Dois médicos e uma instituição vão receber uma das honrarias mais importantes da entidade
A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) anunciou os homenageados do Prêmio Paes Leme 2024, uma das mais importantes honrarias da instituição. Criado em 2000, o prêmio reconhece empresas, personalidades, instituições ou programas sociais que se destacaram por suas contribuições ao bem-estar social e ao exercício livre e ético da medicina em Campinas. Este ano, os agraciados serão o infectologista Dr. Rogério de Jesus Pedro, o obstetra Dr. José Guilherme Cecatti e a instituição Cepromm.
O presidente da SMCC, Dr. José Roberto Amade, ressalta a importância do Prêmio Paes Leme como um reconhecimento de grandes trabalhos desenvolvidos em Campinas. “Estamos extremamente orgulhosos de homenagear profissionais e instituições que, com tanto empenho e dedicação, contribuem para a melhoria da saúde e da sociedade. Reconhecer o trabalho dessas pessoas e da Cepromm é uma alegria imensa para todos nós”, diz.
A entrega das homenagens será realizada em uma cerimônia na sede social da SMCC, no dia 16 de agosto, quando também serão divulgados os vencedores do Prêmio Mérito Científico e Prêmio Mérito Acadêmico Graduando e Pós-graduando.
Dr. Rogério de Jesus Pedro
Dr. Rogério de Jesus Pedro, médico infectologista formado em 1967 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é uma referência na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Com doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1976, ele tem uma vasta experiência clínica e acadêmica, tendo lecionado na Puc Campinas, Unicamp e Faculdade São Leopoldo Mandic. Durante a pandemia de COVID-19, Dr. Rogério desempenhou um papel importante e foi um dos especialistas que participaram dos Fóruns Covid da SMCC. Além de sua atuação prática, é autor de diversos artigos científicos e tem se destacado na formação de novos profissionais e na liderança de pesquisas, especialmente nas áreas de tratamento de doenças infecciosas, AIDS, esquistossomose mansônica e imunizações.
Dr. José Guilherme Cecatti
O obstetra Dr. José Guilherme Cecatti é professor titular da Unicamp e coordenador geral da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da mesma instituição. Com uma carreira dedicada à saúde materna, Dr. Cecatti tem se destacado por seus estudos sobre mortalidade materna, que resultaram no lançamento de programas nacionais de prevenção pelo Ministério da Saúde. Seu trabalho também inclui consultorias para organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), com foco na saúde reprodutiva em países em desenvolvimento. Além disso, ele fundou a Rede Brasileira de Estudos em Saúde Reprodutiva e Perinatal, que tem realizado importantes estudos multicêntricos. “A indicação do prêmio (Paes Leme) foi uma surpresa para mim. Estou honrado por isso e acredito que ele seja mais um bom fruto dessas atividades já mencionadas”, diz.
Cepromm
O Centro de Promoção para um Mundo Melhor (Cepromm) é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 1993 na defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Jardim Itatinga, em Campinas, área conhecida por abrigar uma zona de prostituição. A organização atende diariamente 330 crianças e adolescentes, oferecendo serviços de educação infantil e programas de convivência e fortalecimento de vínculos. Para Ana Maria Rocha Bastos, cofundadora e presidente do Cepromm, “receber esta homenagem significa o reconhecimento do nosso trabalho que é salvar vidas como os médicos! Eles salvando a parte física, da pessoa, e nós, resgatando a dignidade de cada uma, como filha de Deus”.