A abertura das atividades do Setembro Amarelo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) foi neste domingo (15/09) na Lagoa do Taquaral com distribuição de camisetas da campanha, Roda de conversa sobre Espiritualidade e Musicoterapia com Diogo Camargo e Ana Taglianetti, além de uma Caminhada do portão 1 até a Praça Arautos da Paz.
A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos integrou o grupo. “Acho que cada vez mais a gente tem que agregar pessoas nessa luta e no apoio as famílias na prevenção com pessoas que tem potencial para se suicidar e as famílias que estão lidando com isso pra gente prepará-las. A Sociedade está bastante comprometida!”.
Estudante da Liga de Medicina e Espiritualidade da São Leopoldo Mandic, Fernanda de Souza Martins Falaoto, contou que participa pela primeira vez.
“Achei a proposta maravilhosa. É muito importante o preparado para saber abordar para a prevenção. Esta semana mesmo soube de dois casos. Um de suicídio e outro de tentativa. Então, se a gente conseguir diagnosticar antes e intervir a gente pode ajudar as pessoas e a gente também”.
Coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, Dr. Fábio Martins comenta sobre a abordagem.
“Prevenir o suicídio é promover saúde e uma vida que vale a pena. Não é só falar de vida em sociedade, das pessoas poderem conviver, de fazer atividade física, estar ao ar livre e sentirem que isso está integrado a uma qualidade de vida maior. Que vale a pena viver, que seja bacana e que todos sejam integrados. E, que as pessoas não estejam isoladas e possam conviver apesar das diferenças”.
Também integrante do Comitê da SMCC, o médico psiquiatra Dr. Eduardo Teixeira comemorou a campanha estar mais densa este ano.
“Esse ano disseminou muito mais, tem muito mais gente. Tem participantes com ideias novas e a criação de auto ajuda dos enlutados. Será uma experiência muito bacana!”.
A psiquiatra Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, Coordenador de Eventos da SMCC, está na organização da Campanha.
“Conseguimos diversas parcerias. Neste ano trouxemos os blogueiros. A programação científica está excelente e conseguimos uma agregação maior para estar aqui na Lagoa hoje em um movimento grande”.
O médico cirurgião plástico Dr. Irineu Debastiani disse que lida com o tema todos os dias em consultório.
“A vida continua. A vida não é só cirurgia. A vida é espirito, participação, engajamento com a sociedade. Faz parte! Diariamente, todos os pacientes quando vem em busca de uma cirurgia por traz a gente sempre pergunta o porque da cirurgia. Se ele quer trazer a felicidade por trás da cirurgia. A cirurgia não traz felicidade! Se ele não se encontra com ele mesmo. Se ele não se aceita”, comentou.
Diogo Camargo organizou a roda de conversa antes da caminhada. “Essa temática é fundamental porque a gente precisa cuidar das pessoas. Não só da saúde física ou das partes externas, mas também da parte interna das pessoas; da mente pra que a gente possa dar condições para estas pessoas se organizarem física e emocionalmente. Mesmo com tanta informação não basta; não preenche. As pessoas precisam ter experiências, se envolver com práticas, aprender a respirar melhor”.