Setembro Amarelo da SMCC tem caminhada na Lagoa do Taquaral

20 set, 2019 | Notícias

A abertura das atividades do Setembro Amarelo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) foi neste domingo (15/09) na Lagoa do Taquaral com distribuição de camisetas da campanha, Roda de conversa sobre Espiritualidade e Musicoterapia com Diogo Camargo e Ana Taglianetti, além de uma Caminhada do portão 1 até a Praça Arautos da Paz.

A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos integrou o grupo. “Acho que cada vez mais a gente tem que agregar pessoas nessa luta e no apoio as famílias na prevenção com pessoas que tem potencial para se suicidar e as famílias que estão lidando com isso pra gente prepará-las. A Sociedade está bastante comprometida!”.

Estudante da Liga de Medicina e Espiritualidade da São Leopoldo Mandic, Fernanda de Souza Martins Falaoto, contou que participa pela primeira vez.

“Achei a proposta maravilhosa. É muito importante o preparado para saber abordar para a prevenção. Esta semana mesmo soube de dois casos. Um de suicídio e outro de tentativa. Então, se a gente conseguir diagnosticar antes e intervir a gente pode ajudar as pessoas e a gente também”.

Coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, Dr. Fábio Martins comenta sobre a abordagem.

“Prevenir o suicídio é promover saúde e uma vida que vale a pena. Não é só falar de vida em sociedade, das pessoas poderem conviver, de fazer atividade física, estar ao ar livre e sentirem que isso está integrado a uma qualidade de vida maior. Que vale a pena viver, que seja bacana e que todos sejam integrados. E, que as pessoas não estejam isoladas e possam conviver apesar das diferenças”.

Também integrante do Comitê da SMCC, o médico psiquiatra Dr. Eduardo Teixeira comemorou a campanha estar mais densa este ano.

“Esse ano disseminou muito mais, tem muito mais gente. Tem participantes com ideias novas e a criação de auto ajuda dos enlutados. Será uma experiência muito bacana!”.

A psiquiatra Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, Coordenador de Eventos da SMCC, está na organização da Campanha.

“Conseguimos diversas parcerias. Neste ano trouxemos os blogueiros. A programação científica está excelente e conseguimos uma agregação maior para estar aqui na Lagoa hoje em um movimento grande”.

O médico cirurgião plástico Dr. Irineu Debastiani disse que lida com o tema todos os dias em consultório.

“A vida continua. A vida não é só cirurgia. A vida é espirito, participação, engajamento com a sociedade. Faz parte! Diariamente, todos os pacientes quando vem em busca de uma cirurgia por traz a gente sempre pergunta o porque da cirurgia. Se ele quer trazer a felicidade por trás da cirurgia. A cirurgia não traz felicidade! Se ele não se encontra com ele mesmo. Se ele não se aceita”, comentou.

Diogo Camargo organizou a roda de conversa antes da caminhada. “Essa temática é fundamental porque a gente precisa cuidar das pessoas. Não só da saúde física ou das partes externas, mas também da parte interna das pessoas; da mente pra que a gente possa dar condições para estas pessoas se organizarem física e emocionalmente. Mesmo com tanta informação não basta; não preenche. As pessoas precisam ter experiências, se envolver com práticas, aprender a respirar melhor”.

Notícias Recentes

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

MANIFESTAÇÃO DA SMCC SOBRE MUDANÇAS NAS REGRAS DA CNRM

No dia 17 de abril de 2024, nós fomos surpreendidos por uma decisão UNILATERAL do governo federal, que mudou drasticamente as regras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Através do decreto 11.999, sem nenhum conhecimento ou consulta prévia feita às...