Página Inicial 9 Notícias 9 SMCC apoia o COMAU que reuniu Leandro Karnal e especialistas na UNICAMP

SMCC apoia o COMAU que reuniu Leandro Karnal e especialistas na UNICAMP

A XXVII edição do Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP (COMAU), aconteceu entre os dias 26 e 27/10 na anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade.

A SMCC participou do evento através de patrocínio e presença entre os expositores com o objetivo de apresentar os benefícios de ser associado para os futuros médicos e professores participantes.

O tema da abertura do Congresso foi : “Uso de drogas na atualidade e suas consequências para o ser humano e a sociedade”.

Os palestrantes presentes levantaram temas muito pertinentes ao momento encarado hoje como um sério problema de saúde pública: o uso de drogas e o debate sobre uso recreativo ou terapêutico; os riscos para os adolescentes e o atendimento com a possível liberação do uso no Brasil.

O professor e historiador Leandro Karnal fez uma análise histórica e contemporânea do assunto e trouxe algumas provocações como a cultura de vícios com drogas lícitas como o álcool e o cigarro; relembrou momentos marcantes em que o álcool e outros químicos não só estiveram presentes na sociedade como foram usados precocemente; e, foi além ao citar comportamentos ainda não encarados no Brasil como vícios como o uso de smartphones e o hábito de assistir séries na internet. Outros países já discutem até tratamentos específicos.

Após a abertura, uma mesa redonda moderada pela jornalista Carolina Rodrigues, consultora do Departamento de Comunicação da SMCC, reuniu a professora da UNICAMP, Renata Azevedo; o professor da UNIFESP, Thiago Fidalgo e o professor da USP, André Malbergier. Houve participação da platéia com perguntas.

O CoMAU teve ainda diversas atividades, palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e espaços para confraternização dos congressistas. O evento é organizado há 26 anos por estudantes.

 

Anúncios

Notícias Recentes

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

HIDS inicia diagnóstico arqueológico

Trabalho será realizado na Fazenda Argentina e nas áreas adjacentes O HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), o um cluster de inovação de terceira geração que será construído em Campinas e foi o tema da matéria especial da Revista MedicAção de...

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Clube dos Médicos está com inscrições abertas para aulas de tênis

Podem participar associados ou não, a partir dos quatro anos de idade; há opções aulas individuais ou em grupo O Clube de Campo da SMCC está com inscrições abertas para as aulas de tênis. Podem participar associados ou não, mas associados possuem valores exclusivos e...

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Matrículas para cursos de idiomas vão até 28 de janeiro

Estão disponíveis aulas de inglês, italiano e espanhol, do básico ao avançado A SMCC prorrogou as inscrições para os cursos de idiomas do primeiro semestre de 2022 para o dia 28 de janeiro. Associados, dependentes e não associados poderão fazer cursos de inglês,...