Publicação de médicos da FCM e SMCC sobre Medicina Esportiva se torna referência para prova de título de especialista

29 abr, 2019 | Notícias


Unindo médicos de diversas especialidades, professores e pesquisadores de mais de 20 países, o livro “The Sports Medicine Physician” tem como editor principal o médico Dr. Sérgio Rocha Piedade que é Coordenador do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC e da área de exercício e medicina esportiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM da UNICAMP); sendo ainda presidente do Comitê de Medicina Esportiva da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (Isakos).

O material com 250 ilustrações e 682 páginas promete ser a mais atual e abrangente publicação sobre medicina esportiva, condicionamento físico, lesões do esporte, reabilitação, nutrição e hidratação, biomecânica, equipamentos esportivos e práticas esportivas em diferentes idades.

Parte do tema tem sido tratado nas reuniões do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC. Em 2018, foram 10 encontros com uma dinâmica que escolhe sempre uma modalidade esportiva com discussão de casos clínicos e interação com outras especialidades médicas e da área de saúde. Neste ano, uma das 10 novas reuniões já agendadas na SMCC também foram inspiradas no material agora publicado em forma de livro.

“O fato de estar desenvolvendo o livro serviu como um norte do desenho das reuniões. Muitos tópicos foram temas discutidos e abordados nas nossas reuniões da SMCC. No esporte, nós aprendemos a importância do trabalho em equipe. Liderar esse projeto permitiu envolver médicos e professores da FCM e da Sociedade e, também, desenvolver capítulos com outros pesquisadores brasileiros e de outros países. Estamos satisfeitos por compartilhar nossas experiências clínica, cirúrgica e acadêmica na área de medicina do esporte com o público em geral”, comentou o médico.

No ano de 2020 o livro foi adotado como uma das referências para prova de título de especialista em medicina esportiva. 

Lançamento

O lançamento do livro está previsto para maio desse ano, durante o Congresso da Isakos, em Cancun, México. A publicação conta com o selo da editora Springer e já está à venda no site da editora nos formatos e-book ou impresso.

O site da FCM divulgou a iniciativa que partiu do médico, também coordenador do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC. Confira AQUI

Alguns dos autores participantes

Andreas B. Imhoff, professor de cirurgia ortopédica e diretor do Departamento de Medicina Esportiva Ortopédica da Universidade Técnica de Munique;

Moises Cohen, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Isakos de 2011 a 2013;

Mark Clatworthy, cirurgião ortopédico de joelho em Auckland, Nova Zelândia e atual presidente do Comitê de Preservação e Esportes de Joelho da Isakos e João Espregueira-Mendes, professor de ortopedia traumatologia e presidente do Departamento de Ortopedia da Universidade do Minho, Portugal.



Notícias Recentes

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas

SMCC alerta para riscos da chikungunya chegar a Campinas Enquanto a atenção pública está focada na batalha contra a dengue, que se tornou um sério problema de saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), atenta ao atual cenário, está emitindo um...

Share This