SMCC apoia o COMAU que reuniu Leandro Karnal e especialistas na UNICAMP

5 nov, 2018 | Notícias

A XXVII edição do Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP (COMAU), aconteceu entre os dias 26 e 27/10 na anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade.

A SMCC participou do evento através de patrocínio e presença entre os expositores com o objetivo de apresentar os benefícios de ser associado para os futuros médicos e professores participantes.

O tema da abertura do Congresso foi : “Uso de drogas na atualidade e suas consequências para o ser humano e a sociedade”.

Os palestrantes presentes levantaram temas muito pertinentes ao momento encarado hoje como um sério problema de saúde pública: o uso de drogas e o debate sobre uso recreativo ou terapêutico; os riscos para os adolescentes e o atendimento com a possível liberação do uso no Brasil.

O professor e historiador Leandro Karnal fez uma análise histórica e contemporânea do assunto e trouxe algumas provocações como a cultura de vícios com drogas lícitas como o álcool e o cigarro; relembrou momentos marcantes em que o álcool e outros químicos não só estiveram presentes na sociedade como foram usados precocemente; e, foi além ao citar comportamentos ainda não encarados no Brasil como vícios como o uso de smartphones e o hábito de assistir séries na internet. Outros países já discutem até tratamentos específicos.

Após a abertura, uma mesa redonda moderada pela jornalista Carolina Rodrigues, consultora do Departamento de Comunicação da SMCC, reuniu a professora da UNICAMP, Renata Azevedo; o professor da UNIFESP, Thiago Fidalgo e o professor da USP, André Malbergier. Houve participação da platéia com perguntas.

O CoMAU teve ainda diversas atividades, palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e espaços para confraternização dos congressistas. O evento é organizado há 26 anos por estudantes.

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...