Dentro da trajetória de 95 anos da SMCC, completados no dia 01 de dezembro, alguns momentos foram emblemáticos como a mobilização para a criação da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, da Unimed Campinas, assim como participantes das reuniões da entidade foram as figuras ilustres por trás do planejamento e organização de instituições importantes como Hospital Vera Cruz, Casa de Saúde, Irmãos Penteado, Beneficência Portuguesa e Hospital da PUC. Até mesmo a 1a Assembleia Extraordinária da Sociedade Hípica de Campinas, a de sua fundação, foi realizada na então terceira sede da SMCC, em 21/12/1948.
Nos anos 70, 80 e 90 observou-se vários movimentos crescentes pela geração de conhecimento e capacitação através de Departamentos Científicos na entidade, pela defesa e valorização profissional e uma grande reestruturação para modernizar os serviços na última década e resgatar os valores associativos na classe médica.
Desde o primeiro encontro de um grupo que se reuniu no ano de 1925 após o enfrentamento de uma epidemia avassaladora que foi a da Febre Amarela, que quase dizimou o município, até os dias atuais.
Em 2020, o mundo se vê diante de uma pandemia sem precedentes (Covid-19) e a SMCC, inspirada pelos heróis do passado, encarou com coragem o desafio, estimulada pela vocação inata de gerar conhecimento e bases para as políticas de enfrentamento aos gargalos da saúde pública.