SMCC discute nova Resolução de Publicidade Médica em evento híbrido

1 jul, 2024 | Notícias

Advogados discutiram principais mudanças e deram várias orientações

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) promoveu um evento muito importante e atual para a classe médica na última terça-feira, 25 de junho. Organizado pela Diretoria de Defesa Profissional, o encontro intitulado “Publicidade Médica – Nova Resolução CFM” aconteceu na sede social da SMCC e foi transmitido simultaneamente via Zoom, para maior alcance e participação.

O objetivo principal do evento foi esclarecer dúvidas sobre a Resolução CFM nº 2.336/23, que entrou em vigor no dia 11 de março de 2024. Esta norma trouxe importantes mudanças na forma como os médicos podem divulgar seus serviços, incluindo a permissão para divulgar imagens de “antes e depois” dos procedimentos. No entanto, a resolução impõe uma série de regras que devem ser rigorosamente seguidas para evitar sindicâncias e punições pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O evento contou com palestras de três advogados especialistas no assunto: Dr. Leonardo Sobral Navarro, membro efetivo da Comissão de Direito Médico da OAB (Ordem dos

Advogados do Brasil); Dr. Leonardo Tamos Nogueira, especialista em Direito à Saúde; e Dr. Idalvo Camargo de Matos Filho, presidente da Comissão de Direitos Médicos e Odontológicos da OAB. Eles destacaram os principais pontos das mudanças na resolução e a importância de seguir as novas orientações, ressaltando que qualquer irregularidade agora pode ser denunciada anonimamente, o que provavelmente aumentará o número de denúncias, já que anteriormente era necessário se identificar para realizar uma denúncia.

O evento foi aberto pelo presidente da SMCC, Dr. José Roberto Amade, e contou com a participação do diretor de Defesa Profissional da entidade, José Carlos Machado Curi, e do diretor adjunto de Defesa Profissional, Dr. Marco Aurélio Bussacarini. Todos reforçaram a importância de estar bem informado e de seguir as diretrizes do CFM para evitar problemas futuros. Após as apresentações, o espaço foi aberto para que todos pudessem tirar dúvidas.

Os advogados orientaram os médicoa a acessar o Manual de Publicidade Médica do CFM, que contém instruções detalhadas e modelos de divulgação, disponível no link: Manual de Publicidade Médica do CFM.

 

Notícias Recentes

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

SMCC promove evento sobre assédio no ambiente de saúde

Encontro será no dia 20 de junho para profissionais da área de saúde A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizará no próximo dia 20 de junho, das 19h às 21h, um evento importante para profissionais de saúde: "Assédio no ambiente de saúde: como...