SMCC dá início à programação do Congresso Permanente no próximo dia 23

16 mar, 2021 | Notícias

A primeira edição será realizada pelo Departamento de Alergia e Imunologia

A SMCC dará início, no próximo dia 23 de março, à programação dos Congressos Permanentes, um evento novo e virtual, que envolverá todas as especialidades médicas e cirúrgicas. O congresso acontecerá toda 4ª terça-feira do mês, à noite, com transmissão pelo Zoom e ao vivo pelo nosso canal no Youtube. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

“A SMCC sempre realizou, periodicamente, o congresso presencial de Medicina e Cirurgia de Campinas, multidisciplinar, envolvendo todas as especialidades médicas e cirúrgicas. Por causa da pandemia, este evento foi cancelado e surgiu a ideia de transformá-lo em online e fazer de maneira seriada para dar oportunidade de todas as especialidades contribuírem”, explica o Dr. Antônio Condino Neto, diretor científico da SMCC e idealizador do projeto. “Em vez de fazer um evento de três ou quatro dias, em tempo integral, faremos uma terça-feira por mês, no período noturno. Por ser seriado, atribuímos o nome permanente, pois faremos isto ao longo dos próximos três anos da atual gestão”, completa.

De acordo com Dr Condino, o objetivo é sempre abordar temas da Medicina e Cirurgia, multidisciplinares e de grande interesse na saúde pública. “Nós pretendemos fazer atualizações sobre os avanços nos grandes temas da medicina, trazer a discussão de grandes temas médicos ao longo dos próximos três anos, de maneira constante e permanente”, afirma.

O primeiro Congresso Permanente, no próximo dia 23, às 19h30, será do Departamento de Alergia e Imunologia e contará com dois palestrantes. Dr Condino será um deles e vai abordar o tema “Triagem Neonatal ampliada para erros inatos de imunidade”. O outro palestrante é o Dr Antonio José Pinto Jr., que fará uma explanação sobre “Urticária crônica espontânea: uso de anticorpos monoclonais”.

A 2ª edição será em 27 de abril, às 20h, com sobre o tema “Menopausa: um olhar multidisciplinar para saúde física e mental nessa etapa da vida”. As discussões serão realizadas em conjunto pelos Departamentos de Endocrinologia, Ginecologia, Psiquiatra e Cancerologia. A endocrinologista Dra Sylka Rodovalho será a moderadora. A também endocrinologista Dra Márcia Scolfaro vai falar sobre “Menopausa: além das alterações hormonais”. Já o psiquiatra Dr Celso Garcia será responsável por abordar como fica a saúde mental nessa fase, enquanto a ginecologista Dra Cristina Laguna e a oncologista Dra Susana Ramalho ministram sobre as abordagens terapêuticas na menopausa, seus riscos e benefícios.

O ID para o acesso no ZOOM em todos os Congressos Permanentes é 93523859051. As programações dos demais meses serão sempre divulgadas em nosso site e em nossas redes sociais.

Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This