SMCC abre Semana de Prevenção ao Suicídio com atividade na Praça Arautos da Paz no dia 18 de setembro

8 set, 2022 | Notícias

Evento começa às 10h, é gratuito e aberto público; ao longo da semana, serão realizadas lives e palestra

O Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, entre os dias 18 e 23 de setembro, mais uma edição da Semana de Prevenção ao Suicídio, organizado anualmente pelo Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC da instituição, em comemoração ao Setembro Amarelo. A abertura da programação será no dia 18, na Praça Arautos da Paz, com uma atividade de musicalização e meditação, que tem como objetivo mostrar o quanto as pessoas e suas vidas são importantes. Para as lives e palestras, gratuitas, é necessário fazer inscrição pelo LINK.

A atividade na Praça Arautos da Paz começa às 10h. Além da participação de voluntários do CVV (Centro de Valorização à Vida) de Campinas, haverá entrega de camisetas para a vivência de musicoterapia e meditação, no contexto preventivo, conduzida pelo musicoterapeuta e professor de Yoga Diogo Camargo. A participação é totalmente gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

“A abertura é um evento preparatório para todos nós, profissionais e população, estarmos alinhados com um espírito de empatia e conexão com o outro. O sentido da vivência é nos conectarmos e nos fortalecermos para lidar com um tema tão delicado, levando uma mensagem de valorização da vida”, explica a organizadora do evento, Dra Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e membro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com Camargo, será realizada uma vivência motivacional e, na sequência, apresentado um concerto meditativo para ajudar as pessoas a relaxarem e a organizarem o que foi vivido anteriormente. “Essa vivência vai potencializar a autoimportância e o empoderamento das pessoas. Através do ritmo, a gente mostra como todas as pessoas são importantes, dentro do contexto de prosperidade. Isso é algo relevante para pessoas com quadro depressivo”, explica.

Já o CVV levará voluntários que vão explicar sobre o trabalho realizado, como funcionam os atendimentos, por onde e quando acessar. Também serão distribuídos material impresso, fitinhas e lacinhos amarelos com alfinete, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.

Programação vai até 23 de setembro

Entre os dias 19 e 22 de setembro, serão realizadas lives diárias com assuntos relacionados ao tema central da semana. As lives são para profissionais de saúde, de educação e até para o público em geral. “Selecionamos temas bem diversificados. Vamos falar de estratégias de prevenção no âmbito da educação e comunidades vulneráveis, de transtornos psiquiátricos em mulheres, de desregulação emocional e comportamento autolesivo e o uso de drogas e comportamento suicida”, comenta Dr Osmar Della Torre, coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

De acordo com ele, é muito importante que as ações e discussões sobre suicídio alcancem um número cada vez maior de pessoas. “O suicídio já foi um tabu. Hoje, isso está mudando, embora ainda seja motivo de vergonha para algumas pessoas. É importante trazermos o tema à tona porque é um problema sério, que pode ser prevenido. E, para prevenir, as pessoas têm de entender que existem tratamentos”, ressalta.

Para finalizar a programação, ocorrerá uma palestra presencial, com o tema COVID longa: diagnóstico e manejo dos sintomas neuropsiquiátricos, que acontecerá no dia 23 de setembro, às 20h, no anfiteatro da SMCC, com o Dr. Lucas Mella, coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.A palestra do dia 23 aberta apenas para médicos e residentes, tratará do impacto da Covid longa na saúde mental bem como aspectos ligados ao tratamento.

Confira a programação completa:

18/09 – 10h

Evento Abertura:

Semana de Prevenção ao Suicídio SMCC

Local: Praça Arautos da Paz

Horário 10h.  Oficina: Musicoterapia e meditação no contexto preventivo.

Diogo Camargo, musicoterapeuta, e Ana Taglianetti, musicista. Ambos são professores de Yoga.

19/09 – 20h

Live: “Estratégias preventivas no âmbito da Educação e comunidades vulneráveis”.

Profª Drª Tatiana Slonczewski – psicóloga docente extensionista da PUC-Campinas.

Anfitrião: Dr. Osmar Della Torre – psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

20/09 – 20h

Live: “Transtornos psiquiátricos da mulher e vulnerabilidade suicida”.

Prof Dr Joel Rennó Jr. – psiquiatra coordenador do Pró Mulher IPQ-USP e fundador da International Association for Women’s Mental Health (IAWMH) ”

Anfitriões: Dra Fátima M.F. Bastos, geriatra e presidente da SMCC; Dr Osmar Della Torre, psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC; Dra Carmen Sylvia Ribeiro. Psiquiatra, 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

 21/09- 20h

Live: “Desregulação emocional e risco de comportamento autolesivo e suicida”

Dra Ana Rosa Silveira Cavalcanti – psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), terapeuta comportamental dialética e sócia-fundadora da DBT Campinas.

Alexandre Portaro Tzermias – psiquiatra da infância e adolescência pela UNICAMP, terapeuta comportamental dialético e sócio-fundador da DBT Campinas.

Cibele Passos Zuchelo – mestre em psicologia clínica de adultos pela Universidade do Chile e especialista em terapia de orientação parental.

Dra Carmen Sylvia Ribeiro – psiquiatra e 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

Dr Osmar Della Torre – psiquiatra infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC

22/09 -20h

Live:  “Uso de drogas e comportamento suicida, uma relação complexa”

Profa. Dra. Renata Cruz Azevedo – coordenadora do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA) do HC/UNICAMP e livre docente em dependências químicas pela FCM/UNICAMP.

Anfitriã: Dra Karina Barbi –  Psiquiatra e profª da FCM PUC-Campinas.

23 /09 – 20h

Encerramento presencial

Anfiteatro SMCC

“COVID longa: diagnóstico e manejo dos sintomas neuropsiquiátricos”.

Dr. Lucas Mella – coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.

 

 

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...