Honraria foi especialmente desenvolvida para reconhecer a trajetória do médico e sua contribuição para a Medicina e a primeira infância
A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) concederá uma homenagem inédita, denominada Láurea Humanitas, ao Dr. José Martins Filho, um dos mais destacados pediatras do Brasil. A honraria foi especialmente desenvolvida para reconhecer a importante trajetória do médico, que já havia recebido em 2011 o Prêmio Paes Leme, o maior oferecido pela SMCC. Mas dada a relevância de suas contribuições, a Sociedade decidiu criar esta nova homenagem exclusivamente para ele. A entrega será nesta sexta-feira, dia 16, durante a cerimônia dos Prêmios Mérito Científico, Mérito Acadêmico Graduando e Pós-graduando e Paes Leme.
Nascido em Santos, SP, no dia 11 de setembro de 1943, Dr. José Martins Filho iniciou seus estudos, devido a condições econômicas, em escolas públicas de sua cidade natal. Foi aprovado, sem nenhum curso preparatório, no vestibular da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, onde se formou em dezembro de 1967.
Durante seu período na faculdade, Dr. Martins Filho demonstrou grande interesse pela Medicina Preventiva e Social, além da Pediatria. Esse interesse o levou a aceitar um convite da Unicamp para integrar o Departamento de Medicina Preventiva e Social, trabalhando no ambulatório de puericultura. Posteriormente, migrou definitivamente para a Pediatria Clínica e Neonatologia, áreas em que se destacou ao longo de sua carreira, sempre enfatizando a nutrição infantil, o aleitamento materno e as questões socioeconômicas relacionadas à proteção das crianças.
Paralelamente o trabalho de médico, Dr. Martins Filho também teve uma carreira administrativa importante na Unicamp, onde exerceu funções de liderança como Chefe do Departamento de Pediatria, Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Em 1994, foi eleito Reitor da Unicamp, cargo que ocupou até 1998. Durante sua gestão, foi responsável por importantes expansões no campus da universidade, incluindo a construção do atual prédio da FCM e do CIPED, onde funciona boa parte da área de pesquisa da pediatria da universidade.
Embora se dedicasse a questões administrativas, sempre esteve envolvido com o ensino e a pesquisa, tendo se tornado Professor Titular por concurso e, posteriormente, recebido o título de Professor Emérito da Unicamp. Sua dedicação à pesquisa e à educação médica o levou a publicar diversos trabalhos científicos, especialmente na área de desenvolvimento nutricional infantil e aleitamento materno. Após sua aposentadoria, foi pró-reitor na Faculdade Cruzeiro do Sul, em São Paulo.
Dr. Martins Filho também teve um papel fundamental no incentivo ao aleitamento materno no Brasil, presidindo o Grupo Nacional de Estímulo ao Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e colaborando com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Sua atuação estendeu-se para outros países, com participações como consultor da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-americana da Saúde em países da América Latina, Ásia e Europa.
Seus trabalhos científicos e livros (no total, escreveu 14 livros, contando com último, em finalização), como “Como e Porque Amamentar” e “Lidando com Crianças, Trabalhando com os Pais”, lhe renderam reconhecimento internacional e prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em 1996. Além disso, Dr. Martins Filho foi eleito Presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), destacando-se como líder na área acadêmica e pediátrica.
Ele também teve muitas experiências internacionais. Trabalhou no Hospital La FE, em Valência, na Espanha, e no Centro Internacional da Infância em Paris, na França, período em que também visitou diversos serviços na Hungria.
Atualmente, Dr. José Martins Filho continua ativo no CIPED, em seu consultório privado, e ministrando conferências no Brasil e no exterior. Com uma carreira marcada pela dedicação à saúde infantil e ao ensino, ele mantém contatos de trabalho com países como Espanha, Portugal e França.
O presidente da SMCC, Dr. José Roberto Amade, destacou a importância do Dr. Martins Filho para a Medicina e o motivo pelo qual a Sociedade decidiu realizar essa homenagem única. “O Dr. José Martins Filho não apenas ajudou a moldar o Departamento de Pediatria da Unicamp, mas também influenciou diretamente a saúde da primeira infância e o aleitamento materno no Brasil. Sua dedicação e visão humanitária deixaram um legado que transcende gerações, e a SMCC considera fundamental reconhecer mais uma vez sua grande contribuição à Medicina e à sociedade”, finaliza.