tratamento DEVE ser instituído no momento da suspeita, o mais precoce possível. Não aguardar evolução da piora do caso, o surgimento de exantema ou a confirmação laboratorial do caso.

A profilaxia NÃO está indicada mesmo que o paciente relatar o achado de carrapato aderido ao corpo.

  • Acesse AQUI material completo elaborado pela Prefeitura de Campinas sobre o tema.
  • Confira também NESTE LINK a aula gravada em 15 de junho pelo médico Infectologista Dr Rodrigo Angerami, coordenador do Departamento Científico de Infectologia da SMCC. A aula é destinada a médicos e profissionais de saúde dos serviços públicos e particulares e aborda 1. Etiologia, Aspectos clínicos, Diagnóstico laboratorial, Cenários ecoepidemiológicos e Como reduzir a letalidade.

 

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This